7:51Que país?

Lembram do “que país é este?” Dezembro está aí e a famosa pergunta surgida anos atrás – e que definia bem a barafunda generalizada, agora não faz muito sentido. Porque a coisa piorou. Não sabemos mais nem se existe um país, apesar das provas em contrário. No ano passado aconteceram aquelas manifestações, que teoricamente seriam para cobrar mudanças; depois virou baderna e sumiu assim como surgiu, bem ao contrário do que aconteceu em meados dos anos 60, quando a juventude foi para rua expressar a indignação contra o gole militar. Quem estava no poder surfou e prometeu. Quem era oposição surfou e prometeu. Não aconteceu nada. Pior, aconteceu! A Copa do Mundo de Futebol, com os estádios superfaturados sitiados por forças militares, obras inacabadas, e um futebol de quinta categoria da seleção brasileira, aquela que protagonizou o maior vexame da história. Logo isso foi esquecido, soterrado pelas eleições de outubro. As presidenciais abriram as cortinas de uma baixaria nunca antes vista e uma enganação propagandística onde se falava de um país que não existe – e se prometia sonhos dentro de um pesadelo que logo em seguida foi escancarado com o rompimento da barragem de escândalos que estão aí na ordem do dia. A corrupção jorrando da Petrobras, cujo petróleo jamais foi nosso – só na propaganda populista cravada por Getulio Vargas no passado não muito distante. Se os detentores do poder falavam em roubalheira quando eram oposição, tinham razão. Ao tomarem o comando, se lambuzaram da mesma forma. Aqueles que antes eram poder, e se sujaram, só que de uma forma mais discreta, ou seja, “fizeram a coisa direito”, para usar uma terminologia de bandalhos e que não modifica o ato espúrio, agora descem a borduna com o intuito de voltar a dar ordens, coisa que quase conseguiram. Quem paga a conta desse achincalhe generalizado, acompanha, quando dá, as notícias  sobre a crise econômica, a escalada inflacionária e a continuação da falta de caráter da maioria dos que se dizem representantes do povo. Paga a conta e vê aqueles que deveriam defendê-los e fazer Justiça inventando artimanhas para aumentar os próprios vencimentos – e levando todo o resto com a barriga, porque aqui é o Brasil e nada vai acontecer para incomodá-los, mesmo porque pairam acima de tudo e de todos. Vivemos num lugar onde o fosso da desigualdade aumenta cada vez mais, e os caraminguás espalhados para os moradores do subterrâneo não contemplam uma possibilidade de crescimento. Os do andar de cima, cada vez mais ricos, estes chafurdam no exibicionismo e consumismo abestalhado. O culto à celebridade é a filosofia da hora, ou seja, vale que aparece na telinha de fazer doido, mesmo que por dois segundos. País? Hummmmmmmm. A pergunta não cabe mais, porque parece que tudo se desintegrou.

Compartilhe

15 ideias sobre “Que país?

