16:46Líder, Richa avança nas pequenas cidades do PR e se consolida na capital

Da Folha.com, em reportagem de Estelita Hass Carazzai

No Paraná, o candidato à reeleição Beto Richa (PSDB) foi o único a crescer na última pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (2).

Mesmo sendo o alvo preferencial dos adversários, especialmente nesta reta final, o tucano permanece na liderança, e venceria no primeiro turno, com 55% dos votos válidos, de acordo com o levantamento.

O atual governador começou a eleição em empate técnico com o senador Roberto Requião (PMDB), que já comandou o Estado por três vezes. No ano passado, Richa enfrentou uma crise financeira no governo, deixando de pagar fornecedores por falta de caixa, e contava com a insatisfação de categorias importantes de servidores.

Por causa do aperto financeiro, teve que adiar obras e deixou de cumprir algumas promessas de campanha.

Mesmo assim, o tucano subiu dez pontos percentuais nas intenções de voto desde meados de agosto, segundo o Datafolha.

Abaixo, alguns fatos que detalham o desempenho do tucano e de seus adversários.

1) Richa cresce nas pequenas cidades

Da última semana para cá, o atual governador aumentou consideravelmente sua intenção de voto nos pequenos municípios: Richa tem 53% nas cidades com menos de 50 mil habitantes, que concentram quase metade da população paranaense. São 11 pontos percentuais a mais que no último Datafolha, de uma semana atrás. No início da campanha, esse era o reduto de Requião, que liderava com 39%. Hoje, o peemedebista faz apenas 27%.

O coordenador da campanha tucana, Eduardo Sciarra, diz que o crescimento é fruto do “exército” de candidatos a deputado da coligação, que tem 17 partidos, além da parceria com prefeitos. “Mais de 300 prefeitos estão conosco. A base de apoio é muito ampla”, afirma. Há 399 municípios no Paraná.

2) Na capital, Richa consolida votação

Curitiba e região metropolitana eram um desafio para o governador no início da campanha. O grupo do tucano perdeu para o PDT na última eleição a prefeitura da capital paranaense, berço político de Richa (que foi prefeito de Curitiba entre 2005 e 2010).

Em agosto, Requião liderava as intenções de voto na região metropolitana, por 37% a 30%. Agora, o quadro se inverteu. Richa tem 42%, contra 30% do peemedebista. Na última semana, melhorou seu desempenho especialmente em Curitiba, onde marca 43% –cinco pontos a mais que no último Datafolha.

3) Peemedebistas aderiram a tucano

Simpatizantes do PMDB, partido que detém o maior número de prefeituras no Estado, “migraram” para a campanha de Richa na última semana, pelo menos conforme aponta o Datafolha. A intenção de voto do tucano entre os que declaram preferência pelo PMDB aumentou de 34% para 44%.

Há uma semana, Requião liderava com folga neste segmento: tinha 63% da preferência do grupo, contra 34% de Richa. Agora, está em empate técnico, com dois pontos a menos que o tucano (42%).

4) O menos rejeitado

Richa é hoje o menos rejeitado entre os três principais candidatos ao governo do Paraná. Tem 16%, contra 20% de Gleisi Hoffmann (PT) e 27% de Requião. No início da campanha, empatava com Requião nesse quesito.

Da última semana para cá, diminuiu o índice em quatro pontos percentuais, principalmente em municípios de porte médio (entre 200 e 500 mil habitantes), onde sua rejeição caiu dez pontos.

5) Governo é aprovado por 50% dos entrevistados

A gestão de Richa é aprovada hoje por 50% dos paranaenses, segundo o Datafolha, que consideram seu governo ótimo ou bom. É um índice estável em relação às outras pesquisas (oscilou de 48% para 50% desde agosto, dentro da margem de erro).

Apenas 11% dos entrevistados consideram seu governo ruim. É outro fator que ajuda a explicar o desempenho do tucano na campanha eleitoral.

 

 

 

Compartilhe

6 ideias sobre “Líder, Richa avança nas pequenas cidades do PR e se consolida na capital

  1. leandro

    PÔ ! Zé Beto, ao publicar essa matéria o povo do Requião e ele em especial ficarão mais malucos.

  2. toledo

    O Beto Jeitoso, bronzeado com urucum, é boy do Batel. A direita curitibana, do clube curitibano , do graciosa do bessa da gazeta, baba por ele. Leandro você também ? Até tu ? Você não tinha virado Marinete ?

  3. petronio

    Fim melancólico de Requião, um político bem-sucedido, que não soube a hora certa para se retirar e dar espaço a outros. Um partido como o PMDB, não tem ninguém que possa dar a mesma força e visibilidade que o senador deu. O líder será avaliado pela história, não só pela sua trajetória e contribuições, mas pela herança que deixará para assegurar a continuidade do partido.

    No momento, não há ninguém que se destaque no PMDB, o estilo do senador não estimula o surgimento de outas lideranças partidárias. O PMDB não tem a prefeitura de Curitiba, nem de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, São José dos Pinhais, Pato Branco, Rolândia, Umuarama, União da Vitória, Arapongas e outras principais cidades.

  4. sergio silvestre

    Precisa abrir as urnas,vi a mesma coisa na eleição passada no blog do Fabio Campana onde so faltava a faixa para o Ducci.Calma e caldo de galinha gente.

  5. Professor Xavier

    Ká ká ká, os maus perdedores não se cansam nunca, deem um tempo gente, até o Pinoquião já desistiu. Esta o piá de prédio, playboy bronzeado, já levou e no primeiro tempo. Mas uma coisa boa aconteceu, os parvos, os tolos e os ingênuos nem eles não acreditam mais no sempiterno trololó do Pinoquião. Até a próxima sova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.