19:35Datafolha: Beto Richa, 49%; Roberto Requião, 27% e Gleisi Hoffmann, 11%

Da Folha.com, em reportagem de Estelita Hass Carazzai

Beto Richa seria reeleito no primeiro turno do Paraná, diz Datafolha

O tucano Beto Richa seria reeleito no primeiro turno se a eleição ao governo do Paraná fosse nesta quinta-feira (2), mostra pesquisa Datafolha em parceria com a RPC TV (afiliada da TV Globo).

Atual governador, Richa tem 49% das intenções de voto, contra 27% do segundo colocado, o senador Roberto Requião (PMDB).

No levantamento, realizado nesta quarta (1) e quinta-feira (2), a petista Gleisi Hoffmann, ex-ministra da Casa Civil de Dilma, segue em terceiro lugar, com 11%.

Brancos e nulos somam 4%, e os indecisos são 7%.

Em relação ao último levantamento, da semana passada (dias 25 e 26), Richa avançou quatro pontos (tinha 45%), Requião recuou três (tinha 30%) e Gleisi oscilou um para cima (tinha 10%).

O Datafolha fez uma simulação apenas com os votos válidos, quando são excluídos da contagem os brancos, nulos e indecisos. Nesse cenário, Richa marca 55% (na semana passada ele tinha 52%).

Para um candidato ser eleito já no primeiro turno, ele precisa ter 50% dos votos válidos, mais um voto.

Na pesquisa, com margem de erro três pontos percentuais, para mais ou para menos, o Datafolha simulou um segundo turno entre Richa e o ex-governador Requião. Nesse cenário, o tucano venceria o peemedebista (54% a 35%). Na semana passada esse quadro estava 51% a 38%.

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

Com o objetivo de crescer na reta final e já vencer no primeiro turno, Richa se licenciou do governo na última segunda-feira (29). Desde então, se dedica à campanha em tempo integral. Intensificou a agenda de compromissos, principalmente em Curitiba e região metropolitana, onde tem uma disputa mais acirrada com Requião.

Segundo o Datafolha, Requião tem 27% de rejeição, a maior entre os candidatos. Gleisi tem 20%, e 16% dizem que não votariam em Richa de jeito nenhum.

No último debate do primeiro turno, realizado na terça-feira (30), na TV Globo, Richa foi o principal alvo dos adversários, que o acusaram de “apagão de gestão” e de não cumprir promessas que fez. O tucano rebateu com números de seu governo, como tem feito desde o início da campanha.

Requião, que governou o Paraná por três mandatos, inclusive antecedendo Richa (2003-2010), tem feito diversas carreatas pelo interior. Nesta semana, esteve no litoral, no oeste e no norte do Estado.

Na última semana, o peemedebista prometeu disparar uma “bala de prata” contra Richa no programa eleitoral de segunda-feira, mas não o fez.

Pela internet, afirmou que tinha “fotos comprometedoras” do tucano, mas que não iria revelá-las por não ser “canalha”. Disse ter encaminhado a denúncia à Polícia Federal.

Bem atrás nas intenções de voto, a petista Gleisi tem combatido as pesquisas.

No programa eleitoral desta quarta (1), lembrou das últimas eleições para prefeito, em 2012.

“As pesquisas diziam que o Gustavo Fruet [PDT], em Curitiba, e o Kireeff [PSD], em Londrina, estavam fora do segundo turno. E hoje os dois são prefeitos”, afirmou.

Nas últimas semanas, Gleisi tem colado sua imagem à da presidente Dilma, que aparece no topo das intenções de voto no Paraná.

SENADO

Na disputa ao Senado, o candidato à reeleição Alvaro Dias (PSDB) continua muito à frente na liderança: tem 65% das intenções de voto (tinha 63% na semana passada), contra apenas 7% de Ricardo Gomyde (PC do B) e 4% de Marcelo Almeida (PMDB).

O Datafolha ouviu 1.367 pessoas, em 51 municípios do Estado, e a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com os números PR-00045/2014 e BR-00933/2014.

