10:55PT-Arena

por Ruy Castro  Aos 93 anos, o inesquecível Francelino Pereira, ex-deputado, ex-“governador” de Minas Gerais e ex-presidente da Arena, está não apenas vivo como deve ter tido uma sensação de “déjà vu” diante dos resultados das eleições de domingo. Ao ver o PT disparando no sertão, certamente se lembrou da citada Arena, que, nos anos 70, passou da condição de “maior partido do Ocidente” à mais modesta, de maior partido do Nordeste.

A Arena –Aliança Renovadora Nacional– foi uma invenção dos militares, em 1965, para ratificar no Congresso o que eles quisessem impor. Era o partido majoritário, tendo como adversário o então tíbio MDB –Movimento Democrático Brasileiro–, de oposição tolerada, formado pelos políticos que sobreviveram às primeiras cassações. A Arena abrigava os mais notórios adesistas, oligarcas, coronéis, oportunistas, corruptos e o que havia de mais atrasado nos grotões rurais e urbanos. Tinha gente boa também.

Com isso, nas poucas eleições com voto direto, dominando 90% dos governos estaduais e 100% das prefeituras, não era surpresa que o partido do governo esmagasse a oposição. Francelino, empolgado com a performance de seus pares, fez os cálculos e decretou que a Arena era o maior partido do Ocidente.

Mas, um dia, as coisas começaram a mudar. Nas eleições de 1974 para o Senado, o povo, já farto, surrou a Arena. Elegeu os candidatos do MDB nos principais Estados e alterou de tal forma a balança do poder que Geisel teve de nomear senadores e governadores nos Estados em que não conseguia ganhar –Francelino, aliás, foi um deles. À Arena sobrou apenas a fidelidade do Nordeste, sempre sensível aos afagos oficiais. Até dissolver-se em 1979.

Parece estar havendo uma certa arenização do PT. E não apenas porque sua força hoje se concentra no maciço apoio nordestino.  *Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

4 ideias sobre “PT-Arena

  1. Zangado

    O fato histórico político da ditadura quando se repete vem sob a forma de farsa – o aparelhamento corrupto lulopetista baseado nos dependentes da bolsa-família !!!

    O país acordou uma vez e despertará também desse pesadelo porque não há mal que sempre dure.

  2. toledo

    Será ? quando da Arena e PMDB tínhamos um partido a direita e outro um pouco a esquerda com alguns em dúvida e com medo. Tentamos uma linha mais a esquerda em 64 com Jango mas os milicos derrubaram. Foi com Lula que passamos a ter um governo a esquerda e voltado a projetos de inclusão social. Isso incomoda as nossas elites a ponto de eles forçarem um terrorismo. Nossa mídia tem medo de que se faça um regulação como em outros países. Chegamos ao ponto de uma candidata nascida e criada no PT receber o apoio do maior banco privado do país ( Neca Setúbal do Itáu.) porque viram nela a chance de derrubar uma multa por sonegação de impostos. ( Multa de 18 bilhões pela sonegação de impostos na compra do Unibanco pelo Itau ). Os que criticam o Bolsa Família nunca buscaram entender o que ele representou para os menos favorecidos. São PT-Fóbicos.

  3. leandro

    Eu sou PTfóbicp, Lulafóbico, Dilmafóbico, Tolefóbico, Silvestrofóbico efim tudo que vem do PT fico com um pé atrás, coisa boa não é. Tudo isso depois da comparação e comprovação que eles mesmo deram, prgaram uma coisa e fizeram muito pior do que os outros e como o Lula diz, “..nunca nesse país”,,,, se roubou tanto como agora e nunca nesse paós se disse eu não vi nada eu não acredito. E por fim é incrível que depois de tudo o que aconteceu e acontece no governo a Dillma venha dizer “vamos criar leis e não admitiremos corrupção, Agora? Vão ser cara e pau assim lá em Cuba.
    A propósito como está o caso da Petrobrás??????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.