9:58Dois países e uma escolha

por Sandro Vaia

Ganhe ou perca as eleições o PT já cumpriu a sua missão: dividiu o Brasil em dois e institucionalizou o maniqueísmo como política de Estado.

Consegui industrializar o “nós” a ponto de transformá-lo em símbolo da vontade, da virtude, da generosidade, da luta contra o preconceito, da compaixão pelos pobres, da igualdade-cujo corolário definitivo não é nenhuma mudança de fundo na sociedade mas apenas executar um projeto de poder. Um aprendiz de PRI, a versão mexicana do poder pelo poder.

Conseguiu cravar no fantasmagórico adversário -“eles”- o exato oposto do que ele diz representar: a maldade, o egoísmo, o ódio, a luta de classes, o racismo, a homofobia e tudo que o imaginário possa estruturar como resumo do mal.

O PSDB, numa análise atilada do filósofo José Arthur Gianotti simplesmente perdeu a identidade como partido, por não ter conseguido se articular como oposição.

O PT conseguiu, através de seu agressivo discurso maniqueísta, empurrar para uma frente oposicionista informal setores dispersos da sociedade descontentes com a amoralidade difusa e macunaímica que marca o seu período de 12 anos no governo.

O Brasil foi levado a dividir-se politicamente e eleitoralmente não mais em PT e PSDB mas em PT e anti-PT.

À informal frente oposicionista juntaram-se setores da direita ideológica mas inorgânica, alguns direitistas caricaturais, os marinistas, defensores da sustentabilidade ambiental, e até mesmo uma Frente de Esquerda Democrática, formada por intelectuais gramscianos, esquerdistas desiludidos com o fisiologismo e jogo sujo do PT, que declararam em manifesto:

( “) Nas eleições de 2014, nos decepcionamos com o PT. A campanha petista no primeiro turno valeu-se de táticas e subterfúgios que desonram o bom debate. Caluniou, difamou e agrediu moralmente a candidatura de Marina Silva, sob o pretexto de que seria preciso fazer um “aguerrido” confronto político. Atropelou regras procedimentais e parâmetros éticos preciosos para a esquerda e a democracia. ( “)

E considere-se que quando os esquerdistas democráticos escreveram esse manifesto, Lula ainda não havia comparado o adversário aos nazistas e ao rei Herodes, em alguns de seus surtos de alucinação onde combate, como dom Quixote, os moinhos de vento que ele mesmo criou- aplicando provavelmente por instinto e não por conhecimento, o princípio leninista de “acusar os outros daquilo que você faz”.

O mais nocivo populismo caracteriza-se exatamente por interditar o debate substituindo-o, sempre que possível, por uma chuva de calúnias na cabeça do adversário, que passa a ser tratado não como um defensor de propostas diferentes, mas como um criminoso a ser eliminado.

Seja como for, o País que emergirá das urnas domingo será outro. Ou melhor, será um dos dois: ou aquele que procurará a modernidade livrando-se da canga do atraso e da mistificação ou aquele que fará das ilhas de atraso, da pobreza e do assistencialismo a reserva de mercado para garantir sua perpetuação no poder. Aos populistas e demagogos, nunca convém que os descamisados possam comprar suas próprias camisas.

*Sandro Vaia – Jornalista, foi editor do Jornal da Tarde, diretor de Redação da revista Afinal, da Agência Estado e do jornal “O Estado de S.Paulo”. Escreveu “A Ilha Roubada”, (Barcarolla) sobre a cubana Yoani Sanchez e “Armênio Guedes, Sereno Guerreiro da Liberdade”

Compartilhe

8 ideias sobre “Dois países e uma escolha

  1. CURITIBANO ROXO

    De fato somos uma nação dividida uma é dos trouxas que trabalham a outra é dos vadios que vivem do suor dos trouxas.
    Como não quero ser mais trouxa, bala de prata 45 neles.

