14:37OAB/DF nega registro de advogado a Joaquim Barbosa

Do jornal Correio Braziliense, em reportagem de Eduardo Militão

Por supostamente não possuir “idoneidade moral”, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa teve seu pedido de registro de advogado negado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal. A entidade informou ao Correio, na tarde desta terça-feira (30/9), que os motivos incluem críticas críticas do então ministro à categoria profissional dos advogados.

A negativa foi dada pelo presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha Barros Junior, na sexta-feira passada (26/9). Joaquim Barbosa ainda pode tornar-se advogado. Ele pode recorrer à Comissão de Seleção da OAB local.

A relação de Barbosa com os advogados é tensa há muito tempo. Foram vários episódios em que a OAB se indispôs com o ex-ministro. A decisão de Ibaneis começca com uma declaração feita uma sessão de desagravo contra ele em 10 de junho passado.  “O desapreço do Excelentíssimo Sr. Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal pela advocacia já foi externado diversas vezes e é de conhecimento público e notório”, afirmou o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, no texto reproduzido na decisão.

Ao final, Ibaneis cita a lei que criou o Estatuto da Advocacia como motivo para negar registro a Joaquim Barbosa. Segundo ele, é necessário rejeitar o pedido de inscrição do ex-presidente do STF porque ele “não atende aos ditames do art. 8º da Lei nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e OAB), notadamente a seu inciso VI”. O texto citado diz que, “para inscrição como advogado, é necessário (…) idoneidade moral”, entre outros requisitos.

Compartilhe

9 ideias sobre “OAB/DF nega registro de advogado a Joaquim Barbosa

  1. Fausto Thomaz

    PQP tem gente mais babaca que advogado? os caras se acham acima de tudo e de todos…não passam de um bando de arrogantes e egocentricos vestindo seus terninhos Armani e gravatinhas combinando com a meia e/ou com a cueca de seda….GESSSUIZZZZZ…chamem o Tim Maia

  2. toledo

    Essa atitude é pedagógica para esse cidadão. Usou e abusou da autoridade e nunca teve humildade. É difícil conviver e respeitar pessoas com necessidade de afirmação como tem esse cidadão. Muito boa a atitude da OAB de Brasilia.

  3. CURITIBANO ROXO

    Se a Constituição Federal Brasileira de 1988 preconiza no Artigo 101 que o Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e REPUTAÇÃO ILIBADA, como a OAB está se manifesta que o Sr. Joaquim Barbosa não possui idoneidade moral, pergunto se ele não tem, todos outros ministros têm?
    A OAB está se contaminando, a sociedade está se desagradando com seus posicionamento em defesa de criminosos e de pessoas de caráter duvidoso.
    Assim, neste país, não há a quem recorrermos para defender o que é direito !

  4. moizes braz

    A OAB, não passa de braço juridico do PT, como diria o apresentador ” isto é uma vergonha”!

  5. jar

    A OAB erra ao retaliar com o ministro Joaquim Barbosa, erra pois transforma um direito dele numa briguinha tipo daquelas que a meninada não deixava o desafeto jogar bola, dizendo “… você não joga, a bola é minha… ” Até parece que a OAB de Brasília está aparelhada politicamente e toma uma atitude de revanchismo quando a função do advogado nunca poderia ser isso. Pr4ivar o ministro de ter seu registro na ordem até parece além de um revanchismo uma maneira de não ter concorrente profissional. Lamentável a postura da instituição, mesmo que eu concorde com a truculência do ministro em várias ocasiões, não poderia ser essa a retaliação contra sua pessoa profissional. Se a alegação contra o ministro é de ” não ter idoneidade moreal ” , então que tenham a coragem de expor à população quais são essas inedoniedades que impedem seu registro.

  6. Zangado

    A OAB conseguiu chegar a este nível!
    Impensável até a era do lulo-petismo que a vetusta instituição fosse albergar esse tipo de despropósito!
    Como dizia o velho advogado Zé Inácio: agora sabemos porque nosso anel é vermelho; vermelho de vergonha !!

  7. Parreiras Rodrigues

    …o Congresso, de joelhos, bovinamente, o STJ aparelhado, a Imprensa desqualificada, a UNE, a CUT e a OAB, infamemente pelegas. Bolivariaram o Brasil e não me contaram!

  8. Professor Xavier

    Ká ká ká o JB agora é vítima dos próprios companheiros de farda. E depois dizem que corvo não come corvo. Mas a OAB esta semana extrapolou mesmo, quer cassar o Fidélis com base num artigo de alguma Constituição Bolivariana, quem não rezar pela bíblia vermelha não merece viver. Que palhaçada, mas ninguém mandou o Batman fugir da raia tão cedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.