7:19Nunca se roubou tão pouco

por Ricardo Semler

Nossa empresa deixou de vender equipamentos para a Petrobras nos anos 70. Era impossível vender diretamente sem propina. Tentamos de novo nos anos 80, 90 e até recentemente. Em 40 anos de persistentes tentativas, nada feito.

Não há no mundo dos negócios quem não saiba disso. Nem qualquer um dos 86 mil honrados funcionários que nada ganham com a bandalheira da cúpula.

Os porcentuais caíram, foi só isso que mudou. Até em Paris sabia-se dos “cochons des dix pour cent”, os porquinhos que cobravam 10% por fora sobre a totalidade de importação de barris de petróleo em décadas passadas.

Agora tem gente fazendo passeata pela volta dos militares ao poder e uma elite escandalizada com os desvios na Petrobras. Santa hipocrisia. Onde estavam os envergonhados do país nas décadas em que houve evasão de R$ 1 trilhão –cem vezes mais do que o caso Petrobras– pelos empresários?

Virou moda fugir disso tudo para Miami, mas é justamente a turma de Miami que compra lá com dinheiro sonegado daqui. Que fingimento é esse?

Vejo as pessoas vociferarem contra os nordestinos que garantiram a vitória da presidente Dilma Rousseff. Garantir renda para quem sempre foi preterido no desenvolvimento deveria ser motivo de princípio e de orgulho para um bom brasileiro. Tanto faz o partido.

Não sendo petista, e sim tucano, com ficha orgulhosamente assinada por Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC, sinto-me à vontade para constatar que essa onda de prisões de executivos é um passo histórico para este país.

É ingênuo quem acha que poderia ter acontecido com qualquer presidente. Com bandalheiras vastamente maiores, nunca a Polícia Federal teria tido autonomia para prender corruptos cujos tentáculos levam ao próprio governo.

Votei pelo fim de um longo ciclo do PT, porque Dilma e o partido dela enfiaram os pés pelas mãos em termos de postura, aceite do sistema corrupto e políticas econômicas.

Mas Dilma agora lidera a todos nós, e preside o país num momento de muito orgulho e esperança. Deixemos de ser hipócritas e reconheçamos que estamos a andar à frente, e velozmente, neste quesito.

A coisa não para na Petrobras. Há dezenas de outras estatais com esqueletos parecidos no armário. É raro ganhar uma concessão ou construir uma estrada sem os tentáculos sórdidos das empresas bandidas.

O que muitos não sabem é que é igualmente difícil vender para muitas montadoras e incontáveis multinacionais sem antes dar propina para o diretor de compras.

É lógico que a defesa desses executivos presos vão entrar novamente com habeas corpus, vários deles serão soltos, mas o susto e o passo à frente está dado. Daqui não se volta atrás como país.

A turma global que monitora a corrupção estima que 0,8% do PIB brasileiro é roubado. Esse número já foi de 3,1%, e estimam ter sido na casa de 5% há poucas décadas. O roubo está caindo, mas como a represa da Cantareira, em São Paulo, está a desnudar o volume barrento.

Boa parte sempre foi gasta com os partidos que se alugam por dinheiro vivo, e votos que são comprados no Congresso há décadas. E são os grandes partidos que os brasileiros reconduzem desde sempre.

Cada um de nós tem um dedão na lama. Afinal, quem de nós não aceitou um pagamento sem recibo para médico, deu uma cervejinha para um guarda ou passou escritura de casa por um valor menor?

Deixemos de cinismo. O antídoto contra esse veneno sistêmico é homeopático. Deixemos instalar o processo de cura, que é do país, e não de um partido.

O lodo desse veneno pode ser diluído, sim, com muita determinação e serenidade, e sem arroubos de vergonha ou repugnância cínicas. Não sejamos o volume morto, não permitamos que o barro triunfe novamente. Ninguém precisa ser alertado, cada de nós sabe o que precisa fazer em vez de resmungar.