  2. sergio silvestre

    Bonito meninão roxo,só faltou completar,os que vivem do suor dos trouxas(banqueiros,especuladores etc)Querem voltar ao poder.

  3. Wagner

    Como se o governo fosse inimigo dos bancos, desde que o PT chegou ao poder nunca os bancos ganharam tanto dinheiro, mas petista só sabe repetir o que os líderes da seita falam…

  4. leandro

    Gente como o “Paladino Lonrinense” pode até ter a satisfação de sua candidata ser eleita no domingo, paciência mais 4 anos de mentiras e enganação e mais chance para achar outra fonte de renda aos seus bolsos. Terão se forem eleitos, mais esses próximos anos para ajustar as contas, indicar membros do TCU, dos Tribunais Superiores e demais entidades aparelhando mais ainda o estado, mas a casa cai. Não me coloco como “trouxa”, pois essa qualidade é das pessoas que acreditam nas falácias do pessoal do PT e seus aliados, o povão que acha ter acesso a uma casa e ao bolsa família e um automóvel não percebem ainda que estão sendo usados por essa turma que se encontra no poder. Enquanto recebem as facilidades e merecem recebe-las, pois o governo arrecada para retornar a população benefícios, mas nesse momento, ao retornar o governo joga areia nos olhos do povo para poder ter alguns de seus ocupantes e seus periféricos os benefícios de caos iguais da Petrobrás e de outras empresas estatais e aí está uma das razões de serem contra qualquer privatização. Mas de tudo isso e além da população que fica ofuscada pela massificação da propaganda governamental, são os servidores públicos , idealistas e que se deixam levar por migalhas ofertadas por cargos e ideologias servindo muitas vezes de laranjas para os aproveitadores meterem a mão no jarro. Infelizmente assim é o Brasil, vejam os PACs que até hoje não se sabe bem a quantas andam e realmente o que foi feito, os números são impressionantes, para não dizer que deixam qualquer um “estarrecido”, são milhões de casas, quilômetros e mais quilômetros de estradas, ferrovias, portos , alunos, crianças, creches, escolas, famílias atendidas em tudo isso, o povo não para enão questiona esses números, pois não há como fazer e conferir, da mesma maneira que não se sabe quantas estrelas existem no céu e quantos grãos de areia tem a praia de Copacabana, mas se sabe e bem quanto dinheiro saiu da Petrobras somente com um dos diretores. Os números impressionantes deixam o pais no topo da economia e na vanguarda de população. Tudo no Brasil, de uns anos para cá são em quantidades altas, milhares de escolas, milhares de creches, milhões de famílias atendidas, milhares de médicos e aí por diante mas também são bilhões de dinheiro público mal empregado e desviado. Se imaginarmos e só imaginarmos e compararmos esses números ditos pelo governo e ainda com a grana desviada dos cofres públicos então chegamos a conclusão que poderíamos aumentar mais ainda tudo isso e assim dá para concluir que o ou a gerente e síndica desse grande condomínio chamado Brasil é mesmo incompetente pois deixa acontecer tudo isso passivamente e pensa somente no poder.

  5. CURITIBANO ROXO

    SS Pé vermelho, a carapuça é para quem quer usá-la, depende do lado que você estiver, falando em banqueiros, se você tem algum conhecimento de economia e me parece que não tem, são eles os mais beneficiados da política econômica do pt, procure se informar melhor sobre nossa dívida interna gerada pelo seu pt, e saber quanto os banqueiros e especuladores já ganharam às nossa custas, portanto vamos deixar de ser trouxas e sanear este país.
    Ah ! A carapuça também poderá servir para seu cumpanhero do interior, sei que ele lerá esta mensagem e vai se manifestar.
    Saudações tucanas !

  6. CURITIBANO ROXO

    Toledo …………………saudações tucanas……….. poderá ser aceito no ninho, mas tem que aprender a se comportar como gente da cidade,
    Abçs.
    ah! para seu amigo pé vermelho tbém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.