9:51Atletiba que decide pra baixo

por Sergio Brandão

Atlético e Coritiba andam estampando a cara do fracassado… do futebol pequeno e provinciano. Com duas administrações desastrosas, não podiam estar em posição mais adequada na classificação do brasileiro. Pra arrematar, o principal jornal de esportes do estado, lança uma pesquisa: qual dos dois têm mais chances de fugir do rebaixamento? Os clubes merecem o jornal que têm. Nós, torcedores, acho que não. Nem o jornal nem os clubes que temos.

Um patina na lama há meses, o outro anda fazendo um força danada para entrar.

Não é a primeira vez que teremos um Atletiba que decide para baixo – e não pra cima.  Este está marcada para o próximo dia 4 de outubro.

Parece que vão para o clássico sem vergonha na cara e não se importam mais em perder. A indignação das derrotas ainda é só do torcedor.

Já cansei de contar a ladainha do: “ESTAMOS TOMANDO GOLS NOS NOSSOS PRÓPRIOS ERROS. PRECISAMOS TRABALHAR ISSO ESTA SEMANA” – dizem eles. Naquela semana acho que jogam canastra na concentração, porque na rodada seguinte os erros se repetem.

O futebol que andam jogando me lembra a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Um marco na vida do empergado e do empregador. Garantiu direitos e deveres a ambos, mas também crucifica com “ justa causa” o trabalhador que erra demais, coisa que não acontece com o jogador de futebol. Quem sabe seja uma boa sugestão para colocar na pauta do “Bom Senso Futebol Clube”.

As duas diretorias se fingem de mortas nos dias que se seguem e agem como se nada estivesse acontecendo. Nem satisfação dão mais. Se comportam como se o torcedor fosse algo que ainda estão estudando. Tratam ele como um ser que às vezes brota nas arquibancadas, mas que de tão triste que anda,  nem atrapalha mais, quando antes berrava indignado, protestando.

Curiosamente os dois presidentes não se bicam, embora queiram parecer profissionais. A vaidade não deixa. Andam usando os clubes para cuidar do futuro político. Um até arrumou um cargo de “aspone” na CBF, durante a Copa. O outro não se importa com estas coisas. Se puder até arruma briga com a CBF, mas gosta de posar de imperador em seu camarote, em dia de jogo, e de lá distribui bicudas em quem reclama de algo. Na verdade gosta de ser chamado de DEUS, tanto que não atende mais quando lhe chamam pelo nome de batismo.

No próximo dia 4 se enfrentam pelo Brasileiro. Vão criar clima, vão tentar esquentar a rivalidade da pior forma possível. A ponto de servir de mau exemplo ao torcedor menos avisado. Como é um clássico que decide pra baixo, espere pelo pior. Vai faltar futebol e vai sobrar falação.

Ainda não perceberam que andam mal tratando o pobre torcedor, que sempre foi o melhor desta festa, em muitos anos do histórico encontro.

Saudades, viu! Saudades dos Atletibas de verdade com Sicupira, Kruger, Nilson Borges, Paulo Rink, Tostão, Passarinho, Chicão, Rafael Camarota, Zé Roberto, Assis, Washington, Célio, Jairo, Hermes, Ozeas, Djalma Santos, Belini…

Dois belos estádios, mas sem time para colocar em campo. Mais um Atletiba sem craques.

Um Atletiba que decide pra baixo! Então… não precisa de craques, não é?

Compartilhe

7 ideias sobre “Atletiba que decide pra baixo

  1. antonio

    Não lembro se foi aqui que li a expressão: do jeito que os dois estão jogando, é bem provável que no próximo Atletiba os dois percam. É gozação mas bem apropriada a atual situação dos dois. E daí quando lemos a notícia do valor devido ao Deivid, nos perguntamos se vale a pena continuar a torcer por um time administrado por irresponsáveis desse naipe. Como é que contratam alguém desse tipo, em final de carreira, interessado apenas em dinheiro, por valor tão absurdamente alto? Será que aí tem? Só mudaria se os bens pessoais dos administradores fossem colocados em risco por má gestão. Mas aí ninguém vai querer assumir.

