21:37O dicionário do Diabo

de Ambrose Bierce

Abstêmio – Pessoa de caráter débil, que cede a tentação de negar-se um prazer. Abstêmio total é aquele que se abstém de tudo, menos de sua abstenção; em especial, se abstém de não se meter em assuntos alheios.
Clérigo – Homem que se encarrega de administrar nossos negócios espirituais, como método de favorecer seus negócios temporários.
Cônsul – Na política americana, pessoa que não tendo conseguido um cargo público por eleição popular, consegue do governo a condição de abandonar o país.
Dentista – Prestidigitador que nos põe uma classe de metal em nossa boca e nos tira outra classe de metal de nosso bolso.
Diplomacia – Arte de mentir em nome do país.
Distância – Única coisa que os ricos estão dispostos a dar aos pobres que pedem socorro a eles.
Egoísta – Pessoa de mau gosto, que se interessa mais em si mesmo do que em mim.
Epitáfio – Inscrição em um túmulo, demonstrando que as virtudes adquiridas pela morte têm um efeito retroativo.
Feiura – Presente que os deuses deram a algumas mulheres que podem ser virtuosas sem ser humildes
Felicidade – Agradável sensação que se produz ao contemplar a miséria alheia.
Fiador – Tonto que, sendo dono de seus próprios bens, se torna responsável pelos bens que outro confia a um terceiro.
Falar – Ser indiscreto sem ser chamado, a partir de um impulso sem propósito.
História – Relato quase sempre falso de fatos quase sempre comuns, produzidos por governantes quase sempre ardilosos ou por militares quase sempre tolos.
Idiota – Membro de uma vasta e poderosa tribo cuja influência nos assuntos humanos tem sido sempre dominante. A atividade do Idiota não se limita a nenhum campo específico de pensamento ou ação, mas “permeia e regula o todo”. Sempre é dono da última palavra; suas decisões são inapeláveis. Estabelece as modas de opinião e gosto, dita as limitações da linguagem e fixa as regras de conduta.
Ignorante – Pessoa desprovida de certos conhecimentos que você possui, e conhecedora de outras coisas que você ignora.
Imbecilidade – Espécie de inspiração divina ou fogo sagrado, sofrida por críticos que questionam este dicionário.
Justiça – Artigo mais ou menos adulterado que o Estado vende aos cidadãos ao preço de sua lealdade, pagamento de impostos e seus serviços pessoais.
Macho – Membro do sexo insignificante. O macho da espécie humana é geralmente conhecido pela mulher como Homem Simples. O gênero tem duas variedades: bons provedores e maus provedores.
Matar– Criar uma vaga sem nomear um sucessor.
Vidente – Pessoa, normalmente mulher, que tem o poder de ver o que é invisível para seu consulente, ou seja, que ele é um idiota.

Compartilhe

Uma ideia sobre “O dicionário do Diabo

  1. Ivan Schmidt

    Não poderia ser diferente com um homem que escreveu essas e outras coisas. Já bem coroa, Ambrose largou tudo o que tinha nos Estados Unidos (a família inclusive) e cruzou a fronteira do México em plena revolução. Quando um dos amigos mais íntimos lhe perguntou o que ia fazer num país convulsionado pela guerra entre irmãos, ele simplesmente respondeu: “Morrer”…
    Essa e muitas outras histórias estão no livro de Carlos Fuentes (Gringo velho), editado no Brasil pela Rocco.
    O livro virou um belíssimo filme (não lembro o autor), com Gregory Peck vivendo Ambrose e Jane Fonda, uma preceptora americana que estava indo morar na fazenda de um ricaço, para ensinar seus filhos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.