19:29TRE confirma irregularidade da conta zero da campanha de Beto Richa

Da assessoria de imprensa da campanha de Gleisi Hoffmann

Por unanimidade, TRE confirma irregularidades nas contas de campanha de Beto Richa 

Por unanimidade de votos, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) confirmaram a existência de irregularidades nas contas de campanha do candidato à reeleição, governador Beto Richa (PSDB).

Decisão pode resultar na reprovação das contas de Richa.

A manifestação atende a representação da coligação Paraná Olhando pra Frente, que tem Gleisi Hoffmann como candidata à governadora.

Contrariando a legislação eleitoral, Richa entregou zerada a primeira prestação de contas, alegando que não arrecadou e nem gastou nada em um mês de campanha.

As regras de contabilidade de campanha – estabelecidas pela resolução 23.406 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – deixam claro que “os gastos eleitorais efetivam-se na data da sua contratação, independentemente da realização do seu pagamento”.Na decisão, a Corte acompanha manifestação da relatora, desembargadora Renata Baganha, que afirma que “os elementos e fundamentos trazidos aos autos confirmam que houve, efetivamente, o descumprimento do dever legal de prestar contas parciais pelos representados, do que, por si só, decorre a quebra dos princípios de isonomia e transparência necessária à democracia e à condução do pleito eleitoral, o que ocasiona a ausência de igualdade e oportunidade entre os candidatos”.


Para comprovar que Richa havia realizado gastos no primeiro mês de campanha, a coligação de Gleisi Hoffmann apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) adesivos, panfletos, fotos e notícias veiculadas na internet que mostram o governador inaugurando comitês e participando de eventos de campanha em diversas regiões do Paraná.

Em outro trecho, a relatora reafirma que “foram ao menos contratados, pelos representados, diversas despesas de campanha, as quais, em infração aos artigos supra mencionados, não haviam sido apresentados nas contas parciais, ferindo a igualdade do pleito”.

Confira a íntegra da decisão

Compartilhe

8 ideias sobre “TRE confirma irregularidade da conta zero da campanha de Beto Richa

  1. sergio silvestre

    Caixa 2-caixa 3-caixa 4 e vai por ai.Essa campanha milionaria custar só 3.5 milhões é piada,pode por ai cem vezes isso.

  2. John

    O Zé, para de escutar Pereirinha etc…

    A decisão mandou reapresentar as contas e ponto.

    A Gleisi fez a mesma coisa na segunda prestação…

    Ademais, ela não tinha declarado sobre o gasto com seus advogados!!!

    Isso é desespero de quem não vai fazer votos maiores até que o reitor Moreira e Grecca huahuahuahua

  3. John

    Olha a nota oficial:

    Prestação de contas
    O Tribunal de Justiça Eleitoral determinou que o candidato à reeleição Beto Richa e a candidata à vice-governadora Cida Borghetti reapresentem a primeira prestação de contas parciais dos gastos da campanha. A decisão determina que os candidatos acrescentem à movimentação de recursos que foi apresentada no 15 de agosto, a prestação de contas referentes aos gastos do mês de julho que constam como zerados. Após notificação, a coligação tem 48 horas para se manifestar.

  4. Zé Beto Autor do post

    cuma? mande sua reclamação para a campanha da gleisi e assine com seu nominho, bobão.

  5. Diogo Almeida

    Que legal… A fonte é a campanha da Gleisi,…. E a informação distorcida! Nem forjando uma condenação pelas contas, nem plantando matéria na Gazetona a moça dispara! Se a ajudinha do PT ao Fruet, na reportagem da Istoe, desmentida bem depois, deu certo, pelo jeito dessa vez a mentira vai por terra! Vai assistir Richa e Requiao do sofá de casa, e as explicações de Pb sobre o uso indevido dos correios! E em 2018 vai ser escorraçada do Senado por ser tremendamente cara de pau!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.