  2. Indignado

    Impossível não fazer uma analogia do futebol brasileiro num todo com a sociedade brasileira. Ambos carecem (e muito e há muito tempo) de verdadeiros e HONESTOS dirigentes, a torcida, como a sociedade, de parar viver em estorpor maligno e hipocrisias apaixonantes e AGIR para que mudem os dirigentes DESONESTOS E EGOÍSTAS, ao invés de ficarem se lamuriando e lamentando as velhas e crônicas mazelas. Reclamam de tudo ruim, mas que fazem, realmente, para mudar??? A torcida de verdade, numerosa, se UNIU para tirar o cancer do clube??? A sociedade se uniu e mudou o prefeito, o verador, o governador, o deputado est./ fed., o juiz corrupto, o (a ) presidente omisso???? Pais de OTÁRIOS E CANALHAS, sempre!!!
    P.S.; Belo texto, SB.

  3. toledo

    Zé, para resolver a situação poderia se fazer uma permuta. O Virso vai para os Poodles ( ele é bem narcisista e se daria bem ) e o Petraglia sobe o morro e assume o Pro tork. Tudo resolvido.

  4. leandro

    Já que o momento é de saudosismo, lembro que a choradeira de hoje não tem a lembrança de ontem. Vejamos, o Santos F C um dos maiores clubes do mundo no passado, tinha um poenalti contra si, não discutia o mérito, ia para cima do adversário e recuperava a desvantagem, quando tomava 1 ou 2 gols, fazia 3 ou 4 , aí está a diferença, hoje vala mais a choradeira e reclamação de times medíocres que sequer podem ser chamados de “times”, são na realidade um amontoado de pessoas que resolvem fazer aquela pelada do final de semana. Agora o mais impressionante é a postura dos dirigentes que por algum interesse não mudam essa situação, preferem além de reclamar, investir em lucros a curto prazo em jogadores cometas no nosso país. Será que nunca em conjunto pensaram em não dar espaços aos mercenários e empresários? Há algo de podre no reino do futebol, em campo, nos dirigentes dos clubes, nos diretores das Federações e principalmente na CBF. O pior de tudo que o futebol é paixão e sendo paixão a torcida não abandona os estádios que era o que deveria ser feito. Uma greve de torcida , (deveria ser chamada de trochida) não comparecendo a nenhum jogo, não comprando camisetas de nenhum clube, nem assistir e ouvir sequer uma partida e não comprar nenhuma revista esportiva e a imprensa de modo geral não dar espaços a ninguém dessa turma.

  5. Oto Lindenbrock Neto

    Caro Sérgio Brandão. Permita chamá-lo de caro. Já repeti algumas vezes neste blog que o Paraná é o Maranhão do Sul. Logo, nada mais lógico que nossos principais clubes mais se assemelhem a Sampaio Correa e Moto Clube -aliás, as cores são parecidas. Coritiba e Atlético fazem parte de um passado que vai ficando cada vez mais incolor. A grande disputa já há alguns anos é pra ver quem produz o canto-plágio de alguma super banda de rock mais obsceno. Krüger, Sicupira,Nilson Borges, Jairo, Alfredo Gottardi, Zé Roberto foram o que restou de uma época que não volta mais. Hoje coxas e atleticanos não torcem mais para times. Uns torcem para um estádio outros torcem para surgir um presidente que faça um time que não dê vexame. E se odeiam. Porque são iguais na mediocridade.

  6. toledo

    Oto Lindenbrock Neto, pegou pesado e sem dó. Me parece que você é alemão, e alemão é um português que aprendeu matemática. Quer sentar no Pro tork ou na estaiada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.