15:09Por que Gleisi?

por Jorge M. Samek*

Chegamos à reta final da campanha eleitoral. Restam menos de três semanas antes do 1º turno para que os eleitores consolidem as suas escolhas. É hora de transformar a intenção de voto, aferida pelas pesquisas, em decisão de voto, a ser registrada na urna eletrônica. Até que os eleitores e as eleitoras se pronunciem, o que temos são apenas preferências e simpatias por este ou por aquele candidato.

Minha candidata ao Governo do Paraná é a senadora Gleisi Hoffmann. Nos meus mais de 30 anos de vida pública, em raríssimas ocasiões conheci uma pessoa mais bem preparada e mais qualificada para o cargo público a que se candidatou. Conheço e convivo com a Gleisi desde 1985. Ainda uma jovem advogada recém-formada, ela trabalhou comigo na Câmara Municipal de Curitiba, no final dos anos 80 e início dos anos 90. Voltamos a trabalhar juntos na ITAIPU Binacional, de 2003 a 2006.

Sua capacidade de trabalho sempre me impressionou. Com disciplina e método, ela se especializou em orçamento e gestão pública. Sua trajetória profissional singular a permitiu acumular uma invejável experiência nos três níveis de governo. Após o legislativo municipal, foi para a Câmara Federal, como assessora parlamentar. Em seguida, integrou administrações estadual e municipal, como secretária da Fazenda em Mato Grosso do Sul e Londrina. Finalmente, ocupou cargos de destaque na administração federal, onde lapidou sua reputação de gestora competente, séria e realizadora.



Em 2002, Gleisi foi convidada pelo presidente Lula para fazer parte da sua equipe de transição. Demonstrou tanta competência que recebeu o convite para assumir a Diretoria Financeira Executiva da Itaipu Binacional, tornando-se a primeira mulher a ocupar cargo de diretora da empresa. Fez uma gestão exemplar e empreendedora, que ajudou a transformar a forma de atuação da empresa. Durante a sua gestão, comandou um processo inédito de planejamento estratégico, que resultou na revisão e ampliação da missão institucional de Itaipu, incorporando a responsabilidade social e a sustentabilidade como valores centrais.

A marca que Gleisi deixou em Itaipu é de uma mulher de ação, que reúne três atributos raros: competência técnica, sensibilidade social e habilidade política. Sob sua liderança, Itaipu criou uma coordenadoria de responsabilidade social e lançou programas e projetos que ampliaram significativamente a sua presença nas comunidades do seu entorno.  Por sua iniciativa, Itaipu adotou uma política de equidade de gênero que é hoje referência para o setor elétrico.

Quando Gleisi deixou Itaipu para concorrer ao Senado, já sabíamos que ela estava destinada a voos mais altos. Na eleição de 2006, surpreendendo o mundo político paranaense, ela beliscou a vaga. Mas em 2010, com uma votação consagradora, os paranaenses elegeram-na para representá-los no Senado. A primeira mulher que o Estado enviou para o Senado Federal.  E Gleisi deu conta do recado, conquistando rapidamente o reconhecimento dos seus pares.

Quando começou a brilhar no Senado, veio uma convocação da Presidenta Dilma, que a nomeou Chefe da Casa Civil, com a difícil missão de coordenar toda ação de governo e supervisionar o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. Durante três anos, Gleisi garantiu, literalmente, o bom funcionamento da máquina do Governo Federal. O seu desempenho no cargo foi, mais uma vez, exemplar.

Enquanto esteve na Casa Civil, sem fazer alarde, Gleisi ajudou a trazer importantes investimentos federais para o Paraná, viabilizando obras de infraestrutura há muito tempo reivindicadas pelo Estado. Ela demonstrou que, com competência e criatividade para encontrar as melhores soluções, é possível fazer mais e com mais qualidade. Nunca o Paraná recebeu tantos investimentos federais quanto nesse período.

Com esta bagagem, Gleisi está preparadíssima para o desafio de ser governadora do Paraná, tornando-se a primeira mulher eleita pelo voto popular para o cargo. Ela já está acostumada a ser desbravadora. Em todos os cargos públicos que já ocupou, destacou-se pela sua competência e probidade. Não será diferente no Governo do Estado. Quem tem uma candidata com as qualidades e virtudes da Gleisi não precisa perder tempo falando mal dos adversários.

É por isso que decidi aproveitar minhas férias, há muito tempo adiadas, para percorrer o Estado e ajudar a construir a grande virada que vai levar Gleisi ao 2º turno e pavimentar o caminho para a vitória. O Paraná não pode perder essa oportunidade por falta de ousadia. A hora da decisão chegou. Gleisi é uma escolha certa e segura de quem acredita que “mudar é olhar para frente”. O Paraná merece a melhor!

*Jorge M. Samek, é agrônomo e diretor-geral  licenciado da Itaipu 

Compartilhe

10 ideias sobre “Por que Gleisi?

  1. Super FG t s pra ela

    “A Gleisi é pobre”, diz Jorge Samek, de Itaipu

    Nesta semana, com a notícia de que a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, recebeu R$ 41 mil de multa ao sair de Itaipu, criou-se uma polêmica sobre se a empresa deveria ter exonerado a ex-diretora, criando um custo extra para o erário.

    Veja abaixo entrevista com Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da usina:

    Foi o senhor que exonerou a Gleisi ou foi ela que se demitiu?

    Eu conto o caso como o caso foi. Estava lá em um determinado dia de 2006 e a Gleisi me disse: “O partido está me forçando a disputar a eleição para senadora”. Era a eleição contra o Alvaro. E ela queria fazer o que já foi feito outras vezes nessa empresa. Eu mesmo me licenciei para coordenar a campanha do Lula.

