21:32Alvaro Dias entra na roda da delação

Do jornal O Estado de São Paulo

Laranja de doleiro cita Sérgio Guerra e outro “padrinho político” de Londrina

Leonardo Meirelles, o laranja do doleiro Alberto Youssef no Labogen, prestou depoimento na Polícia Federal, em Curitiba, nesta terça-feira (21) e reforçou as suspeitas de que o ex-presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), morto em março deste ano, teria recebido propina do esquema corrupção da Petrobras. Meirelles apontou também suposto envolvimento de Youssef com outro político do PSDB de Londrina, na região Norte do Paraná.

O laranja não citou nomes de nenhum político paranaense, mas o jornal Gazeta do Povo afirma ter ouvido fontes ligadas ao processo que apontam que o político em questão seria o senador Alvaro Dias (PSDB). De acordo com o jornal paranaense, o senador admitiu conhecer o doleiro, mas nega qualquer relação mais próxima. “A família dele (de Youssef) é conhecida em Londrina, todos conhecem ele. Eu conheço. Mas isso não tem nenhum significado”, disse Alvaro Dias à Gazeta do Povo.

Ao ser questionado sobre o trecho da delação premiada vazado pela imprensa que cita o envolvimento do ex-presidente do PSDB, em audiência na 13.ª Vara Criminal Federal em Curitiba (PR), Leonardo Meireles apontou o suposto envolvimento do doleiro com outro tucano “padrinho político do passado” e “conterrâneo” de Youssef, que é de Londrina. Alvaro Dias não nasceu na cidade, mas iniciou sua carreira política como vereador lá e mantém seu local de voto em Londrina até hoje.

Ao ser questionado pela defesa sobre o envolvimento de outros partidos com o doleiro, Meirelles apontou o PSDB.”Em uma das ocasiões eu estava na sala (de Youssef), teve um contato telefônico do Alberto Youssef do qual surgiu o nome (de Sérgio Guerra). Faltava um ajuste, alguém estava não reclamando, estava atribuindo alguma coisa que não estava acontecendo, que não estava caminhando em virtude do que tinha uma coisa do passado que estava parada. Aí surgiu o nome (de Guerra)” (sic), afirmou o laranja.

O nome do ex-presidente nacional do PSDB foi citado pela primeira vez pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, em sua delação premiada. Ele afirmou que foi procurado pelo senador tucano em 2009 e foi extorquido em R$ 10 milhões. Em troca, ele atuaria para abafar a CPI da Petrobras, aberta em junho daquele ano.

Guerra ocupava uma das três cadeiras da oposição, na comissão composta por 11. Presidida pelo senador Romero Jucá, a comissão apurava entre outras irregularidades as supostas fraudes na obra da Abreu e Lima.

Segundo o delator, o dinheiro foi efetivamente pago em 2010 pela construtora Queiroz Galvão – contratada da Petrobras – para um emissário do grupo. Tanto a empresa como o PSDB negam o esquema.

‘Muito maior’

Ao ser indagado se Alberto Youssef trabalhava para outros partidos políticos, além do PT, PMDB e PP, Meirelles declarou: “Sim, acredito eu que o PSDB e, eventualmente, algum padrinho político do passado e provável conterrâneo da região do senhor Alberto (Youssef)”, declarou.

Meirelles disse ainda que Youssef é o “malfeitor, o mentor da organização criminosa”. “As pessoas o procuravam para ele criar de alguma maneira os meios e os caminhos”, afirmou. “O que está mensurado nos contratos é o que é crível, o que é perceptível, na verdade o volume de movimentação em espécie de outras moedas sempre foi muito maior que isso”, continuou o laranja.

Ao final, ele revelou ainda o “fluxo de políticos” no escritório de Youssef em São Paulo, localizado à Avenida São Gabriel, no Itaim. Indagado sobre qual era o nível de influência e poder político de Youssef no governo federal, ele declarou. “Tinha um fluxo grande de políticos do PP, ele (Youssef) mesmo dizia que na ocasião o partido tinha uma grande soma, uma grande quantia em aberto com ele, acho que saldo de financiamento de campanha de 2010.”

Defesa

O advogado de Youssef, Antonio Figueiredo Basto, repudiou as afirmações e disse que Meirelles vai ter que provar o que diz em relação ao suposto elo do doleiro com o PSDB. O partido nega as acusações.

Compartilhe

13 ideias sobre “Alvaro Dias entra na roda da delação

  1. Marcelo

    Sinceramente?
    Tava demorando para espirrar no Alvaro Dias…
    É Claro que tinha caroço nesse angu…
    Sorte da excelencia que o mandato por mais 8 anos já tá na conta…

  2. toledo

    A turma estufa a veia do pescoço e cagueta fino e grosso e o Poodle-Botox do Senado esta cortando prego 12. Vai ser o Demonstenes Torres das Araucárias.

  3. sergio silvestre

    Mais estranho é que ouvi a mesma desculpa do André Vargas e deu no que deu.
    Pode pegar lá atrás o depoimento dele”eu moro em Londrina e conheço todo mundo,dai com o Yossef eu conheço a 20 anos.Então tem gente que conhece a mais tempo né.

  4. antonio

    Os honestos que ainda existem eh porque ainda nao descobriram as suas falcatruas. Ta mal a situacao.
    Volto a repetir que “os honestos de hoje so sao honestos porque ainda nao tiveram a chance de serem desonestos”. Pt saudacoes.

  5. Diogo Almeida

    Questão de lógica… Uma CPI formada por 8 governistas e 3 oposicionistas, teria necessidade pagar qualquer dos 3 para enterrar a citada? Tem que se investigar os nomes sim, se tiver alguma falca, punir…. Porém, raciocinem um pouco! E alias estão esquecendo dos 30 políticos citados, mais a Narizinho….a dor da derrota é soda para alguns aqui hahahah

  6. Raphael Junqueira

    O cara nem deu nome nenhum e já fica todo mundo dizendo que é o Álvaro Dias???!!!
    Condenar uma pessoa só por ouvir dizer? Por uma insinuação?
    Calma lá, gente. Vamos dar tempo ao tempo.
    Confio na honestidade do Senador e aguardo as investigações para depois fazer juízo de valor!

  7. toledo

    Raphael Junqueira, sabe de nada indecente, vai cuidar do cachorrinho do Demóstenes do Pé Rosa ( ou é vermelho Silvestre ?)

  8. leandro

    Londrina deve ter algum problema não? Silvestre e Toledo poderiam exp0licar o que se passa nessa terra, afinal ambos fazem apologia da terra e massacram os curitibanos. Seria a fama de “pé vermelho” ?

  9. Oto Lindenbrock Neto

    Raphael Junqueira: este texto parece coisa do PT…Todos os denunciados pela dupla Costa /Youssef entoam esse mantra. Será que o PSDB vai plagiar o PT neste quesito? Desse jeito, o que o argumento tucano pode ser usado como peça de defesa dos petistas… O que num país surrealista como o nosso não seria de estranhar. É até normal. Aqui os gatos latem, os cães miam e os tucanos cacarejam.

  10. toledo

    Leandro, o correto não é curitibano é curitiboca, na dúvida pergunte ao Silvestre, ele já deu a definição de passaralho, hoje.

  11. Matheus

    Delação origina-se de acusar, delatar ou deferir.
    Mas em se tratando de políticos, no final das contas pouco ou nada será realmente feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.