17:14A nuvem do impeachment paira sobre a República brasileira

por Claudio Henrique de Castro

As recentes denúncias do caso “petrolão”, que apontam para desvios de bilhões de reais da Petrobras, podem comprovar que os financiamentos dos candidatos ao Poder Legislativo e Executivo foram bancados pelas empresas que se beneficiaram regiamente das obras e serviços em esquemas fraudulentos.

Esses fatos se fossem precipitados antes das eleições deste ano poderiam arrastar e comprometer diversos partidos e candidaturas. A verdade veio à tona depois de uma disputa eleitoral imprevisível e acirrada.

Pode-se comprovar que a vala do financiamento das campanhas passou por dinheiros obtidos em fraudes e corrupção – essa seria a grande e inevitável conclusão que se chegaria a partir dos fatos apurados na operação Lava-a-Jato e na CPI da Petrobrás.

Poucas vozes bradam por uma profunda reforma política que encerre o ciclo perverso do financiamento das campanhas pela corrupção de estado.

A alcunha de operador não é nova na política brasileira. Ser chamado de operador confere à pessoa o status de ministro, de eminência parda, de Cardeal Richelieu (o arquiteto do absolutismo em França), daquele que manda nos bastidores, por detrás das cortinas do poder.

Com a titubeante economia, a maioria volátil no Congresso Nacional, o burburinho das ruas, somados às páginas dos jornais apontando nomes de relevo do governo federal, isso tudo pode desaguar num processo de Impeachment. Só que, desta vez, arrastando também o vice-presidente, pela magnitude dos financiamentos eleitorais. O esquema desenhado parece ter beneficiado a maioria dos partidos brasileiros.

Cairia a República – e elegeríamos quem sobrasse.

O argumento seria talvez a improbidade na administração (art. 85, V, CF). Depois da Presidente e do Vice-Presidente, assumiria o Presidente da Câmara dos Deputados (art. 80, CF), cujo cargo pode ser ocupado novamente por um desafeto declarado de Dilma Rousseeff. Então as eleições seriam convocadas, noventa dias, depois de aberta a última vaga (art. 81, CF).

Se os atuais mandatários e eleitos conseguirem se descolar do Petrolão, será outro cenário, ainda com muitos desgastes – e o inevitável pode ocorrer.

A Caixa de Pandora foi aberta e o país poderá pagar as consequências de serem relevadas eventuais verdades inconvenientes, que muitos talvez soubessem ou apenas imaginavam que existia.

A nuvem do impeachment paira sobre a República brasileira.

*Claudio Henrique de Castro é advogado e professor de Direito

 

Compartilhe

14 ideias sobre “A nuvem do impeachment paira sobre a República brasileira

  1. toledo

    Que papo mais salame. Isso é papo de quem perdeu as eleições. Esta em baixo da busanfa Do Deus, Gilmar Mendes, no STF, a proibição das doações de PJ para campanhas políticas. Isso não resolve totalmente, mas é um bom começo. Porque ele pediu vistas a mais 120 dias, ou foi só para sentar em cima. A nossa direita é muito cagona e não tem aquilo roxo para enfrentar um bronca com a esquerda. Vão querer usar as forças armadas ou a policia federal. Na hora que o parafuso apertar e a esquerda resolver agir, eles espanam. O maior partido político do país é a midia. ( mervais, mainardis, augustos nunes, constantinos, lobões, são tudo pau mandado com depósito mensal na conta). Como dizia o falecido poeta Alborgueti, a nossa direita é fodona mas não rasga nota de 10 que dirá de 50. Ela até faz aeroporto nas terras do Titio usando as empreiteiras.

  2. Sou PDT

    O Zé, como papo goiaba? O Toledo está certo. Se der dor de barriga, não vai ser culpa da fruta, quem sabe do “salame” já embolorado pelo tempo de espera a ser degustado. A direitona pode vir com suas espadinhas, querendo diminuir o mérito democrático do último resultado, quando daí com certeza a esquerda já armada com tamanha coleta de salames, saberá quem vai gozar de um Impeachment bem no fundo.

  3. ferreira

    A guerra não está perdida, foi se a primeira batalha, poderá correr muito sangue bom e ruim !
    Ad’us dilma, ad’us temer, ad’us pt, ad’us ladrões lesa pátrias.

  4. Sergio Silvestre

    Foi feito uma pesquisa e os mais reaças são idosos com mais de 70.
    Imagino que daqui 15 anos o PT não vai ter mais oposição,esse monte de fim de carreira enchendo o saco.
    Será que esses mais usados não sabiam que na epoca do FHC as comissões eram de 10% na Petrobras?
    Quer dizer,o pt já acabou com 70% da corrupção.

  5. Zé Beto Autor do post

    ô, silvestre, você fez a pesquisa com seu ídolo requião setentão racionarão? hihihihihihihihihihihihihihihi. e qual a sua idade? há quanto tempo você é reaça de esquerda? hihihihihihihihihi. ou você acha, como bom reaça, que reaça só é o do outro lado? hihihihihihihihi

  6. Professor Xavier

    Esta ideia só poderia ter saído da cabeça de uma advogado e professor, quanta loucura. No dia em que roubalheira desandar em impeachment poucos chefes de Executivos vão terminar seus mandatos. A roubalheira, a corrupção não podem ficar impunes, mas propor impeachment por causa de roubalheiras passadas, é um absurdo.

  7. Do Além - PC Farias

    Professor Xavier, o seu negócio é cuidar dos mutantes. O PC Farias seria uma batedorzinho de carteira frente a estes fatos.

  8. toledo

    Zé, é sacanagem citar Claudio Humberto. Esse é aquele idiota que levou um cacete do Requião que disse que preferia falar direto com o dono dos cachorros. Zé, vai ter que pagar insalubridade para os seus leitores da esquerda.

  9. Sergio Silvestre

    Tenho um pouco mais de 50 e menos de sessenta mas tenho aqui até uns velhos amigos de pescaria que estão passados com medo do Maduro,Chaves ETC.
    Olha que são bem aposentados,nesses 12 anos construirão suas casas de mais de 500m2 em condomínios fechados,pescam 4 veses por ano no Mato grosso e morrem de medo que os comunistas voltem e tomem tudo que conseguiram.
    Não é uma neurose que está abatendo esses velhotes?Ainda bem que o Toledo enverga mais não quebra.

  10. Zé Beto Autor do post

    hihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihi
    silvestre, me diga, é piada essa do medo que os comunistas voltem? voltem de onde? do túmbalo? hihihihihihi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.