Compartilhe

9 ideias sobre “Nunca se roubou tão pouco

  1. Sergio Silvestre

    Então,aquilo que eu me esgoelo aqui é claro com menas desenvoltura do Semler em comentários com poucas linhas e sem muita concordância está ai para eu lavar a alma.
    Todo esse barulho onde são santificados magistrados com os mesmos defeitos dos outros e tudo um jogo de cena,uma hipocrisia de uma facção politica que está num jejum de poder.
    Se eles tinham 33% da arrecadação do PIB e não fizeram quase nenhuma grande obra em 8 anos,não pagaram a divida extrema,não amortizaram a divida interna e endividaram mais o Pais,para onde foi o dinheiro?
    Gostaria que as mais afoitas mentes que querem impeachment da presidente se manifestem e expliquem isso

  2. Raphael Junqueira

    Respeito sua opinião, mas vc diz que tentava vender para a Petrobras nos anos 70? Ora, vc deve ser um prodígio, pois não tinha mais que 10 anos de idade, ou estou errado?
    Tem caroço nesse angu!!!

  3. Sergio Silvestre

    Na decada de 70,poderia ser 1978 ele teria 20 anos de idade,ele tem hoje 55 anos.Pensem gente,ainda nem sabem que a metade de dois mais dois é 3,certo?

  4. Tentei mas não deu?

    Este Ricardo Semler tem que ser o Lair Ribeiro do PT.
    idiota – texto ridículo – e principalmente PREVARICOU pois o pústula sabia da corrupção em 70 (com dez anos) e agora com 55 anos quer ser o paladino?
    Vai estagiar com o Sergio Moro, o pintor de rodapé.

  5. Cético

    RS é um empresário, que como cita no texto, tem tentado fornecer à Petrobras. Provavelmente agora, com a quase certeza da desgraça que vai se abater sobre as grandes empreiteiras, novas oportunidades surgirão. A mim parece que está apenas buscando se mostrar compreensivo e indulgente , para atrair as simpatias dos novos poderosos que surgirão na Petrossauro . A satisfação com o artigo dele, demonstrada pelo comentário do leitor SS acima, que parece ter o mesmo tipo de DNA ideológico dos cumpanheiros, mostra que acertou na mosca com o tom do artigo. Contratos, contratos, tudo são contratos! Os tamanhos das roubalheiras são outros quinhentos.

  6. Sergio Silvestre

    Então vamos ficar aqui pentelhando a presidente e só culpar a PT POR TER ABAIXADO A CORRUPÇÃO DE 10% para 3% e a água na boca dos tucanos demos e pepistas deve encher de novo a cantareira.
    Engraçado é que tem programas sociais bons,a economia não esta devendo decimo terceiro pra ninguém,obras de infra estrutura no Brasil inteiro,fizemos a copas das copas e não faltou dinheiro e o PIB está positivo não tendo estagnação.
    Cabe então erse povo refletir que não vão tirar a presidente com golpe e começar a dar palpites positivos mesmo torcendo para outro time e que se não quiser as fronteiras do Pais estão abertas para esses infelizes trocar de Pais.

  7. juca

    Tem razão numa das partes do comentário, onde diz “.. as fronteiras estão abertas…” Estão tã escancaradas que entra todo tipo de gerente de países que estão na miséria e outros que nem sabemos quais a intenção de vir aqui. Entra Cesare Battisti da vida e outros, mas também sai Pizzolatto, entram Haitianos, Cubanos, Venezuelanos, Bolivianos ( esses não acham emprego com o “cumpanheiro” Evo) e Angolanos. As fronteiras estão tão abertas que Noruegueses, Suecos, Dinamarqueses e outros de países desenvolvidos não vem ao Brasil a não ser para aplicar recursos e ganhar com os títulos do tesouro com os juros altos que pressionam aqui dentro. Quanto as obras vemos sim várias e também vemos muito mais obras inacabadas e mal acabadas, vemos também muita propaganda de coisa mentirosa, se bem que agora baixaram a bola. Não se está dizendo que os governos passados foram melhores, mas estes do PT também não foram somente é que eles iludem a população com as propagandas e depois se vê que não era nada do que falaram (ver o que foi dito na campanha e o que está acontecendo).,

  8. Professor Xavier

    Propor propina faz parte do negócio, como pedir propina também, então ficamos combinados, eu corrompo você e você se compra de mim. É assim que a coisa funciona em todos os segmentos, é a Lei de São Francisco posta em prática. Quem se recusa a dar fica sem receber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.