16:07Obras na ponte

Da assessoria de imprensa da Itaipu

Revitalização da Ponte da Amizade começa em uma semana

Prestes a completar 50 anos, a ponte internacional que liga Brasil e Paraguai receberá reforma completa. Obras terminam em um ano.

As obras de revitalização da Ponte da Amizade, que liga o Brasil e o Paraguai, devem começar no dia 1º de outubro. O anúncio foi feito na terça-feira (23), durante a assinatura da ordem de serviço das obras. A cerimônia aconteceu na sede regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Foz do Iguaçu. A reforma acabará no final de 2015.

A Ponte da Amizade, que em 27 de março do ano que vem completa 50 anos, ganhará a maior reforma de sua história, em seus 600 metros de extensão. O asfalto será recapeado e serão substituídas as juntas de dilatação da ponte. Toda a passarela de pedestres será coberta. A ponte ganhará pintura e iluminação novas.

O gradio interno e externo serão levantados trazendo mais segurança para os turistas e inibindo o contrabando de mercadorias. Com o mesmo objetivo, serão construídos postos da Polícia Federal, fechados e com ar-condicionado, nos intervalos da ponte.

 

Obras começam imediatamente

Assinaram a ordem de serviço o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o superintendente do Dnit no Paraná, José da Silva Tiago, e o representante do consórcio CSO-Gaissler, Luiz Matsumoto Vargas. A prefeita de Foz do Iguaçu em exercício, Ivone Barofaldi, e o diretor-geral brasileiro de Itaipu licenciado, Jorge Samek, assinaram como testemunhas.

Sérgio Passos afirmou que as obras devem começar “imediatamente”, porque o consórcio responsável pela revitalização já conta com o projeto feito pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) e pelo Fundo Iguaçu e doado ao governo federal. O custo da reforma é de R$ 10,2 milhões.

De acordo com José da Silva Tiago, a revitalização da Ponte da Amizade será feita na modalidade Regime Diferenciado de Contratações (RDC) menor custo, ou seja, o consórcio que vai executar as obra não precisa entregar o projeto básico, ambiental e executivo.

“A empresa recebe hoje a ordem de serviço e começa no dia 1ª de outubro a trabalhar”, afirmou, lembrando que o começo do mês é normalmente usado como início de obras, para facilitar o controle do Dnit.

 

Início em uma semana

“Vamos começar com a limpeza externa e a pintura”, antecipou Luiz Vargas, do consórcio CSO-Gaissler. Segundo ele, no auge das obras, cerca de 100 empregados vão trabalhar na revitalização da Ponte da Amizade.

O consórcio é o mesmo responsável pelas obras de duplicação na BR-277, na altura de Medianeira, a 57 quilômetros de Foz do Iguaçu. “Vamos trabalhar em conjunto com a receita e a polícia federal para podemos organizar o cronograma das obras”. De acordo com Vargas, os trabalhos acontecerão preferencialmente no período noturno para não atrapalhar o tráfego de veículos e pedestres na ponte.

 

Cartão-postal

O presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, acredita que a reforma vai fazer a Ponte da Amizade voltar a ser um dos cartões-postais da cidade. “A ponte era foco de imagem negativa de Foz do Iguaçu e da fronteira com o Paraguai. Agora, com a revitalização, isso vai mudar”, disse.

“A Ponte da Amizade tem quase 50 anos de bons serviços prestados ao Brasil e ao Paraguai. Já estava mais que na hora de ela receber o tratamento que merece”, concluiu Sérgio Passos.

Compartilhe

3 ideias sobre “Obras na ponte

  1. PGE neles

    Para saber
    Nem citam o diretor geral em exercício da Itaipu, Aírton Dipp.
    Que vergonha.
    Mas o feriante Samek está lá!
    E o vergonhento Paulo Bernardo, que também está na foto com outros petistas, anunciaram a BR mais bonita do Brasil – BR 469 desde 2003 e nada. Desde Lula.
    Fingimos acreditar.
    Cadê a BR Duplicada?
    Entre Foz e Parque Nacional Iguaçu?

    Lembrem:

    https://www.fasul.edu.br/radio/pages/verNoticia/1679

  2. Professor Xavier

    E a segunda ponte vai sair quando? No sonho pela segunda ponte passaria passar até trem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.