6:45Meu Brasil Minha Vida

por Ruth de Aquino

Nós e eles queremos o bem do povo, o bem do país. Desprezamos quem desqualifica o outro lado

Nós e eles estamos irremediavelmente ligados por um amor comum. O destino do país. E o país são as pessoas. Não conheci um eleitor que deseje que o Brasil afunde nos próximos anos, que a economia naufrague e que a roubalheira do sanatório geral continue.

Não conheci um eleitor, jovem ou idoso, de classe abc-yz, que torça para o país sofrer – na educação, na saúde, na segurança, no transporte, na infraestrutura, no emprego, na inflação, na produtividade, no meio ambiente e na ética – goleadas humilhantes.

Nós e eles votamos em Dilma ou Aécio, com sonhos parecidos. Que o Brasil vença a ignorância e o subdesenvolvimento. Que a inclusão social não signifique nivelamento por baixo. Que o conhecimento seja valorizado e se erradique o analfabetismo. Que o combate à desigualdade se qualifique por oportunidade real de ascensão, e todos tenham direito a saneamento e a moradia digna.

Nós e eles votamos em Aécio ou Dilma para que não se adie mais a construção maciça de creches em todo o território nacional. Para que se cumpram as promessas de educação em tempo integral, e as escolas não parem por falta de professores. Para que se fiscalize a qualidade dos cursos técnicos e os mestres ganhem dignamente.

Nós e eles votamos em Dilma ou Aécio para dar um basta às maracutaias de poderosos. Para que uma reforma política inclua prestação de contas, transparência e fim da corrupção que enlameou do planalto às planícies e contaminou uma estatal como a Petrobras. Votamos para moralizar a farra das castas sindicais, sanear as contas do governo federal e saber se nossos impostos beneficiarão a população ou continuarão a encher os bolsos dos corruptos.

Nós e eles votamos em Aécio ou Dilma para que se pare de superfaturar com propinas as grandes obras de infraestrutura e para que os governos parem de nos fazer de bobos, de desviar verba pública até de ambulância, de desabrigados e de merendas escolares. Também votamos para que as obras não sejam paradas no meio, não se alonguem pelo dobro do prazo previsto e não se transformem em monumentos à incompetência e à má-fé administrativas.

Nós e eles votamos em Dilma ou Aécio para que o Brasil tome vergonha na cara e reduza drasticamente o recorde atual de 56.337 homicídios por ano – desses, 30.072 são jovens entre 15 e 29 anos! Números de guerra que revelam o fracasso da política nacional de segurança. Em 100 países, o Brasil está em sétimo lugar no extermínio de sua própria gente. Nosso país elucida apenas 8% dos homicídios. Votamos para não ser mais assaltados na rua, na praia, dentro de casa, na saída do banco, no ônibus, no carro, por gente que não dá valor à vida e atira na cabeça.

Nós e eles votamos em Aécio ou Dilma para que a população confie na Polícia Militar, uma instituição lançada ao descrédito por elementos que executam, achacam, estupram, roubam fuzis e drogas, se aliam a traficantes e somem com suas vítimas. Os bandidos fardados são uma chaga de nossa sociedade. Votamos para que o novo governo inclua em suas ideias novas a responsabilidade federal pela calamidade na segurança e pelo abandono de nossas fronteiras.

Nós e eles votamos em Dilma ou Aécio para impedir a inflação crescente de engolir nossos salários e para o país voltar a crescer a uma taxa que nos permita enfrentar os desafios sociais. Votamos para não ter de protestar de novo nas ruas contra a indignidade dos transportes públicos que espremem o povo em trens, ônibus e metrôs ineficientes e precários. Votamos para não ver mais doentes no chão de hospitais sem maca, sem equipamento, sem remédios e gente morrendo na fila da cirurgia. Votamos para deixar de assistir ao espetáculo escabroso de rios mortos, florestas mortas, lagoas em coma, mares agonizando com lixo e esgoto.

Nós e eles queremos o bem do povo e o bem do país. Por isso, nós e eles repudiamos qualquer tentativa oficial de censura ou de ditadura à esquerda ou à direita. Nós e eles achamos terrível quando um governo tenta calar ou manietar quem revela os malfeitos. Nós e eles somos a favor da liberdade de expressão.

Nós e eles desprezamos quem desqualifica a oposição. Nós e eles desprezamos uma oposição irresponsável. Nós e eles nos escandalizamos quando um governo cerceia o direito de ir e vir de oposicionistas. Nós e eles abominamos mentiras – em fatos e números –, destinadas a manipular nosso pensamento, a incitar irmãos ao ódio e a estimular a luta de classes que não leva a lugar algum, nem amanhã nem nunca.

Nós e eles preferimos a esperança, porque o Brasil é nossa terra, nossa vida.

Compartilhe

9 ideias sobre “Meu Brasil Minha Vida

  1. Professor Xavier

    Concordo totalmente com você, estas turmas do quanto pior melhor não pensa com a cabeça, com certeza pensam com qualquer outra parte do corpo. Vivemos todos em Pindorama, a sorte de uns está umbilicalmente ligada a de outros. A inflação pune a todos, a incompetência, a corrupção, a violência castigam toda a população. Não dê a mão ao seu irmão se não quiser, mas na deseje que ele se ferre só porque você não gritou, no fim da competição: ganhei. Saber perder também faz parte do jogo, como saber ganhar também.

  2. toledo

    A Sra Ruth, que me desculpe, não fale em liberdade de imprensa como funcionária da Globo. Não dá para acreditar e nem confiar. Com certeza, neste governo monopólio econômico da mídia vai ser revisto.

  3. toledo

    Aqui esta assim:

    Quase 100% da população é alfabetizada. A maioria do povo pode ter casa própria, a criminalidade é baixa e quase não existe. A medicina é uma das melhores do mundo e a população tem atendimento gratuito por médicos cubanos ( não vi nenhum brasileiro) não falta agua. Temos os melhores charutos do mundo e praias maravilhosas. Não temos nada parecido e ruim como Diogo Mainardi, Merval Pereira, Constantino, Aluísio Alves, Silas Malafaia, Wilian Bonner, Patricia Poeta, Fabio Campana, Romário, Ronaldo, Fred, Aecio Neves, Beto Richa, Leandro, Jar, Professor Xavier. Vem pra cá Zé, você vai ser feliz.

  4. toledo

    Quem chegou aqui foi o Lobão !!! Quer ficar por aqui mas eu não vi você publicar nada PARA NÃO ESQUECER O LOBÃO !!! abs

  5. jose

    ZB, precisamos de uma petiçao para o Toledo ficar por lá…ah não dá…o abramovay não vai deixar passar nosas assinaturas…

  6. leandro

    Cuidado com os charutos……Dizem quem não reza a cartilha do Dom Fidel leva fumo , mas você gosta né Toledo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.