  1. Sergio Silvestre

    Então..governo que entra sempre vai ser pior que governo que sai,principalmente num Pais onde a impunidade impera e os esquemas são passados de pai para filho de sigla partidária para outra.
    Voces já perceberam que aqueles que brigam aqui nas redes sociais defendendo o seu time no caso politico sua facção quase criminosa ou talvez mais letais que a dos bandidos e uma coisa é certa,muda o comando mas não muda a forma de corromper que já está institucionalizado no meio politico do Brasil
    O sr Barusco e o Costa são velhos operadores que mantiveram com os tucanos e petistas a mesma linha de conduta,talvez agora com as obras do pre-sal baixado as comissões para 3% já que é sabido na secura das obras na época dos tucanos levaram pouco dinheiro mas as comissões eram mais gordas.
    A desgraça dos tucanos foi o PT tomar o poder em 2002 e ter conseguido avanços nas politicas sociais,quando os tucanos pensavam que na eleição seguinte voltariam,só que se esqueceram de combinar com os Russos,o PT está ai a 12 anos e isso se tornou uma coisa insuportável para uma coligação de partidos oposicionistas,manter financeiramente sua linha de poder que abrange as principais editoras do Pais e 80% da comunicação.
    Pois bem,mesmo com esse arsenal não conseguem voltar ao poder,então vamos usar o metodo suicida de terra arrasada,vamos denunciar o esquema antigo para fazer caixa mesmo que pereçam alguns dos nossos e martelar no quanto pior melhor para nós e tentaremos voltar ao poder em 2014.
    Se esqueceram de combinar com os Russos de novo e vão ficar na seca mais 4 anos e com um medo eminente de em 2018 a volta do Lula
    Não se estranhem se nos próximos meses os sem poder não fazer mais alguma coisa suicida,como a queda de um meteoro ou outra caixa de maldades para por medo no povo.
    Nota-se isso na maneira odiosa de orbitantes das irmandades que congrega os mais ricos um norteamento de matar ou morrer e eles vão para o tudo ou nada,mesmo que escondem algo de mais podre que fizeram no verão passado.

  2. Indignado

    Caro blogueiro, vc fez um resumo da horrivel opera brasileira primordialmente. O Brasil, um pais com tantos recursos naturais e humanos, sempre foi e ainda sera, infelizmente, por algumas geracoes futuras, um pais de OTARIOS E CANALHAS justamente porque os governantes sao um reflexo imutavel do seu povo.
    Povo esse que se acostumou ao longo de geracoes a ser subserviente/conivente com os detentores do poder. Por omissao ou por ignorancia civica cronica. Geracoes que foram impedidas de acesso a educacao moral em casa que se transfomaram nos bandidos de hj, com toga ou sem, com distintivo ou sem, com diploma ou sem.
    A corrupcao e a ignorancia deveriam ser a excecao e nao a regra neste pais, mas eh o que querem os ditos governantes quando chegam aopoder, contrariando o espirito publico que deveria nortea-los. E o povo, sempre ” coitadinho ”, paga sempre a conta, por ignorancia e omissao, e isso nao tira em nada a sua perpetua culpa. O que para mim, ateh o dia de minha morte, sera minha indignacao com este pais “.

    P.S> lamento a falta dos acentos, mas o conteudo ta claro.

  3. juca

    Infelizmente um dos comentaristas não assume integralmente a roubalheira na Petrobrás sem jogar em outras gestões. Bem mas que seja isso, não se pode transformar este escândalo como um continuidade de outros passados, sendo que o tempo gira em 12 anos atrás. Mesmo que assim fosse então nota-se no mínimo que esta administração foi conivente com os atos passados, foi incompetente ao não tomar as medidas que deveria ter tomado, prevaricou, por desconhecimento, por interesse ou por conivência. Desta feita o PT usou dos pecados capitais, como a soberba, pois isso tem feito eles se acharem os donos da verdade, usou recentemente da mentira, ao dizer que o pais estava bem na economia e que as contas estavam equilibradas, praticou a gula ao ir com muita sede ao pote do erário, fez usura ao não dividir o poder com o povo e se apropriou deste como se ele fosse um dono eterno, ao se fartarem com os gastos públicos praticaram a luxúria no poder, com viagens e estadias em hotéis de alto custo, sistematicamente tem a inveja como sua acompanhante, pois não passa tempo sem culpar as gestões anteriores, do FHC, mostra a inveja dele e por fim a preguiça, que se caracteriza quando os chefes do governo não trabalham , como a presidente ficou na campanha, fora do governo, e o anterior que se diz trabalhador, mas , sua história de efetivo trabalho não reminta mais de 10 anos de atividade profissional, salvo o sindicalismo e ativismo. Então caro comentarista se houve tudo que está afirmado em seu comentário então há aí uma admissão dos fatos que eram anteriormente negados.

