13:17Governo Dilma enfrenta a pior crise

por Igor Gielow*

Com a nova fase da Operação Lava Jato e a implosão da maior empresa brasileira, o governo Dilma Rousseff enfrenta sua maior crise –e ela está apenas no começo.

O alcance das consequências deste 14 de novembro ainda será conhecido, mas o fato é que a presidente reeleita terá muita dificuldade de dissociar-se do mar de óleo viscoso da corrupção que a Polícia Federal descobriu sob os porões da Petrobras.

O que a PF fez hoje entra para a história. Pela primeira vez, há clareza de todas as pontas e intermediários de uma teia criminosa desta dimensão. Altos executivos das maiores financiadoras de campanha do país foram presos. Foram pegos corruptos, corruptores e os agentes que operavam para eles.

Claro que ainda falta a cereja do bolo: os políticos que se beneficiaram do esquema. Até aqui, os nomes que circulam por Brasília e o tamanho de seu envolvimento ensejam a construção de uma ala nova na Papuda.

Claro que há gradações distintas entre citações, acusações e a prova real, mas o clima é de pânico.

A famosa lista com dezenas de parlamentares e membros do Executivo que pende como uma espada de Dâmocles sobre o Congresso e o governo. O momento de sua revelação está próximo.

Aqui se coloca um desafio para o governo: provar que de fato não irá atrapalhar as investigações, como Dilma repete a todo momento. A intimidação promovida pelo ministro da Justiça contra delegados que expressaram
opiniões políticas em redes sociais fechadas não pareceu um começo promissor.

Além disso, o Planalto parece perdido com o escopo da desintegração da credibilidade da Petrobras no mercado. A trapalhada sobre o adiamento de seu balanço, que simplesmente não passou pelo crivo das auditorias, fez as ações da empresa derreterem.

Sob investigação em um ambiente ainda mais rígido, o mercado norte-americano, há um risco de dano permanente à petroleira.

Para completar o quadro, Dilma não teve um dia de paz desde que foi reeleita em 26 de outubro. Enfrenta uma rebelião de sua base no Congresso liderada pelo PMDB. Escancarou o que ela nega ser estelionato eleitoral: a adoção de uma agenda econômica não muito diferente daquela que Aécio Neves (PSDB) aplicaria caso tivesse a derrotado nas urnas.

Muito mais grave, o governo assumiu que estava a maquiar o buraco nas contas públicas e propôs ao Congresso uma gambiarra na Lei de Diretrizes Orçamentárias que lembra o proverbial “devo, não nego, pago quando puder”.

É sob esta tormenta que a presidente terá de convencer a opinião pública de que seu governo não sabia das coisas escandalosas que ocorriam na Petrobras. Mal pode voltar à alegação de que demitiu alguns dos envolvidos, porque isso seria assumir que conhecia a roubalheira e tentou resolver as coisas discretamente, sem apuração verdadeira do Ministério Público Federal e da PF.

Antigamente, dizia-se que quando o presidente viaja, a crise viaja. Desta vez, ela explodiu em sua máxima intensidade sem a presença física da mandatária, que está na Austrália. O fuso adiantado dará algum tempo para Dilma traçar sua estratégia, mas o tempo corre contra o governo.

*Diretor da sucursal da Folha de S.Paulo em Brasília

 

 

Compartilhe

10 ideias sobre “Governo Dilma enfrenta a pior crise

  1. juca

    Estranho. Onde andam aqueles faladores e vorazes defensores ds causas do Governo do PT que frequentam este espaço?…….Silêncio.
    Seria o editor do jornal Folha também participante de um complô igual aos demais que comentam e criticam as ações do governo?
    Os policiais que teriam comentado em redes sociais e foram ou serão punidos e chamados atenção pelo ministro da justiça também estavam errados ?
    Os investidores da bolsa que fazem suas aplicações também estão errados e as ações da Petrobrás caíram novamente por isso?
    Tem mais ainda, a bronca que estourou na Holanda e ainda vai estourar nos Estados Unidos.
    O pior e o que deixou muita gente com desprezo pelo PT e alguns de seus membros foi justamente a postura que eles sempre tiveram ao criticar, acusar e obstaculizar as ações dos outros. O PT vinha sempre com uma proposta de “moralidade e seriedade” na administração do país e que tudo estava errado, tudo que faziam era da herança maldita do FHC e coisa e tal. Agora estamos vendo que o caso não era bem isso, pois poderíamos dizer plagiando alguém: ” …nunca na história desse país se viu algo assim…” Cambada mesmo.

