15:55Quem perdeu a eleição

por Rubens Ricupero

Escrevendo dois dias antes da eleição, não sei quem ganhou, mas sei quem perdeu. Da campanha mais sórdida em 70 anos, a democracia sai degradada pela manipulação dos marqueteiros. O Brasil já perdera crescimento, estabilidade da moeda, responsabilidade fiscal, saldo das exportações, dinamismo da indústria, admiração do mundo. Está agora ameaçado de perder a unidade e a concórdia civil.

Lula, Dilma e seu partido escolheram o confronto e a violência verbal como tática para ganhar. Se vencer, a presidente não poderá repetir o que disse Obama em sua posse: “estamos juntos porque escolhemos a esperança em vez do medo, a unidade de propósitos em lugar do conflito e da discórdia”.

A democracia deve encarar a alternância no governo como o único antídoto contra a inevitável corrupção do poder perpétuo. Não se trata de esperar, por absurdo, que o governo cometa suicídio em nome da alternância. O que se tem o direito de exigir é que nenhum partido, muito menos o que goza da vantagem da situação, se comporte como aquele coronel do interior para o qual só havia em política um crime imperdoável: perder eleição.

Justificar a sordidez dos meios pelo desejo de manter os inegáveis avanços sociais em favor dos pobres equivale à definição que Sartre deu dos estalinistas: “homens injustos que lutam pela justiça”.

Não cabe colocar no mesmo plano a mentira oficializada como método de campanha com a divulgação de depoimentos do mais espantoso escândalo de corrupção de que se tem memória na Petrobras e no país. Os juízes terão de decidir se o governo teve responsabilidade criminal. O que não padece dúvida é a responsabilidade política pelo descalabro de presidentes e governos que nomearam e mantiveram nos cargos os diretores indicados por partidos que mais se parecem a famílias mafiosas.

Deixou-se que os problemas brasileiros adquirissem dimensões quase sobre-humanas. Do lado econômico, inflação em alta, estagnação do crescimento, déficits assustadores no orçamento e nas contas externas, risco de perder o grau de investimento numa conjuntura internacional adversa. Do lado político, um congresso ainda mais fragmentado em partidos fisiológicos combinado com instituições públicas desmoralizadas por escândalos.

A última coisa de que precisávamos era de uma sociedade rachada ao meio, polarizada e radicalizada. Como tivemos nos dois anos e meio de paralisia antes do golpe militar.

A fim de enfrentar os desafios que o esperam, o governo precisará de um mínimo de unidade e consenso, inclusive das oposições. Os que põem fogo em paixões sectárias para ganhar a eleição vão logo descobrir que vitórias geradoras de ressentimento e rancor inviabilizam tais condições.

Para quem age dessa forma irresponsável, a política não passa de um moinho que deve ser usado para triturar vidas exemplares como a de Marina. Ou para reduzir a pó as ilusões dos que sonharam com uma vida pública renovada e mais pura.

O sábio Cartola já nos antecipou o destino que os aguarda: herdarão somente o cinismo e resvalarão no abismo que cavaram com seus pés.

 

Compartilhe

7 ideias sobre “Quem perdeu a eleição

  1. Venância

    Olha quem fala.
    Este é o homem que um dia disse, sem querer, para o Brasil e o mundo num áudio que vazou: O que é bom, a gente mostra; o que é ruim, a gente esconde.
    Agora vem posar de honestíssimo…
    Ricúpero, teu passado te condena.

  2. toledo

    Cara Venancia, estou aqui em Cuba, curtindo um treinamento para a PTZADA militante. Aqui temos médico de graça, tv a cabo na globo news, não tem a voz do Brasil, podemos tomar cuba-libre a qual chamamos cuba-lula. Vem prá cuba vem !!!! Se preferir o companheiro Silvestre, eleitor do Mamona esta na Venezuela e tem uma pousada exclusiva para simpatizantes da turma da direita e com papel higienico garantido, incluído na diária, O Leandro que esta sempre por aqui no bllog já confirmou presença na semana próxima. Ele vai vir de barco saindo direto da Ponta da Pita ali em Antonina você pode vir de carona. Aparrrrrrrreça !!!!
    Ps: se faltar dinheiro, faz um consignado que é o juro mais baixo que tem no mercado ( té no Itaú !!!).

  3. leandro

    Lembro do fato, foi com um jornalista se não me engano seu sobrinho, Carlos Monforte. Sem defender o ex Ministro Ricupero, somente constato que fica difícil acreditar no governo. Vejam dois dias após vencer a eleição, a Presidente Dilma ainda continua no palanque, ainda continua criticar os governos, continua falando criticando a oposição e também diretamente o governo e São Paulo, quando deveria criticar o governo de São Pedro que proporciona essa estiagem. faz uma comparação com o nordeste, então como foi reeleita, não precisa ficar no palanque de campanha , precisa sim governar e arrumar a casa. Isso é fato já visto, público pois deu duas entrevistas, uma na Rede Globo e outra na Band. Parece que irá ao SBT e Record, deve repetir a dose, chega de nas entrelinhas fomentar a guerra entre pobres e ricos, entre raças e regiões do Brasil, acabou a campanha, só daqui a 4 anos, governe Presidente, cumpra suas promessas, não desvie a atenção da população.

  4. Venância

    Sorry, Toledo, nem vou entrar em discussão contigo. nossas visões de mundo são diferentes e estou sem paciência para argumentar. Pode guardar seus argumentos e ironias para quem esteja com tempo e vontade. Abraços.

  5. Venância

    Concordo, Sergio Silvestre, Rubens Ricupero é muito inteligente. Apenas discordo das ideias nele.

  6. toledo

    O Leandro e a Venância tem momentos de lucidez,isso é uma esperança. Silvestre, vai melhorar !!! Vou para a praia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.