    A ideia dela era essa. Sabendo que era um pleito difícil, e que se ela perdesse retornaria. Eu fui absolutamente sincero e direto. Eu falei para ela:

    “Eu renunciei ao meu mandato. Eu sei o que é campanha. Em campanha você faz um monte de amigos e cultiva também alguns inimigos. Se você retorna para a empresa traz todo esse rescaldo de campanha para dentro da empresa. Estamos fazendo um esforço para fazer política energética e sair da política partidária e isso vai na contramão. Acabamos de fazer regra para concurso público, entrada por meritocracia… Isso vai na contramão.”

    “Isso aqui não é avenida, é rua. Se você sair, vai sair de vez, eu vou te exonerar. Terminado o pleito, você não volta. Se você ganhar, ótimo.Vou torcer, vou votar para você, claro. Mas você está fazendo uma opção de vida. E digo mais, contra a minha vontade, porque eu quero que você fique”.

    Ela fez um excelente trabalho aqui, é uma excelente profissional. E aconteceu como eu previa. Ela foi muito bem votada, até assustou o Alvaro, mas não ganhou. Mas também não voltou para cá. Não houve absolutamente nada de errado.

    Mas o que mudaria se ela se exonerasse, desde que o senhor decidisse não recontratá-la?

    Só muda coisa, você não levanta teu fundo de garantia. A Gleisi é pobre, a Gleisi não é rica. É a mesma coisa: você pede a conta na Gazeta. O fundo de garantia fica retido. O dinheiro é teu.

    Mas a empresa teve que pagar a multa.

    Mas você libera e paga a multa. Mas exonera. Eu estou abrindo mão. Não vai voltar mais aqui.

    Mas pelo princípio da economicidade não seria melhor deixar ela sair, sem pagar a multa.

    Ela não levantava o fundo e queria se licenciar. A minha preocupação não estava com esses quatro ou cinco contos de multa.

    Foram R$ 41 mil.

    Aí já é o conjunto, não é a multa.

    Mas quem informa o valor é a própria assessoria da ministra.

    Bom, pode ser.

    E não seria melhor economizar esse valor para Itaipu?

    Eu acho que o que tinha que fazer… Eu exonerei ela. Deixar as coisas claras. Pelo esquema que ela queria, tinha que deixar as coisas claras. Não retorna. Isso aí criou um procedimento aqui que é o seguinte. O Nelton [Friedrich, diretor de Coordenação de Itaipu] na última eleição queria que ele fosse governador. Se sai, meu amigo, não tem retorno.

    Mas o que se questiona é o custo que isso criou para o erário.

    Mas aí, então, eu assumo. Se tiver algum equívoco não é dela. A exoneração partiu.. E quem trabalha que a regra aqui é essa. Saiu, não volta.

    http://www.hlucas.com.br/blog/?p=18795

  2. ferreira

    Toda essa ” comPTência ” e só ocupou cargos comissionados !
    Será que passaria em um concurso público ?
    Ela que faça seu “trabalho” no senado sem prejudicar o Governo do Paraná.
    Na governança do Pr,….. jamais !!!

  3. Leandro

    Meu Deus, fiquei emocionado ao ler o manifesto do Samek, coitada da candidata quanta competência QUE O Paraná perderá em não sendo ela governadora. Qua qua qua qua.

  4. Franco

    Quando ouço o nome “Samek” lembro que uma vez o vi dirigindo uma brasilia velha, cheia de adesivos do PT. Naquele tempo ele se dedicava à ajudar nas invasões de terrenos na Curitiba do tempo do Jaime Lerner, junto com Requião e Doático..
    De-repente, ele virou “alto executivo” da companherada, depois de perder uma eleição para deputado (que nunca foi).
    Vejo ele posando de executivo e vejo que estudar não é tãããão necessário assim.

  5. Renato Beraldo

    Pensa que engana a quem, Samek?
    A Gleisi foi secretária de gestão pública de Londrina da pior gestão pública dos últimos anos, a do Nedson Micheleti. Depois foi secretária de Mato Grosso do Sul do Zeca do PT que saiu cheio de denúncias e processos. Foi chefe da Casa Civil da Dilma e levou e empregou como assessor o um ex-prefeito petista processado e preso por pedofilia. Precisa mais? Ah, em Itaipu, entre os empregados perde a eleição feio, pois foi diretora medíocre e ainda levou uma indenização indevida. Em suma, é um mal exemplo para nós paranaenses.

  6. Jean

    Ué, mas o Samek esqueceu de falar da trambicagem que eles fizeram pra “Greisy” sair da Itaipu e levar um troco?!

  7. jar

    Dizem por aí que a pobreza foi erradicada no Brasil, o pessoal que comprou apartamento no novo prédio da Ecoville, Palazzo Lumini deve saber disso. Quem será que comprou por lá alguma coisa. Tem gente que tem grana e comprou , mas tem muitos que dizem não ter grana e compraram também. Isso foi comentado na festa de lançamento e entrega oficial do empreendimento alguns dias atrás, a conferir.

  8. Irineu Pirineu

    Hahaha…Esse Samek é uma piada mesmo…

    A “melhor” postagem do ano essa declaração para a barbie das araucárias….

    Samek, please sir, conta a piada do portuga agora…

  9. Professor Xavier

    Samek você é um bom amigo, só fala bem dos amigos, tudo bem, gosto de gente que é amiga nas horas ruins. Mas por favor, não nos venha com este trololó de que a princesinha 10 é pobre e outras besteiras. Para ser diretor de estatal, secretário de estado ou de município não é preciso nem ter qualificação, e você sabe disto, é só o cara não fazer besteiras e deixar o barco correr, as coisas acontecem por si só. Ruim é quando escolhemos péssimos assessores, como o pedófilo de Realeza, alguns até juram que o cara era muito competente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.