8:55Na Gazeta do Povo, livros de graça de autores paranaenses

Do jornal Gazeta do Povo

Autores paranaenses na cabeceira

Coleção Gazeta do Povo – Literatura Paranaense distribui gratuitamente a partir do dia 7 de novembro seis grandes obras de escritores do estado

A partir do dia 7 de novembro, os leitores paranaenses poderão ter acesso a seis livros de autoria dos principais escritores paranaenses, com a distribuição do primeiro título da Coleção Gazeta do Povo – Literatura Paranaense. As obras serão encartadas no jornal gratuitamente, sempre às sextas-feiras, para assinantes e também nos exemplares disponíveis para venda nas bancas.

A série, que promove e celebra a literatura produzida no estado, tem início com o título Linhas Órfãs, do escritor, contista, poeta e crítico literário Miguel Sanches Neto, e se encerra, no dia 12 de dezembro, com Infinita Sinfonia, da poeta Helena Kolody, uma reunião imperdível de cerca de 500 poemas da autora.

Datas

Os leitores encontrarão, ainda, a reedição de um livro de Manoel Carlos Karam, uma antologia de contos do premiado autor londrinense Domingos Pellegrini, seleção de ensaios do ícone Paulo Leminski, além de uma nova edição de Alegres Memórias de um Cadáver, de Roberto Gomes (leia mais sobre cada uma das obras abaixo).

O projeto, promovido pelo jornal Gazeta do Povo e coordenado pela Editora Inventa, teve curadoria do escritor e jornalista Luiz Andrioli. O processo de escolha dos autores levou cerca de dois anos, e reuniu uma equipe de pensadores e comunicadores. O grupo se baseou em critérios artísticos e literários para montar uma seleção que representasse, da melhor forma possível, a arte literária paranaense.

Distribuição

A coleção, no total, tem uma tiragem de 420 mil exemplares – 70 mil para cada título, número significativo dentro do mercado editorial. Por isso, o projeto pretende atingir um público amplo: estima-se que os livros possam chegar a mais de 2,5 milhões de leitores, de diversas faixas etárias e classes sociais.

Além das obras encartadas no jornal, parte da tiragem será encaminhada para a rede pública e privada de ensino, para mais de 90 mil professores de escolas estaduais e 2 mil instituições privadas. Um manual do professor, com instruções para os livros a serem aplicadas em sala de aula no ano letivo de 2015, será disponibilizado em conjunto. Exemplares da coleção também estarão acessíveis em espaços culturais como Faróis do Saber, Tubotecas e Casas de Leitura.
Saiba um pouco mais sobre cada obra da série:

Datas

Confira o cronograma de distribuição da Coleção Gazeta do Povo – Literatura Paranaense:

7 de novembro – Linhas Órfãs, de Miguel Sanches Neto

14 de novembro – Jornal da Guerra Contra os Taedos, de Manoel Carlos Karam

21 de novembro – Pequenices, de Domingos Pellegrini

28 de novembro – Ensaios e Anseios Crípticos, de Paulo Leminski

5 de dezembro – Alegres Memórias de um Cadáver, de Roberto Gomes

12 de dezembro – Infinita Sinfonia, de Helena Kolody

 

 

 

Compartilhe

Uma ideia sobre “Na Gazeta do Povo, livros de graça de autores paranaenses

  1. marcio

    O processo de escolha dos autores levou cerca de dois anos, e reuniu uma equipe de pensadores e comunicadores?
    Isso é uma piada? Eu escolheria melhor em duas semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.