17:52Ibope: Dilma, 54%; Aécio, 46%

Do Terra:

Ibope: Dilma abre oito pontos de vantagem sobre Aécio

Na pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu oito pontos de vantagem sobre seu adversário, Aécio Neves (PSDB), nos votos válidos. Ela aparece com 54% das intenções de votos, ante 46% de seu adversário. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nos votos totais, a petista aparece com 49% das intenções de votos, ante 41% do tucano. Dos entrevistados, 7% votarão em branco ou nulo e 3% se disseram indecisos. Dilma cresceu seis pontos em relação à pesquisa anterior, passou de 43% para 49%, e Aécio perdeu quatro pontos, foi de 45% para 41%. Os indecisos passaram de 5% para 3%, enquanto a taxa de brancos e nulos permaneceu inalterada.

A rejeição de Aécio passou de 35% para 42%, aumento de sete pontos percentuais, enquanto a de Dilma permaneceu em 36%. No voto espontâneo, quando o entrevistado diz em quem irá votar sem que a opção dos candidatos seja apresentada, a petista tem 47% e o tucano 39%, outros 7% disseram que votarão em branco e nulo e os indecisos somaram 6%.

A pesquisa ouviu os eleitores entre segunda-feira e quarta-feira desta semana. O instituto ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios de todo o País. O levantamento tem um intervalo de confiança de 95%. Isso significa que, em 100 levantamentos feitos com a mesma metodologia e nas mesmas datas, 95 terão o resultado dentro da margem de erro estimada. A pesquisa foi encomendada pelo Estado e pela TV Globo. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01168/2014.

Compartilhe

3 ideias sobre “Ibope: Dilma, 54%; Aécio, 46%

  1. Zangado

    Zé Beto – o ministro do TSE (que em tempos passados foi advogado petista) já está se adiantando (antes atacar que se defender) sobre o que grande parte da população está pensando dessas pesquisas e do que está por detrás delas, quiçá mais um caso de polícia, agora o “pesquisão”:

    Normas para pesquisa
    Depois das eleições, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli, irá convocar os institutos de pesquisa para fazer uma avaliação sobre os números apresentados ao longo da campanha. De acordo com ele, foram registrados muitos erros. Segundo ele, tais erros alteram rumos de campanhas, podem mudar o voto de eleitores e influenciam a bolsa de valores. Por isso, acredita que novas normas sobre as pesquisas podem ser propostas após reuniões com os institutos. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.