20:57Roberto Bolaños, adeus

Da Folha.com Morre aos 85 anos o ator Roberto Bolaños, o Chaves

Morreu nesta sexta-feira (28) o ator mexicano Roberto Bolaños, conhecido por criar e interpretar os personagens Chaves e Chapolin Colorado.

Bolaños tinha 85 anos e morreu em sua casa em Cancún, no México, onde morava com a mulher, a também atriz Florinda Meza, que faz o papel da Dona Florinda no programa “Chaves”.

Ator, escritor e produtor de televisão, ele sofria de problemas respiratórios havia anos por ter fumado durante muito tempo. Em março de 2012, foi internado em hospital na Cidade do México devido a uma insuficiência respiratória.

A série “Chaves”, criada e protagonizada por ele na década de 1970, tornou-se um fenômeno internacional, sendo exibida no Brasil, Tailândia e Rússia, além de ser o programa mais visto na televisão mexicana.

Nascido em 1929, Bolaños escreveu e adaptou mais de 50 roteiros de cinema e atuou em 11 filmes.

Em seus últimos anos, em Cancún, adaptou-se aos novos tempos: criou uma conta no Twitter, que soma mais de 6 milhões de seguidores.

Sua última mensagem, publicada no dia 26 de novembro, era uma declaração de amor ao Brasil. “Todo mi amor, para Brasil”, escreveu, respondendo a uma fã brasileira.

A Televisa, principal emissora do México, sugeriu por várias vezes que alguém escrevesse as postagens em seu nome, mas ele se negou.

“É minha conta e eu comando minhas mensagens”, disse em uma ocasião.

O apelido Chesperito, como é conhecido no México, foi tirado do diminutivo em espanhol de William Shakespeare. Um diretor de cinema o batizou assim por sua abundante produção de roteiros e por sua estatura baixa.

Seu filho Roberto Gómez Fernández produziu uma série de desenhos animados com base no programa original com atores que é transmitida pelo canal a cabo Cartoon.

A Televisa interrompeu nesta sexta-feira a programação de seus principais canais abertos e fechados de televisão, assim como de suas rádios, para fazer uma transmissão especial sobre sua vida e seus personagens.

O comediante deixa seis filhos de seu primeiro casamento, Roberto, Marcela, Paulina, Teresa e Cecilia.

FOI SEM QUERER QUERENDO

A série “Chaves” mostra a rotina e a interação de um grupo de pessoas em uma pequena vila, na qual o protagonista que dá nome a série, interpretado por Bolaños, vive em um barril.

O programa se popularizo pelos bordões repetidos por seus personagens caricatos, “ninguém tem paciência comigo” e “foi sem querer querendo”.

Em janeiro, o SBT, que exibe a série no Brasil há anos, levou ao ar episódios inéditos da trama, que acabou gerando certa decepção aos fãs por utilizar uma dublagem nova.

Nesta sexta, o programa era exibido no canal quando foi interrompido pela notícia de que Bolaños havia morrido.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.