11:35Para recuperar áreas degradas

A UFPR informa:
Meio Ambiente: eventos discutem recuperação de áreas degradadas
Mais de 400 participantes estarão reunidos em Foz do Iguaçu

Cerca de 400 pessoas, entre professores, pesquisadores e estudantes, já estão inscritas no 10º Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas (Sinrad), maior evento do gênero no Brasil. Realizado em Foz do Iguaçu, de 15 a 19 de setembro, juntamente com o Seminário Internacional de Engenharia Natural, o evento vai discutir possibilidades de equilíbrio entre desenvolvimento econômico e social e a preservação ambiental. Ambos vão também avaliar soluções práticas e casos de sucesso na reabilitação e restauração de áreas comprometidas. Os encontros são organizados pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade).

A programação inclui, nos dias 15 e 16, o Simpósio, no dia 17, visita técnica à Itaipu para acompanhar a oficina “Recomposição florestal de margens do reservatório e corredor de biodiversidade”, e dias 18 e 19, o 1º Seminário Internacional de Engenharia Natural, que promoverá a discussão sobre técnicas de bioengenharia de solos, aplicáveis em atividades como mineração, urbanização e construção de rodovias e de barragens, entre outras, e que integram conceitos estéticos e ambientais, utilizando como elementos estruturas de vegetação viva e materiais inertes.

“O problema da degradação ambiental é universal”, diz o presidente da Sobrade, Mauricio Balensiefer, professor do curso de Engenharia Florestal da UFPR. Ele cita o exemplo da Floresta com Araucária, que já teve mais 97% da área original derrubada.

Serão ofertados ainda 12 minicursos. Entre eles, “Ecossistemas Aquáticos: Degradação e Recuperação com Ênfase em Aquicultura”, “Técnicas e práticas alternativas para a restauração ecológica”, “Geotecnologias como ferramenta para a identificação e monitoramento de áreas degradadas”, “Vegetação e telhados verdes urbanos: estética como mitigação e prevenção de enchentes”, “Manejo biotécnico de bacias hidrográficas: projeto conceitual de técnicas de engenharia natural” e “Mudanças climáticas, os desastres e as medidas e proteção das encontras e margens de rios: obras estruturais x bioengenharia”, além de outros.

As atividades serão no Cine Barrageiros, da Itaipu Binacional. Para conferir a programação completa, acesse o site http://www.sobrade.com.br. As inscrições permanecem abertas, com preços especiais até o dia 30 de setembro e após essa data, com novos valores.

Serviço:
10º Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas e 1º Seminário Internacional de Engenharia Natural
Data: de 15 a 19 de setembro de 2014
Local: Cine Teatro Barrageiros da Itaipu Binacional – Av. Tancredo Neves, 6731, Foz do Iguaçu/PR
Inscrições e informações: (41) 3360-4256/4255 ou [email protected]
http://www.sobrade.com.br

 

Compartilhe

Uma ideia sobre “Para recuperar áreas degradas

  1. sergio silvestre

    Para isso está no aquecimento a Marina Silva,aquela que era protagonista do seriado “THE WALKIND DEADS” mordeu o bonner e agora quer morder o Aécio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.