15:09Livro de Carlos Homero Giacomini discute a eficácia dos serviços públicos

Do jeito que veio:

Trinta anos de experiência em gestão pública estão reunidos em “Valor, Talento e Método – Sociedade, governos e eficácia da democracia”, livro que Carlos Homero Giacomini lança nesta quinta-feira, 30, às 18h, no Palacete dos Leões, em Curitiba.

Mestre em Saúde Coletiva, especialista em Planejamento Estratégico Situacional e gestor público, Giacomini, assessor da Escola de Governo do Paraná, tem extenso currículo na administração pública.

Médico de formação, atuou como chefe de unidade de saúde, diretor de Hospital, diretor de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), presidente do Instituto de Previdência dos Servidores, secretário municipal de Recursos Humanos e secretário municipal de Planejamento e Gestão de Curitiba.

Os textos, quase crônicas, descrevem experiências pessoais de Giacomini, como a implantação dos Contratos de Gestão, e avaliam o papel de cada um e dos governos neste processo. “Não se trata de um trabalho acadêmico, não tem tabelas gráficos ou planilhas”, avisa Giacomini. “Faço relatos com um olhar pessoal.” Nem por isso a leitura deixará de interessar a quem busca referências técnicas. Com relatos e comentários sempre agudos, Giacomini descreve com detalhes, por exemplo, processos como o da implantação do modelo de gestão para resultados e a criação do Índice de Desenvolvimento da Gestão Pública, na prefeitura de Curitiba.
“Trata-se de importante contribuição ao ensino e à prática da Administração Pública, como área disciplinar de conhecimento e como campo de ação profissional. O livro perpassa a relação orgânica entre o elemento político, a lide gerencial e profissional do funcionalismo e o cidadão”, diz no prefácio Bianor Cavalcanti, diretor internacional da Fundação Getúlio Vargas.

 

VALOR, TALENDO E MÉTODO

Sociedade, governos e eficácia da democracia

De Carlos Homero Giacomini

Editora InVerso

Lançamento: 30 de outubro, 18h

Palacete dos Leões

Av. João Gualberto, 530, Alto da Glória, Curitiba

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.