Compartilhe

6 ideias sobre “Datafolha: Beto Richa, 49%; Roberto Requião, 27% e Gleisi Hoffmann, 11%

  1. sergio silvestre

    Eu voto Requião e acredito em pesquisas,como também acredito em propaganda pois minha empresa precisa ser divulgada para obter clientes.
    Também acho que o Beto Richa deve ganhar no primeiro turno,como também acho que a Dilma deve ser de novo a nossa presidente.
    Também acho que vamos ver e ter muito assunto durante os próximos anos,com muares dizendo que a Dilma está prejudicando o estado e que a Gleise é contra o Parana.
    Vamos ver um Beto Richa com menos compromissos já que é um bom vivã,correndo o mundo e curtindo mais 4 anos de governo como se estivesse fazendo turismo e numa colonia de ferias.
    Vamos ver mais arrocho no funcionalismo muitas greves mas ai Inês estará morta,pois não adiantará as greves que o distinto não vai poder ser reeleito novamente.
    Admiro a correria do homem nesses dois meses de campanha,mas vai ter 4 anos para descansar,pois ninguém é de ferro.
    Vou comprar duas duzias de Heineken e convidar o Toledo para aumentar nossos triglicerídios e observar da planicie as eleições e se perder uma e ganhar a outra com a Dilma,estaremos empatados com o Parreiras ,Juca,Leandro,Fausto e nosso Richista tolerante e democrático Zé Beto.
    Então meu irmão,segue o enterro e a tendencia muar do eleitor é de votar para não perder o voto,mesmo que esteja votando em alguma coisa que boia ou que enrosca nas curavas de rio.

  2. paulo renato

    Graças à misericórdia divina e ao bom juízo do eleitorado, vamos liquidar a eleição no primeiro turno e mandar para casa aquela dinastia retrógrada que sempre atrasou o Paraná. Chega de bala-de-prata, bala-armação, ferreirinha, galo ezekias, mamona, truculência, arrogância, má educação, nepotismo, cavalos sustentados pelo governo etc. Pena que, por enquanto, o voto popular não poderá impedir o turismo, as viagens ao exterior, avião de primeira classe, boa comida, bons vinhos. Mas daqui a pouco isso também acaba. Aleluia!

  3. servo silvestre

    Onde tem eleição, logo aparece o nosso Requião.
    E aí os invejosos já inventam que vai ter armação.
    Requião é santo, faz o bem, um grande bonachão.
    Tudo verdade, mas acham que é mais enganação.
    Sou puxa-saco, apanho, mas acredito em Requião.

  4. Otávio Augusto

    Nesta eleição, qual foi a diferença entre Requião e Gleisi?
    Requião JÁ perdeu e Gleisi SE perdeu!

  5. arlindo

    POEMA DO TRIBUFÃO

    LÁ VEM O REQUIÃO, VELHO AMIGO DA ARMAÇÃO.
    TACA LE O PAU, REQUIÃO VÉIO, SEM EDUCAÇÃO.
    DESRESPEITA TODO MUNDO, É UM GROSSEIRÃO.
    NÃO LARGA O OSSO, QUER MOLEZA NA ELEIÇÃO.
    SE VIAJA, ALGUÉM TEM QUE FICAR DE PLANTÃO.
    NÃO ACREDITA EM NINGUÉM, SÓ NO SEU IRMÃO.
    QUE APRONTA E QUASE VAI DORMIR NA PRISÃO.
    ÊTA REQUIÃO VÉIO, ELE ACHA QUE É UM PAVÃO.
    ESPELHO, ESPELHO MEU, OUTRO NÃO TEM NÃO.
    NÃO APRESENTA PROPOSTA, QUER CONFUSÃO.
    PENSA QUE SABE TUDO, VAIDOSO CANASTRÃO.
    FALA, MAS NÃO DIZ NADA, É O CARA, SABICHÃO.
    QUEM CONHECE, SABE QUE VEM EMBROMAÇÃO.
    CRITICAR É PARA JÁ, NADA FAZ, SÓ ENROLAÇÃO.
    PEDÁGIO É MAIS PROMESSA, MAIS ENGANAÇÃO.
    CAINDO NAS PESQUISAS, VAI PERDER A ELEIÇÃO.

  6. Fausto Thomaz

    Opa silvestre….agora sim….vc está se comportando como um verdadeiro cidadão….reconhece que perdeu e sua bola de cristal está mais lustrada que nunca….mas diferente de vc, eu vou continuar rindo nos próximos 4 anos….rsrsrsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.