9:05Às claras

Da coluna do jornalista Elio Gaspari:

Poucas vezes um comissário foi tão claro como o presidente do PT, Rui Falcão, ao tratar da tramitação do projeto de reforma política proposto pela doutora Dilma:

“Nós, como partido que tem relações com os movimentos sociais, só vamos obter a reforma política com mobilizações. Só pelo Congresso Nacional, seja na configuração atual, seja na futura, será praticamente impossível.”

Se é impossível dentro das normas constitucionais vigentes, impossível será. Falcão argumenta com um ingrediente: a capacidade de mobilização do PT e dos seus “movimentos sociais”. Em bom português, quer a pressão da rua. E se à sua pressão corresponder uma reação contrária, na mesma rua?

Lembra do filminho dos banqueiros?

Segundo a repórter Claudia Safatle, Nosso Guia fez três sugestões à doutora Dilma para o lugar de Guido Mantega: Henrique Meirelles, Luiz Carlos Trabuco e Nelson Barbosa, ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda. Cada um é cada um, mas o simples fato de se colocar Meirelles na roda mostra como as campanhas eleitorais têm uma opção preferencial pela mistificação.

Quando a educadora Neca Setúbal defendeu a autonomia do Banco Central, o PT crucificou Marina Silva e produziu uma peça histórica: um filmezinho mostrava uma família de trabalhadores de cuja mesa sumia a comida, fazendo contraponto com uma reunião de banqueiros sorridentes. Pudera. A família de Neca Setúbal é grande acionista do maior banco do país, o Itaú, e nele seu irmão Roberto é o principal executivo.

Lula deve ter seus motivos para sugerir o nome de Trabuco, presidente do Bradesco, que vem a ser o segundo maior banco. É na entrada de Meirelles na lista de Nosso Guia que a porca torce o rabo. Ex-presidente do Banco de Boston, ele dirigiu o Banco Central de 2003 a 2010 e sua administração foi vista como um dos fatores que mantiveram o barco petista à tona no mundo financeiro.

Neca defendeu a autonomia do Banco Central botando a cara na vitrine. Numa conversa protocolar com o embaixador americano Clifford Sobel, em agosto de 2006, Meirelles fez a mesma coisa, no escurinho do cinema. Segundo a narrativa de Sobel ao Departamento de Estado, “Meirelles pediu que o governo dos Estados Unidos use discretamente sua relação com o governo brasileiro para discutir a importância de levar ao Congresso uma legislação garantindo essa autonomia”. Nesse mesmo encontro, sempre segundo Sobel, Meirelles mostrou-se disposto a ajudar “nos bastidores” para a criação de um clima amigável para os investimentos americanos no Brasil.

O comissariado e muita gente boa condenam a ideia de se dar autonomia ao Banco Central, mas quando o Comitê de Política Monetária sobe os juros três dias depois de uma eleição, sente-se cheiro de queimado naquilo que a doutora Dilma chama de “independência”. No barato, o Copom podia divulgar as transcrições dos debates dessas reuniões. O Federal Reserve americano, que tem autonomia, faz isso, respeitando um embargo de alguns anos.

O telegrama de Sobel foi revelado pelo WikiLeaks em 2011. Conhecem-se dezenas de milhares de documentos da diplomacia americana no Brasil. Pouco são tão explícitos. Isso pode ser atribuído ao fato de que Sobel era um empresário republicano de Nova Jersey, premiado por George W. Bush com uma embaixada. À época da divulgação do telegrama, Meirelles não estava mais no governo e deu uma breve explicação, informando que “as palavras que me foram atribuídas não refletem adequadamente os assuntos das conversas que tive”. Sobel não quis comentar a matéria, o comissariado fez que não percebeu, e a vida seguiu.

Passaram-se oito anos do encontro narrado por Sobel, outros três da divulgação do telegrama e a autonomia do Banco Central entrou na máquina de moer gente da campanha eleitoral. De duas uma: Lula não soube do telegrama de Sobel ou não viu o filminho da família triste e dos banqueiros alegres.

*

Serviço: O telegrama do embaixador está na rede:wikileaks.org/cable/2006/08/06BRASILIA1725.html

Compartilhe

4 ideias sobre “Às claras

  1. ferreira

    ruim facão foi claro, se saírem nas ruas terá quebra-quebra e é possível que haja mais do que isto !

  2. leandro

    Olhando todo o panorama que o Brasil está inserido atualmente, considerando a situação politica, onde os partidos aliados ao PT querem abocanhar fatias maiores e melhores no governo, em exemplo é o PMDB que já deu sinais de pressão em cima da Presidente. Outra é dentro do próprio PT onde existem correntes de esquerda esquerdíssima, esquerda simples, esquerda amena, esquerda simples, esquerda da esquerda e esquerda disfarçada de direita e direita disfarçada de esquerda, todas dando palpites. Outro componente é a falação do Lula, da cúpula do PT, dos financiadores da campanha, da imprensa contrária, da imprensa favorável, da CNBB, da OAB e por ultimo e sem muita expressão o POVO que na realidade é quem paga tudo até o pato. Diante de tudo isso e também a situação econômica , com o câmbio desarrumado, a bolsa “golfinho”, sobe e desce, os investimentos externos esperando as reações internas, os juros altos, a inflação subindo , por mais que digam que não, depois de tudo isso acho que o maior vitorioso de tudo na eleição foi mesmo o Aécio Neves, pois não vai pegar o pepino azedo do jeito que está e também ficará de olho nas desculpas do “governo novo, ideias novas” de que tudo é obra do regime militar de anos e do FHC e que o PT, o Lula e agora a Dilma vieram para salvar o povo brasileiro com uma distribuição de renda, onde o pobre pode mais e assim não ficará mais a mercê dos ricos , das elites de qualquer espécie e em especial da elite branca, muito menos daquela elite de cabelos claros e olhos azuis, da elite do sul ( princípio básico da ignorância, pois o correto seria da elite de todos nós brasileiros se assim pudéssemos igualar todos) e assim poderemos no final de tudo gritaremos Deus nos acuda.

  3. Sergio Silvestre

    Explanação categórica de quem conhece muito de economia e deve ter muita grana enrustida na bolsa de valores.
    Mais o seu jeito de escrever e de orar como um Temístocles no senado Grego,rompendo o esquerda,esquerda,esquerda,mas logo vai para o Direita volver,continência!!!!!!!!!!!!!!!
    Por isso que eu gosto do blog,com essas leituras tão didáticas e pedagógicas,faz dele uma fonte do saber e de se divertir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.