20:53Democracia por decreto: pobre Brasil!

por Wagner Rocha D’Angelis*

Desde a juventude encontro-me engajado na tarefa de fazer do Brasil um país melhor, mais igualitário, solidário e democrático. Combati a ditadura em várias frentes de luta. Com o fim do regime ditatorial, continuo lutando pela dignidade do ser humano e contra as desigualdades sociais embutidas na democracia formal que emperra o futuro do país.

Lamentavelmente, sinto-me frustrado ao observar as várias “democraduras” que tomam conta hoje da América Latina – e o Brasil se inclui. São governantes populistas, que sofrem de um delirante ‘esquerdismo’ obsoleto, e quais déspotas ‘esclarecidos’ insistem em governar por decreto e impor políticas meramente assistencialistas. Repetem sempre que o poder reside no povo, mas querem um povo de analfabetos funcionais para evitar que saibam escrever a própria história.

No último dia 28 de outubro, naturalmente que unicamente por demonstração de força e reafirmação de poder, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto do DEM que derruba o Decreto presidencial 8.243, que institucionaliza uma política nacional de participação social (conselhos, comissões e conferências). Digam o que quiserem os adeptos do continuísmo partidário, mas o governo mereceu!

Enquanto a democracia nacional estiver assentada em Três Poderes, há que haver respeito e diálogo entre eles. E o Executivo não pode pretender oficializar medidas consideradas participativas por métodos antidemocráticos.

Condeno o fundamentalismo partidário (de direita e de esquerda) e sou contra a tentativa de se plasmar uma ditadura de pensamento único no país. Quero governos e políticos defendendo verdadeiramente o povo, e não fazendo proselitismo barato e contabilizando votos de analfabetos políticos.

Acredito no Brasil, mas luto para que ele seja mais justo e com qualidade de vida para todos. Aposto na democracia, mas sem circo para os pobres e sem reeleição para presidente.

Irmanados construiremos um país melhor!

*Advogado e professor universitário; mestre e doutor em Direito 

Compartilhe

Uma ideia sobre “Democracia por decreto: pobre Brasil!

  1. ferreira

    Parabéns, mestre D’Angelis acredito que 80% da população brasileira concorda com o senhor, queremos a manutenção da democracia verde e amarela com poderes independentes e não adjetos do executivo. E também, sem mácula vermelha em nossa bandeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.