7:22A guerra dos que não sabem

Quando a falta de bom senso vem de cima, como exemplo, alguns integrantes da ninguenzada se entusiasmam e começam a defender pretensas ideologias de esquerda ou direita como em torcidas organizadas quase tão violentas quanto as próprias. É o retrato deste país hoje, a poucos dias de uma eleição onde os dois candidatos à presidência só faltam se cuspir nos debates e jogam um contra os outros acusações que, se isso aqui fosse um país sério, o camburão esperaria a saída dos contendores para que fossem guardados enquanto se apuram as denúncias. Comentaristas deste blog se esbofeteiam com argumentos e impropérios dignos de quem nasce como cavalo de padeiro, ou seja, com aquela viseira que só os faz enxergar numa direção – e acreditam nela como os seguidores de Jim Jones, aquele maluco que fez seiscentas pessoas se suicidarem seguindo a orientação dele. Na chamada grande imprensa acontece a mesma coisa, seja na linha editorial, como nas colunas opinativas, transformando a eleição numa final de campeonato de time de várzea entre o Arranca Toco F.C. e o Da Medalhinha Pra Cima E.C. Enquanto isso, neste Brasil que poucos conhecem e enxergam, o capiau olha para o calendário e sabe que no próximo domingo precisa colocar uma roupinha mais ou menos para votar. Em quem? Na hora ele decide. Talvez pelo rosto que lhe pareceu mais simpático na propaganda de tv. Ele tem uma penca de filhos, a mulher espera outro e, sabe sim, assinar o nome em forma de garranchos e ler algo. Comida tem na mesa, porque farinha não falta, de vez em quando engordada por um feijão ralo e, uma vez por semana, um pedaço de carne. Os sábios falam em nome deles, porque alguns leram Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Mario Palmério ou Rubem Fonseca – e ainda militaram no pensamento e se penalizam com quem sofreu nas garras da ditadura; ou então aqueles que viajam para a matriz americana e sonham transformar o Bananão numa grande Miami, enquanto os do outro lado ainda sonham com uma Cuba gigantesca, como se o Brasil fosse uma Paquetá fácil de se controlar. Pois neste país destrambelhado é isso que temos para escolher. Um país onde a Justiça não tem vergonha de ser injusta, ela que pensa no umbigo e no teto de sua turma que inventa o auxilio-moradia num país de sem tetos. Um país onde os dois lados da disputa estão chafurdados em escândalos de roubo do dinheiro público e agora se esfaqueiam, com o patrocínio dos donos do dinheiro, para comandar um caixa de trilhões que se abre fácil, apenas com o esforço da salivação. E a arraia miúda fica na arquibancada discutindo e batendo no peito que é desse lado ou daquele. E se xingam, se agridem como aqueles símios do filme 2001, quando estes descobrem o poder da arma e se matam para tomar um território onde há água. Só que aqui, desde sempre, o território está cercado de arame farpado e os donos de sempre no máximo jogam migalhas para que a turba não se revolte. E os fazem trabalhar e pagar a conta de tudo, porque é assim que funciona.

Compartilhe

14 ideias sobre “A guerra dos que não sabem

  1. Leudinir de Souza

    Olha, como você não conhece o Brasil e nem os brasileiros, e como os julga por alguns poucos que estão, sem saber, fazendo força pra melhorar. Acredito que cada um de nós tem que tomar cuidado, pra que nosso momentâneo negativismo e desânimo não contagie quem nos ouve e principalmente lê. Eu lhe entendo, no fundo você só fala o que falou rezando pra que seja o contrário, e é.

  2. toledo

    Zé, eu não disse e nem pensei nada, fiquei na minha moita. Se quiser um pouco do meu adoçante eu empresto.

