6:35O que pretende Paulo Roberto Costa?

por Célio Heitor Guimarães

Responda, precavido leitor: você compraria um carro usado do senhor Paulo Roberto Costa? Sabe o Paulo Roberto, aquele ex-diretor de abastecimento da Petrobrás durante os governos dos companheiros Lula e Dilma e que, em vez de abastecer a petroleira, abasteceu as suas próprias contas na Suíça, as empresas da família e um bando de patifes da vida pública/política nacional?

Pois é, o senhor Paulo Roberto, que se encontra recolhido “aos costumes” em uma cela da Polícia Federal, em Curitiba, desde março passado, e que não mais merecia crédito de ninguém, recusava-se a falar, mas dizia que, se abrisse a boca, não haveria eleições este ano, de repente, ressurgiu em cena e deitou falação. Prestando longos depoimentos aos federais, houve por bem denunciar a cambada que recebeu o mimo de 3% do valor dos contratos firmados pela estatal Petrobras. Na primeira listagem incluiu seis senadores, 25 deputados federais, três governadores e um ministro de Estado. A revista Veja trouxe a notícia e o Brasil alvoroçou-se. Algumas pessoas estremeceram de pavor; outras, de curiosidade; e a grande maioria, de raiva e indignação.

Como aprendi com meus amigos mineiros a ser desconfiado, estranhei que o bandido tenha decidido fazer a delação só agora, bem às vésperas das eleições. E uma dúvida formou-se em minha mente: estará ele denunciando todos os membros da quadrilha ou apenas aquelas figurinhas já carimbadas, que nem surpresa causam mais à plateia nacional?

A estranheza se deve, particularmente, ao fato de Costa haver citado entre os agraciados com a propina o ex-governador de Pernambuco e ex-candidado à presidência da República Eduardo Campos, já falecido e sem possibilidade de defesa. Campos não está mais no páreo eleitoral, mas a candidata que o substituiu e representa a sigla do falecido, a ex-vice Marina Silva, dispara nas pesquisas de intenções de voto e é tida em todas as avaliações como virtual vencedora em um possível segundo turno disputado com a atual “presidenta”. Isso não é significativo?

Já a dúvida parte do velho provérbio “vão-se os anéis, mas preserva-se os dedos”. Ou seja: não estará o neo-alcaguete entregando gente de mediana expressão para impedir que a investigação da Polícia Federal e do Ministério Público chegue aonde não deve?! E tudo isso faça parte de um bem elaborado plano de desvia atenção e poupa os chefões?

Teoria da conspiração?! Pode até ser. Mas neste país e neste status quo, como dizem os bacharéis, tudo é possível. E como é!

Paulo Roberto, por exemplo, segundo Veja, teria dito que o ex Luiz Inácio sabia do esquema. “Por várias vezes, tratei diretamente com o presidente Lula” – teria dedurado. E com a “presidenta”, aquela que presidia o Conselho da Petrobras quando do golpe da petroleira texana de Pasadena, também usado para “abastecer” partidos aliados?

Aguardemos os próximos capítulos dessa palpitante novela. E que, no final, todos vão fazer companhia a Zé Dirceu na Papuda.

 

Compartilhe

4 ideias sobre “O que pretende Paulo Roberto Costa?

  1. sergio silvestre

    Em Setembro de 2018 a veja já está bolando outra capa vermelha por que o Lula deve estar vivo até lá.
    Como a Marina é fogo de palha e já começou cair e ainda acredito que o Aécio com cheiro e tudo vai alcançar o segundo turno,seria o ideal para a direita já que Marina alem de ser radicalmente uma ecochata,não tem perfil para ser presidente da sexta economia do mundo.
    Mas para galgar o poder a direita engole sapos e sapas.

  2. antonio

    A pergunta tem fundamento: o que pretende Paulo Roberto Costa? Está falando toda a verdade e incluindo aí todos os envolvidos? Está acusando uns e protegendo outros? E com que interesse? Até onde se pode dar total credibilidade ao que fala, em especial quando diz, falei com fulano, falei com sicrano. E o beltrano também sabia? Pode aí estar havendo vingança, interesses pessoais. Então, se for prá valer e já que abriram a porteira, que se apure tudo de uma vez e não fiquem com conta-gotas contra uns e outros apenas. Agora. a eleição taí, e a meia verdade talvez seja muito interesse para alguns.

  3. Professor Xavier

    Alguém se lembra do Tony Garcia? Não? Pois é o cara entregou um monte de gente em uma das muitas operações da PF e hoje sumiu do mapa. O mesmo vai se dar com este cara. Um dia vamos dar de cara com ele em algum lugar bacana lá naquela cidade maravilhosa, cheia de brasileiros cheios da grana, outros nem tanto, bronzeado, usando chapéu Panamá, legítimo, todo belo e faceiro. E nós aqui bancando as roubalheiras acontecidas por esta Pindorama a fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.