18:22Pé-frio

por Ruy Castro

Campeão mundial em corrupção, violência e desigualdade social, com índices vergonhosos em educação e saúde, e recordista em usuários de cocaína e praticantes de cirurgia plástica, o Brasil aprontou de novo. É o único país em que “Mick – The Wild Life and Mad Genius of Jagger”, a biografia de Mick Jagger por Christopher Anderson, já traduzida em toda parte, sofrerá uma mutilação em seu texto.

Os trechos suprimidos narram os encontros de Jagger com a apresentadora Luciana Gimenez, no Rio e em Londres, em 1998, e como, daí, ela se tornou a feliz mamãe de um mini-Rolling Stone. Nada que, desde a época, seja segredo para os leitores de “Caras”. O que pode haver de novidade é que, ao namoro seguiu-se uma briga judicial, a resultar num acordo em que, segundo o livro, Jagger sujeitou-se a pagar a Gimenez US$ 5 milhões e US$ 25 mil mensais de pensão alimentícia.

Diante da pressão dos advogados de Gimenez, a editora brasileira preferiu os cortes ao risco de ter o livro recolhido das livrarias por um juiz. O autor, Anderson, estrilou: “Fiquei chocado ao saber que o Brasil proíbe biografias não autorizadas. Como pode um país ser uma sociedade livre sem saber a verdade sobre suas figuras públicas?”

De fato, como? Aprovado há meses na Câmara, o projeto de lei que garante ao Brasil o direito de escrever sua história voltou à estaca zero antes de ser votado pelo Senado. Outra ação, sobre a inconstitucionalidade dos artigos do Código Civil que impedem as biografias independentes, espera pelo voto da ministra do STF Carmen Lúcia. Enquanto isto, a liberdade de expressão no Brasil, apesar de garantida pela Constituição, respira por aparelhos.

Talvez os cortes impostos por Gimenez façam bem à imagem de Jagger. Seu envolvimento com a apresentadora seria mais uma prova do famoso pé-frio do cantor.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Pé-frio

  1. Professor Xavier

    Precisamos estar na frente em tudo, não seria em idiotices como esta é que iriamos entregar esta taça assim tão facilmente .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.