18:02Envolvidos em rebeliões são transferidos para Penitenciária Federal de Catanduvas

A Secretaria da Justiça do Paraná informa:

Presos envolvidos em rebelião vão para prisão federal

13 detentos de alta periculosidade foram transferidos de presídios estaduais para a Penitenciária Federal de Catanduvas na quinta-feira (18) e sexta

Treze presos do Paraná, dentre os quais sete que lideraram a rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), no último dia 24 de agosto, foram transferidos para o Sistema Penitenciário Federal. A ação, que visa dar maior segurança ao sistema penitenciário do Estado, teve início na quinta-feira (18/09), com a transferência de oito presos, e continuou nesta sexta (19) com o envio de outros cinco apenados. Por questões de segurança, toda a operação foi feita sob sigilo.

Todos os presos são considerados de alta periculosidade e foram para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, que é uma unidade de segurança máxima. Sete deles saíram da própria PEC; dois da Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I); dois da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM); um da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara; e outro da Penitenciária Estadual de Londrina I (PEL I).

Essas transferências atendem a uma das principais reivindicações do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), que pede “medidas de segurança para o sistema penitenciário”.

Toda a operação de transferência foi realizada pelo Departamento de Execução Penal do Paraná, com a escolta e apoio da Polícia Militar. “Esta ação demonstra, mais uma vez, a integração das forças de segurança e também das secretarias da Segurança Pública e Justiça para coibir abusos dentro do sistema penitenciário paranaense”, afirma o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher.

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) continua com as investigações para identificar motivações para os acontecimentos, destaca o secretário.

TRANSFERIDOS – Anderson Cleiton da Silva, Cesar Daniel Ortiz Mercado, Douglas Fabiano Deodato, Eliel Bastos de Assis, Julio Cesar Pereira Gobetti, Marcio Cassiano da Silva, Mario Alexandre dos Santos Schmitt, Mayco de Souza Morette, Michael Galdino dos Santos, Rodrigo Aparecido Lourenço, Valdeir Paulino Teixeira, Washington Presence de Oliveira e Willian Gomes da Silva.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.