  3. sergio silvestre

    ??????????????Eu acho que esse texto é do Leandro,ou de alguém ofendido pelas pesquisas,ou de alguem que reina somente no seu quarteirão.
    tem que conhecer os Brasil,atravessar de balsa o São Francisco de Juazeira a Petrolina,conhecer as plantações de manga e abacates irrigados que produzem o ano inteiro e ver a redenção do nordeste,antes mera localização geográfica,onde os aristocráticos faziam turismo sexual e as madames usavam sua mão-de-obra barata para ter 5 nordestinas trabalhando as vezes a troco de comida .
    Seria o nordeste mais ao menos uma boate cubana antes de Fidel,onde os americanos usavam a lha como seu motel particular.
    Tem que pegar a Raposo e romper até o Mato Grosso,Primavera de leste que nesses 12 anos duplicou de tamanho,tamanho o progresso,as searas de safras recordes,os aeroportos lotados de pedreiros e serventes que pela primeira vez na vida tem a oportunidade de ser feliz.
    Que é que vocês queriam,tirar a felicidade desse povo,só por que hoje o governo está tirando um pouco de quem tem muito?
    Estranha maneira muar de nós Sulistas pensar,estranho é o tipo que olhamos o resto do Brasil.Nossos irmãos nordestinos que tanto contribuirão para construir quase tudo que temos,agora eles tem sua contribuição,mesmo que tardia,mas que veio por intermédio de um torneiro mecânico que o chamam de bêbado e outros adjetivos impublicáveis,mas que foi o pai dos pobres e o maior líder politico vivo no Pais.
    Desculpe minha sinceridade para discordar de parte do que foi escrito acima,acho que devemos parar com esse negocio que Cuba ,Venezuela etc influi em nosso modo de viver ou tira da nossa mesa comida,isso é papo para encher linguiça e já está ficando como o Caso da Petrobras de encher o saco como disse o Serra.

  4. Zé Beto Autor do post

    o texto é meu, silvestre. sobre o seu, nem o amaral neto conseguiria tal façanha.

  5. toledo

    Zé,vou sair da moita e dizer que foi meio conservador o seu texto. Mas do jeito que as coisas andam, vou mudar para o Nordeste, lá tá mais light ou diet ( sou diabético, daqueles que retira a insulina grátis na farmácia da Dilma ).

  6. leandro

    O Silvestre me deixa preocupado., o sujeito não pode passar um momento sem falar no meu nome, dia desses falou em tomar uma cerveja, sai pra lá capeta, procure tua turma não tenha pesadelos por minha causa . Creio que o outro amiguinho dele possa ficar enciumado, pois o texto não é meu. Mesmo não sendo meu ainda continuo discordando do que ambos falam e de quem eles apoiam politicamente, mas isso é questão de cada uma. No caso dessa turma PT e seus aloprados aficionados o que enche o saco na realidade é a mania de grandeza e de querer mudar o pensamento de quem é contra. Cada uma fala e pensa o que quer e se responsabiliza por isso. Isso sim enche o saco mas a roubalheira na PTrobrás não e precisa sim ser desvendado com quem realmente ficou a grana .

  7. toledo

    Silvestre, o Silvio Santos gosta de roletrar e o Zé de deletar. Não sei o que passa mas me comprometo que se ocorrer a vitória da Dilma vou assumir uma posição de coxa quando ganha dos poodles. vou ficar de boa.

  8. leandro

    Tá vendo Zé, democracia é isso aí, tem umas antas que pensam que sabem e podem tudo, aqui no blog sempre aparecem duas que até dão a nítida certeza que ou são casados ou é uma única pessoa.

  9. toledo

    Leandro, você esta indeciso, mas já decidiu. Vai sair domingo dando um de Piá de Prédio mas vai votar na Dilma. Parabéns, inteligente a sua decisão.

  10. leandro

    Olha Toledo, sem ofensa, prefiro votar na Senhora Sua Mãe, que deve ser bem melhor que a Diloma.

  11. toledo

    Leandro, eu sei que até sábado você define, vai de 13. Eu sei que sou filho da puta porque sou PT, mas vote na Dilma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.