15:08Eu abomino as trevas

por Nilson Monteiro

A frase dita ontem pela presidente Dilma –“”Não é função da imprensa investigar”–” é de um obscurantismo tão brutal que custa a qualquer ser pensante, especialmente se for jornalista, acreditar.

Equivale aos ensinamentos de Golbery do Couto e Silva e decorados por todos seus seguidores durante a ditadura de que estudante era para estudar, sindicalista pra trabalhar, cantor para cantar etc.

Fiquei pasmo. Como devem ter ficado os sindicatos da categoria (a maioria ligada à CUT), os dirigentes da Fenaj, os profissionais que aprenderam que nesta profissão esperar o prato feito equivale a virar ventríloquo.

Fiquei pensando se durante as atrocidades da ditadura, das quais inclusive Dilma foi vítima, os jornalistas deveriam esperar a versão oficial, mansos e cordatos ao que nos contavam as fontes investigadoras. Dilma parece ignorar o papel significativo que tiveram jornais como O Estado de S. Paulo (hoje considerado pelos “justiceiros” como Imprensa Golpista) quando noticiava, mesmo em minúsculas notas, o movimento guerrilheiro no Araguaia, os assassinatos de militantes, em meio a receitas de bolos etc. Será que os jornalistas teriam que esperar os organismos oficiais darem a sua versão para os fatos?

Será que os repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein, do Washington Post, teriam que esperar a versão oficial do Watergate e deixar Richard Nixon flanando, sem renunciar em 1974, com as mãos pesadas de culpa?

Será que eu, nos anos 70, trabalhando no jornal Movimento, em São Paulo, não poderia investigar quilos e quilos de documentos que incriminavam Paulo Maluf, então candidato a Presidente e hoje, aliás, aliado de Lula? E as denúncias não poderiam ser publicadas pelo jornal, que o fez em estilo até exagerado?

Será que os repórteres da Gazeta do Povo/RPCTV, autores da série de reportagens “Diários Secretos”, que desvendou irregularidades na Assembleia Legislativa e que gerou 15 condenações, teriam que aguardar as investigações da Policia, do Ministério Público, de quem quer que seja?

Deveriam responder/opinar sobre esta versão do obscurantismo proclamada por Dilma, por exemplo, Élio Gaspari, que escancarou as mazelas da ditadura sem pedir licença, o grande repórter Mauri Konig, o meu amigo Ricardo Kotscho, Caco Barcellos, Joel Guimarães, Palmério Dória, José Antônio Severo, Geneton Moraes Neto, Raimundo Pereira, Tonico Ferreira, Matias Molina, Eliane Catanhede, José Hamilton Ribeiro, Roldão Arruda e outros e tantos. Deveriam também se manifestar a Fenaj, os sindicatos nos Estados e nos municípios, a categoria e a sociedade brasileira.

Compartilhe

6 ideias sobre “Eu abomino as trevas

  1. sergio silvestre

    Admiro o Londrinense Nilson Monteiro e vejo que todos que tem um certo vinculo com comunicação como todo setor corporativista se ouriçam a toa até por falta de ter o que dizer,por que na verdade vai se esgotando a imaginação e a gente tem que gerar fatos e dar o que falar para estar em evidencia.
    Noto que estamos chegando ao fundo do poço onde alguém pode ser de uma hora para outra ser perseguido como o autor de versos satânicos ou como a moça de Porto Alegre que chamou o Aranha de macaco.
    Com o fim da ditadura militar que de dura foi o contribuinte ter que pagar indenização para uns espertos,onde a musa do Chico e do Caetano findaram e hoje vivem da lembrança daquilo que eram felizes e não sabiam,por que foi sem duvida seus melhores momentos.
    A função da imprensa se sua vocação é ser detetive,que não use essa investigação em vésperas de eleições quando os direitos de resposta e uma suposta inocência demora para ser julgada.
    É só ver as denuncias da veja em véspera de eleição,o comprometimento deles com seus amigos e confrades e o rigor das denuncias para seus desafetos.
    É só ler textos de blogs e redes sociais,escolha sua imprensa a que te interessa e aquela dos outros interessados,que o resto é conversa jogada ao vento e um ellan estropiado em qualquer manifestação para fazer dela um motivo para dizer que está vivo ou se promover.
    Se dizem combater a ditadura impondo sua regra tola de espernear e dar cheliques a tudo que é dito que não orna com sua forma que pensa ser certo na sua visão arcaica.
    A vida é curta para ficar lutando contra moinhos de vento e o melhor jeito é se recolher em copas ,tentar um assunto para escrever um livro e dar menos palpites possíveis para tentar consertar o mundo.

  2. ferreira

    Ainda bem que ainda temos algumas imprensas independentes e corajosas que nos informam os desmandos desses corruPTos porque a mídia chapa branca, principalmente a televisiva, só apresenta circo ao povo e apenas divulga o que é permitido na cartilha do plantonista concessionário.

  3. Jorge Eduardo

    Meu amigo querido Nilson; meu querido amigo Zé Beto. Os dois, dois pontos.
    Dilma falou merda e merda terá de engolir forévis en névis. Anta.
    Mas, Nilson, menas.
    Nossa imprensa é uma bosta.
    Quer brigar? Pergunta pros teus repórteres investigativos por que pararam a investigação dos Diários Secretos.
    Por que não pegaram o diretor de comunicação da Assembleia, os fantasmas da Gazeta e do 12 lá acoitados? E os demais?
    O que aconteceu depois, e durante?
    Por que o Bibinho entregou? Quem mais ele entregou?
    Por que os investigativos, em outra reportagem, pararam diante da ordens do patrão quando o tema era o ICI?
    Por que pararam quando a merda da Câmara chegou nos pescoços?
    Por que (e aí sou eu) a prefeitura, mesmo com a pressão da Lei da Acesso à Informação, recusa-se (e nem a pau, Juvenal) a informar quem eram os prestadores de serviço na gestão Ducci e anteriores? E mesmo assim, os investigativos não foram atrás?
    São poucos casinhos os acima citados.
    Posso passar a noite e encher esse espaço. Mas sou um homem velho. Estou fora do mercado. Sou um homem cansado.
    Não sou mais jornalista, Nilson não é mais jornalista, Zé Beto não é mais jornalista – dos velhos tempos, digo.
    Aqui há campo fértil.
    Esqueçam Dilma, Alckmin et al.
    Nós temos nossa lama.
    Cadê nossos repórteres?
    Como dizia Francisco Camargo, jornalismo que não é investigativo não é jornalismo.
    Assino.
    Tenho dito.

  4. sergio silvestre

    Perfeito sr Jorge,a investigação até uma certa medida para dar holofotes,depois breca.
    E os meninos de outrora que faziam vaca para comprar miojo,nas republicas e pensionados,com aquele ideal de consertar o mundo,,acabou né sr Nilson,Briguet,Capucho.
    Acabou a medida que se aproximaram dos políticos e dos palácios de governo.
    Sempre digo que o homem nasce comunista,vira esquerdista,da uma guinada para o centro na meia idade,e quando chega na terceira parte de sua vida entra para uma irmandade obscura ou para uma igreja com medo de morrer e ir para o inferno.
    E quando chega a velhice vira essas bostas aristocráticas e jogam por terra todos seus ideais de quando era jovem.É O COMEÇO DO FIM,QUE PENA.

  5. Abdul Nelore Jinani

    Como fala shit de Nelore este Silvestrio Selvagem.
    Vai estudar… já disse Luciana Genro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.