9:35Racismo no futebol será debatido nesta segunda-feira na UFPR

Da assessoria de imprensa da Universidade Federal do Paraná 

“Racismo no Futebol – uma análise da cobertura midiática” é o tema do debate que acontece nesta segunda-feira, dia 27, no Auditório do Departamento de Comunicação Social da UFPR, na rua Bom Jesus, 650, a partir das 19h30min. Para participar do evento, o Núcleo de Estudos de Futebol e Comunicação, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná reuniu um grupo de craques: Paulo César Tinga, jogador que foi vítima de ofensas racistas este ano; o ex-jogador e comentarista esportivo Dionísio Filho e o jornalista Leonardo Mendes Júnior. O debate terá a mediação do ex-jogador e comentarista esportivo Serginho Prestes. A entrada é franca e aberta a todos os interessados. São ofertadas cem vagas e as inscrições podem ser feitas na hora do evento.

Episódios de racismo no futebol têm acontecido com freqüência, em todo o mundo. Em fevereiro deste ano o meia Paulo César Tinga, do Cruzeiro de Belo Horizonte, foi alvo de ofensas racistas. A cada vez que tocava na bola, a torcida na arquibancada imitava sons de macacos. O episódio ocorreu no Peru, em partida realizada contra o Real Garcilaso, e ganhou repercussão internacional por se tratar do maior torneio de futebol do continente sul-americano, a Copa Libertadores da América. O goleiro Aranha, do Santos, também foi vítima de ofensas racistas no final de agosto, em jogo realizado em Porto Alegre contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. Um grupo de torcedores foi flagrado por câmeras de tv chamando o goleiro de macaco. O clube gaúcho foi excluído da competição por tribunais desportivos. Ao longo dos últimos anos, vários jogadores brasileiros já sofreram algum tipo de preconceito em partidas realizadas no continente europeu. Roberto Carlos, Neymar e Daniel Alves foram alguns deles. Diante desses fatos, a discussão sobre o tema fica ainda mais relevante, lembra o professor Luiz Paulo Maia, organizador do evento.

Devido ao feriado do Dia do Servidor Público na UFPR, comemorado nesta segunda-feira, a secretaria para informações não estará funcionando. O prédio será aberto uma hora antes do evento.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.