8:19A vergonha na cara e os aviões de carreira

por Augusto Nunes

A OAB do Distrito Federal não tem vaga para Joaquim Barbosa. Os motivos são dois: vergonha na cara e excesso de altivez

Além de admiráveis mestres do Direito, juristas de fina linhagem e profissionais que amam a Justiça acima de todas as coisas, a Ordem dos Advogados do Brasil abriga bacharéis de quinta categoria, doutores em patifarias, rábulas mequetrefes, vigaristas de porta de cadeia, pombos-correio de organizações criminosas, coiteiros de matadores psicopatas, estafetas de narcotraficantes, gigolôs de extorsões trabalhistas, achacadores de agentes carcerários, contrabandistas de celulares, estupradores da lei, chicaneiros compulsivos, josés dirceus e outras ramificações degeneradas da grande tribo que tem nos tribunais seu habitat. Todos são portadores da carteirinha da OAB.

É tão portentoso e prolífico esse agrupamento de obscenidades que vai minguando o espaço ocupado pelos que simplesmente advogam — ou pretendem advogar, como Joaquim Barbosa. Nesta terça-feira, o país foi surpreendido pela notícia de que a OAB do Distrito Federal fechou as portas da entidade ao ex-ministro do Supremo. Presidente da seccional brasiliense e responsável pelo veto, um certo Ibaneis Rocha decidiu que Barbosa não merece exercer a profissão de advogado. Motivo: “falta de idoneidade moral”.

O episódio infame confirma que certas manifestações de covardia exigem mais coragem do que qualquer demonstração de bravura em combate: Ibaneis, admita-se, esbanja ousadia. O que falta ao relator do pedido de carteirinha é a vergonha na cara que sempre sobrou ao relator do processo do mensalão.

Há algo no ar além dos aviões de carreira

por Elio Gaspari

O presidente da seccional de Brasília da OAB quer proibir o ex-ministro Joaquim Barbosa de advogar

De acordo com o parágrafo 1º ao artigo 5 do Ato Institucional nº 5, o presidente da República podia “fixar restrições ou proibições (…) ao exercício de quaisquer outros direitos públicos ou privados”.

Com base nisso, o marechal Arthur da Costa e Silva proibiu que os jornalistas Antonio Callado e Léo Guanabara exercessem a profissão. Mesmo para tempos de treva, a medida foi vista como uma exorbitância, e o presidente revogou-a pouco depois.

Agora, em pleno regime democrático, o advogado Ibaneis Rocha Barros Junior, presidente da seccional de Brasília da Ordem dos Advogados do Brasil, pediu a impugnação do pedido de inscrição de Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal. Sem registro na OAB um bacharel em direito não pode advogar.

O doutor justificou seu pedido mencionando episódios em que, segundo ele, Barbosa ofendeu e prejudicou a classe dos advogados. Em todos os casos o ministro agiu no exercício de função pública e em nenhum deles teve sua conduta condenada pelos poderes competentes. Felizmente, os tempos atuais são diferentes da treva que baixou sobre o país em 1968. O pedido de impugnação é uma iniciativa legítima e precisará ser ratificada por uma instância superior.

Do ponto de vista curricular, o doutor Ibaneis chegou à presidência da seccional da OAB de Brasília com menos títulos que o professor Luís Antônio da Gama e Silva, ministro da Justiça e redator do AI-5. “Gaminha” havia sido reitor da Universidade de São Paulo e diretor da Faculdade de Direito do largo São Francisco.

Era um liberticida a serviço de uma causa. Achava que, proibindo Callado e Leo Guanabara de exercer a profissão de jornalista, contribuía para assegurar uma “autêntica ordem democrática”. Afinal, foi isso que escreveu no preâmbulo do Ato Institucional. Essa “ordem democrática” expulsou do Supremo Tribunal os ministros Evandro Lins e Vitor Nunes Leal, mas não os impediu de advogar.

O doutor Ibaneis certamente acredita que a ordem jurídica brasileira e a própria advocacia terão a ganhar negando a um ex-presidente do Supremo Tribunal o direito de advogar. Há pessoas que aplaudem Barbosa na rua e há aqueles que o detestam. Em todos os casos, a opinião que se faz dele relaciona-se, acima de tudo, com a conduta que teve no STF ao relatar e presidir o julgamento dos réus do mensalão.

O pedido do presidente da seccional da OAB de Brasília é uma iniciativa individual, mas pode ser perigosamente associada a uma maneira de pensar do comissariado petista. Nenhum cidadão que aplaudiu a formação da bancada da Papuda acredita que Barbosa deve ser proibido de qualquer coisa, muito menos de advogar.

Em qualquer época, em qualquer governo, sempre haverá nos arrabaldes do governo um militar querendo fazer a bomba atômica e um operador político querendo limitar os direitos de seus adversários. Parecem figuras folclóricas, como “Gaminha” parecia sê-lo quando o marechal Costa e Silva colocou-o no Ministério da Justiça.

O tempo passa, as coisas se complicam e os personagens folclóricos ganham aliados e tornam-se sábios clarividentes. Quando a festa acaba, atribui-se à ruína ao radicalismo de um “maluco”. Gaminha não era maluco, era apenas liberticida. Doidos foram os outros.

*Publicados no blog Direto ao Ponto, da revista Veja, e na Folha de S.Paulo
Compartilhe

6 ideias sobre “A vergonha na cara e os aviões de carreira

  1. leandro

    Comentários fortes e com miras diretamente nesse absurdo da negativa do registro na OAB de Brasília ao Joaquim Barbosa. O argumento poderia valer a vários bacharéis que se sabe servem as organizações criminosas que são notícias na imprensa do país. Se a falda de “idoneidade moral” é a justificativa para a negação então que se mostre qual seria tal falta de “idoneidade moral”, pois pode transparecer a nós que os valores estão invertidos e assim dá a impressão que logo poderão fechar as portas da Papuda para os que cometeram crimes contra a administração pública pelo mesmo motivo.

  2. Mario

    Eu prefiro analisar por outros aspectos…. Os Ministro do STF depois de axercerem por algum tempo o cargo de MInistro e conhecerm como ninguem a dinamica do STF, se aposentam e passam a exercerem papeis de Consultores… Cada parecer são verdadeira fortunas e que interferem nos interesses publicos e privados de nossa sociedade…. Qual seria o papel de um Ministro Aposentado?????

  3. Wagner

    Essa mesma a OAB que faz vista grossa para a corrupção desenfreada do governo do PT…Na época em que estourou o escândalo do mensalão, e uns poucos políticos da fraca oposição cogitaram no impeachment do presidente, a mesma entidade deu chilique e se posicionou contra.

  4. toledo

    O Povo esta sempre procurando um herói, Esse safo do Joaquim Barbosa é um malandro que andava de toga.

  5. sergio silvestre

    O distinto não se aposentou?.Com 59 anos sem descontos,vai receber uma grana preta(sem preconceito)até o fim da vida depois de fazer um estardalhaço com muito foguetório,iludindo mentes digamos com poucos neurônios para perceber que ele na verdade estaria pavimentando uma carreira para amealhar vagões de dinheiro.
    Para a oposição que vai ficar mais 4 anos lambendo os dedos até o Lobão virou heroi,imaginem a onipotência do Joaquinzão.
    Quando voltar a adorar ídolos de ouro a nossa raça tende a regredir a um tempo dos bárbaros,ai espertos como esses viraram messias e pregarão a salvação para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.