18:57Jack Bruce, adeus

Do G1

Jack Bruce, ex-baixista do Cream, morre aos 71 anos

Músico integrou power trio com Eric Clapton e Ginger Baker. ‘Sunshine of your love’, ‘White room’ e ‘Badge’ estão entre músicas.

O baixista Jack Bruce, ex-integrante da banda Cream, morreu aos 71 anos de uma doença hepática, informou neste sábado (25) sua família. Ele havia passado por um transplante de fígado em 2003.

Em comunicado publicado na página do artista na internet, os familiares comentaram sobre a morte.

“É com grande tristeza que nós, a família de Jack, anunciamos a morte de nosso amado Jack: marido, pai, avô e lenda. O mundo da música será um lugar mais pobre sem ele, mas ele vive em sua música e eternamente em seus corações”, disse o texto.

Sua agente, Claire Singers, acrescentou que Bruce morreu “rodeado de sua família” em sua casa do condado inglês de Suffolk. Bruce, que nasceu em Glasgow, começou a tocar baixo quando adolescente e deixou a escola de música porque não era permitido que tocasse jazz.

Depois de passagens por bandas britânicas de blues, ele recusou uma oferta de trabalho com o cantor norte-americano de soul Marvin Gaye a fim de se casar, de acordo com seu site. Ele conheceu Clapton enquanto tocava em outra banda e os dois montaram a Cream em 1966 com o baterista Ginger Baker.

Considerado um dos grandes nomes da história do rock, o power trio vendeu 35 milhões de álbuns em dois anos na década de 1960 e recebeu o primeiro disco de platina do mundo pelo trabalho em “Wheels of Fire”. Bruce coescreveu e cantou a maioria das canções da banda, entre elas “I feel free”, “White room”, “Politician” e “Sunshine of your love”.

Em seu auge, Crem era famoso por seus longos improvisos, que Clapton atribuiu na década de 2000 às drogas consumidas pelos músicos em grande quantidade: o trio, por vezes, esquecia qual a música que estava tocando, e continuava a improvisar até que a sua memória voltasse.

O grupo se separou em novembro de 1968, no auge de sua popularidade, e posteriormente se reuniu um par de vezes em 1993 e 2005. Algumas das canções do Cream são interpretadas até hoje nas apresentações ao vivo de Eric Clapton.

Em 2010, Bruce lançou sua biografia “Composing himself”, ainda não publicada no Brasil. Dois anos depois, em outubro de 2012, o baixista fez dois concertos em São Paulo e Porto Alegre, acompanhado de sua Big Blues Band.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.