14:01Auditores fiscais do Trabalho aumentam pressão para derrubar Neivo Beraldin

Editorial do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) responde à “Nota de Esclarecimento” publicada pelo superintentede Neivo Beraldin depois das manifestações que pedem seu afastamento do cargo. Confiram:

Situação insustentável na SRTE/PR

Após a passeata e a manifestação realizadas em Curitiba (PR) no dia 27 de novembro, com a participação de Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o Brasil, cujo objetivo foi pedir a saída imediata do superintendente Neivo Beraldin, o referido foi à imprensa divulgar “Nota de Esclarecimento” e deu declarações inverídicas e sem sentido. Ele não quis entender as razões que levaram o Sinait, a Delegacia Sindical do Sinait no Paraná – DS/PR e a Associação dos Auditores-Fiscais do Trabalho no Paraná – AAFTPR, em nome da categoria, a exigir sua imediata exoneração do cargo.

No dia 27, uma comissão reuniu-se com o superintendente, ocasião em que a presidente do Sinait, Rosa Jorge, e Auditores-Fiscais do Paraná e de outros Estados argumentaram que os atos praticados por ele na SRTE/PR levaram a uma situação insustentável que não pode continuar. A saída honrosa para ele seria afastar-se voluntariamente do cargo. A situação foi francamente colocada, com respeito, porém, com firmeza. A reunião terminou sem acordo.

As razões acumulam-se desde a sua indicação para o cargo, uma vez que ele instalou, desde o início, um clima de terror e perseguição na SRTE/PR. Em razão de reiterados atos de desrespeito, de interferências e embaraços à fiscalização, nos âmbitos interno e externo, o Sinait, a DS/PR e a AAFTPR fizeram denúncias e representações contra Neivo Beraldin à Corregedoria do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e ao Ministério Público Federal – MPF, cujos autos foram remetidos ao Núcleo Criminal e de Combate à Corrupção, para apuração de atos de improbidade administrativa.

Em setembro de 2013, os Auditores-Fiscais do Trabalho do Grupo Móvel de Auditoria de Condições de Trabalho em Obras de Infraestrutura – GMAI lavraram termos de embargos e interdição em razão de graves condições de risco para os trabalhadores nas obras de construção do estádio Arena da Baixada. Na ocasião, Beraldin tentou impedir o trabalho dos Auditores-Fiscais e o Ministério Público do Trabalho – MPT, diante do caso instaurou inquérito judicial e policial contra ele. O embargo acabou sendo decretado judicialmente e ficou claro o obstáculo colocado pelo superintendente à fiscalização em prejuízo dos trabalhadores.

Outros casos de flagrante interferência e, inclusive, de desrespeito à legislação, são imputados ao superintendente, como a autorização de trabalho aos domingos e feriados, de forma ilegal, que resultou na morte de um trabalhador.

Na Justiça, uma Servidora Administrativa obteve sentença favorável em acusação de assédio moral praticado por Neivo, o que também foi reconhecido pela Comissão de Ética do MTE.

Também após a manifestação do dia 27, Beraldin, mais uma vez, mostrou sua face vingativa e antiética, instaurando processo administrativo disciplinar contra os Auditores-Fiscais do Trabalho e exonerando as chefias, em clara retaliação ao ato público.

Nada justifica, diante de tantas evidências de falta de competência administrativa e de condições de gestão, a permanência deste senhor à frente da SRTE/PR. O Sinait, a DS/PR e a AAFTPR já levaram as denúncias ao ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, e, hoje, 2 de dezembro, levaram o pedido de exoneração imediata ao ministro interino Nilton Fraiberg. O caso já chega às raias do escândalo, o que mancha a história do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ao longo dos três anos foram feitas diversas tentativas de convivência com Neivo Beraldin, que não mudou sua conduta. A categoria não aceita mais esta situação. O Sinait já está tomando as providências jurídicas necessárias para que ele responda criminalmente e administrativamente pelos desmandos e abusos cometidos em sua gestão. Não haverá tolerância. Exigimos a exoneração imediata de Neivo Beraldin.

Rosa Jorge – presidente do Sinait

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.