  4. jose

    Silvestre,
    O escândalo atual, do petrolão, foi investigado a partir de uma denuncia de um empresário lesado pela dupla janene/youssef, não tem nada de “oposição” ou “mídia golpista” nesta parada. Se os tucanos ou qualquer partido estiver envolvido, deve ser punido, simples assim e isto vale para pt, pmdb, pp ou qualquer outro.

    Voce chama os que discordam de você de torcedores, engano seu, torcedor aqui é você, mesmo com toda a merda que o lula e seus asseclas já fizeram, mensalão, correios, rose, erenice, etc., você ainda acha que este é o caminho?

    Desculpa amigo, brincadeiras a parte, sua cegueira chega a ser doentia: vai se tratar!!!

    E para finalizar: cadeia para todos os corruptos, repito: todos!!!

    Corrupto bom não existe!

  5. Sergio Silvestre

    É isso que os opositores tentam bater na tecla e se excluir da responsabilidade.
    Olhe um exemplo,cade o Alvaro Dias?
    José se amanhã roubarem seu carro demorar 12 anos para achar o culpado e 12 anos depois alguém levantar quem roubou,vais mandar prender aquele que denunciou .
    Gozado no governo passado engavetavam tudo,a PF tinha um contingente só de velhos policiais acostumados com esquemas e quando alguém resolve por em pratos limpos é o vilão.
    Ninguem está dizendo que o PT não está prevaricando e tomando conta do esquema já que é governo.
    Não seriam melhor os afoitos e aqueles que querem tirar a presidente esperar ao menos para ver quem na verdade é o culpado para não fazer da justiça um rito sumario?
    Se tivesse interpretado com mais lucides o que eu escrevi acima eu não disse uma só vez que o Pt é inocente,até por que pra mim políticos são todos iguais,depende do tipo de carteira que batem,.

  6. toledo

    Não tenho mais saco de argumentar com os PSDBostas que ladrão tem em todos os partidos. Parece que são cegos e o pior cego é aquele que é surdo.

  7. Zé Beto Autor do post

    hihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihi, mas os ladrões de esquerda são mais honestos, né toledo? hihihihihihihihihihi

  8. Sergio Silvestre

    Toledo,achei um poção ai no rio Iguaçu onde o Mazza pesca,e lá tem lambari do rabo vermelho meio que desbotado por causa dos dejetos da Sanepar.Vamos deixar um pouco eles sossegados e vamos lá pescar alguns peixes?

  9. Zé Beto Autor do post

    silvestre, pelo que escreve você e o toledo (o carlinhos cagão sumiu), entendo que o desassossego não é do lado que vocês consideram de direita. e tudo isso é muito divertido. parece briga de colegiais imberbes. hihihihihihihi

  10. Sergio Silvestre

    Me dei bem com meu amigo virtual o Toledo por ver nele um dos raros anarquistas vivos e não precisa tomar chop juntos ou ficar tete a tete,se conhece as pessoas por aquilo que elas sentem e escrevem.
    Apesar de ter estudado só quatro anos num seminário,tive muitos amigos através de livros que eu li como Isaac Azimov,alexânder Soljenistin,Victor Hugo e tantos.
    Já pesquei com eles ,ja fui nos confins do universo com eles,fui eremita,naufrago ,astronauta e preso em Gulag.Por isso parece que já vivi 200 anos.

  11. Sergio Silvestre

    José,o gostoso da vida é não envelhecer é só fazer uma forcinha cara que não envelhece jamais.

  12. toledo

    Silvestre, aprendi desde tenra idade que quem tem amigo é puta e colega é viado. Mas amigo virtual eu aceito, e gostei porque sou do tempo que plantava café em Londrina.

  13. Professor Xavier

    Se deixarmos de perder tanto tempo refletindo sobre o que é Pindorama e nos conformarmos, veremos que a coisa flui mais facilmente. Aconselho aos preocupados que aceitem uma verdade, vivemos e morremos na terra de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Não quero com isto por carapuça na cabeça de ninguém, mas sejamos práticos, deixemos a coisa rolar, aí dói menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.