  2. toledo

    Juca, calma, que no teu time, não tem só anjo. Ou você acha que o AMORE MIO- FHC comprou a reeleição com o dinheiro dele. Se segura que vai vir chumbo grosso.

  3. Sergio Silvestre

    O CAÇADOR DE HOJE É A PRESA DE AMANHÃ E A COISA BOA DESTA DELAÇÃO VAI PROVAR QUE A PROMISCUIDADE POLITICA ESTA COM OS DIAS CONTADOS.
    ACHO QUE VAI TER MAGISTRADO COM SAUDADES ,MAS O PAIS NÃO AGUENTA MAIS TANTA DESFAÇATES DOS PODERES QUE SE APROPRIARAM DE TUDO E DE TODOS,ONDE O CONTRIBUINTE CALADO VAI PAGANDO A CONTA.
    ACHO QUE CHEGOU A HORA E TODO CIDADÃO BRASILEIRO QUE SE PRESA TEM QUE ACOMPANHAR OS FATOS E DICIDIR QUEM SÃO OS CULPADOS E PUNIR.
    NÃO UMA PUNIÇÃO SELETIVA,NÃO UM CASO AQUI OUTRO ACOLA ISOLADO PARA SACIAR O POVO.
    O QUE PRECISA É UMA ASSEPSIA TOTAL NO TUMOR E UM RESCALDO A UM CURTO TEMPO.
    UM PAIS NÃO PODE SER REFÉM DE CORRUPTOS E DIGO CATEGORICAMENTE E TENHO CONVICÇÃO QUE SE FOR PUNIR TODOS ENVOLVIDOS,NÃO VAI SOBRAR JUIZ,POLITICO,POLICIAL E O RAIO QUE O PARTA.
    VIVEMOS UMA PATOLOGIA ENDÊMICA ONDE TUDO QUE GIRA NO SETOR PUBLICO TEM CORRUPÇÃO,SÃO 300 BILHÕES POR ANO QUE ESSE POVO LEVA E DEIXA OS OUTROS LEVAR.
    CHEGA,CHEGA,ACABAMOS COM ISSO ,VAMOS PRAS RUAS MAS QUE TENHAM SACO PARA AGUENTAR O ROJÃO E NÃO SE ACOVARDAR NA HORA DO VAMOS VER.

  4. toledo

    Quando vejo o Boy de Queijo, aquele construtor de Aeroportos, dono de rádio , tv, jornais e mais o Amore do FHC, sinto um embrulho no estômago. Ambos, são dois picaretas travestidos de salvadores do pátria. Tá na cara que nenhum trabalha ou gosta de trabalhar e calo só na busanfa. O saco não fica em carne viva porque tem os Mainardis que passam mertiolate e assopram. Esses são os lideres da oposição caviar. O Amore do FHC se auto exilou e contou para todo mundo que foi exilado político e o Boy de Queijo, esse sempre, foi o Netinho escolhido para ser o herdeiro político. Isso que a direita quer? Eu prefiro o Bolsonaro.

  5. juca

    … Copiado de ZÉ Beto:

    “Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar. Coragem para modificar aqueles que podemos e Sabedoria para distinguirmos uma das outras”

  6. Zé Beto Autor do post

    Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar. Coragem para modificar aqueles que podemos e Sabedoria para distinguirmos uma das outras.

  7. juca

    Uma breve sugestão . Aqui em Curitiba, tem um santuário que as pessoas frequentam e lá com resultados efetivos conseguem a cura, principalmente do espírito, pois o corpo já é mais difícil, assim por solidariedade a alguns (2) indico que procurem o local e assim poderão se libertarem dos maus pensamentos e das visões que atormentam seus espíritos na calada da noite e trazem lembranças não agradáveis de infância e coisas reprimidas na juventude. ” A ira é pecado e assim os seus praticantes queimarão no fogo dos invernos”4,6,12

  8. Zé Beto Autor do post

    Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar. Coragem para modificar aqueles que podemos e Sabedoria para distinguirmos uma das outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.