6:59A arte de Milo Manara

milomanara

por Célio Heitor Guimarães

Diga aí, “descolada” leitora: ao contemplar a ilustração acima, você se sente afrontada? Explico a pergunta: a Marvel Entertainment, que edita alguns dos mais famosos heróis dos quadrinhos, como Homem-Aranha, Vingadores, etc., está promovendo inesperadas e surpreendentes transformações em suas criações – coisa exigida pela queda do mercado. Depois de Thor e do Capitão América, é a vez da Mulher-Aranha, um personagem secundário do Universo Marvel que está voltando à ativa.

Para ilustrar a capa da revista de reestreia da heroína, a editora norte-americana convidou nada menos que Milo Manara, artista italiano de grande prestígio, conhecido pelo erotismo do seu trabalho (é dele as séries Clic, El Gaucho, Kama Sutra, Verão Índio e Bórgia, entre outras). Manara esmerou-se: exibiu a curvilínea Mulher-Aranha rastejando sobre um prédio, em provocante posição. Foi o que bastou para a pseudo moralista sociedade de Tio Sam descer o cacete no desenhista e na editora. Fãs e críticos invadiram a internet para chamá-los de “sexistas” e ofensores do público feminino. Até a revista Time e o jornal britânico The Guardian lamentaram a anatomia realista, a pose sexualizada e o vestuário da super-heróina, que afirmam parecer mais uma pintura do corpo do que um traje. Segundo a Time, essa “capa terrível” pode prejudicar os negócios da editora. Já The Guardian sustenta que a revista parece ter sido feita apenas para “homens tarados”.

Milo Manara não deu a mínima para o buchicho. “Super-heróis são sempre assim: eles estão nus, com algum tipo de pintura. O Superman, por exemplo, está pelado e pintado de azul, o Homem-Aranha está nu e pintado de vermelho e azul e a Mulher-Aranha é pintada de vermelho. Esses elementos são parte do truque, por assim dizer, que os editores usam e não vejo nada de errado” – afirmou o artista ao site italiano Fumetto Logica.

E completou, coberto de razão:

– Me parece que há, nos Estados Unidos e no resto do mundo, coisas muito mais importantes e sérias do que isso.

Na verdade verdadeira tudo não passa de uma boa bobagem, mas que certamente alavancará a vendagem da nova “Mulher-Aranha”, com lançamento marcado para novembro nos EUA. É certo que a capa de Manara é alternativa e poderá nem ser utilizada pela Marvel.

Compartilhe

Uma ideia sobre “A arte de Milo Manara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.