8:24Celepar/Ibope em pesquisa

A divulgação do contrato da Celeapar com o Ibope foi solenemente ignorada pela empresa e pelo Palácio Iguaçu. A desculpa é que a notícia é velha. De fato, no ano passado a coisa apareceu no noticiário e causou um forrobodó. Acontece que algo mudou entre o que foi noticiado em março do ano passado e agora (leia reportagem abaixo) . O contrato era de um ano e no valor de R$ 2,3 milhões. O que está no site de transparência da empresa vai até 2015 e chega a R$ 4,6 milhões. Então, falta explicar a prorrogação e os aditivos.

Governo do PR contrata Ibope para fazer pesquisas por R$ 2,3 milhões ao ano

Instituto de opinião vai medir a satisfação dos paranaenses com os serviços ofertados pelo estado. Trabalho incluirá serviço de “divulgações governamentais”

Publicado em 15/03/2013 | ANGIELI MAROS

A Companhia Tecnológica da Informação e Comu­­­­ni­­­cação do Paraná (Celepar), órgão do governo estadual, fechou um contrato no valor total de R$ 2,316 milhões com o Ibope para a realização, durante um ano, de pesquisas de opinião e enquetes com a população do estado. Segundo a Celepar, o objetivo do contrato é mensurar a qualidade dos serviços públicos ofertados pelo governo aos cidadãos.

Na descrição do contrato, além da realização de pesquisas, consta ainda que o Ibope fará “enquetes interativas, convites e divulgações governamentais” por meio de e-mail ou de “unidades de resposta audível”. Esse tipo de unidade é um sistema telefônico de atendimento eletrônico em que a máquina interpreta o que o cidadão que fez a ligação está dizendo e procurando.

O contrato foi homologado no dia 28 de fevereiro, mas só agora tornou-se público. O trabalho do Ibope inicialmente vai durar, segundo o contrato, 12 meses. Mas o prazo é passível de prorrogação.

A contratação do instituto foi feita por meio de uma licitação lançada no início de janeiro. O edital previa que a vencedora seria a empresa que apresentasse o menor valor mensal para o lote único dos serviços.

Segundo documentos da Celepar, apenas duas empresas participaram do pregão: o Ibope e a Audac Serviços Especializados de Cobrança e Atendimento S/A. A Audac apresentou uma proposta final no valor de R$ 258,870 mil por mês – ou R$ 3,106 milhões ao longo de 12 meses. O preço oferecido pelo Ibope foi de R$ 193 mil mensais, totalizando R$ 2,316 milhões durante um ano. O edital da licitação previa que a quantia máxima a ser desembolsada pelo estado para o pagamento dos serviços seria de R$ 3,708 milhões por ano.

A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a assessoria de imprensa da Celepar para que alguém concedesse entrevista sobre a contratação do Ibope. Mas o órgão do governo do estado apenas emitiu uma nota em que reafirma que o Ibope foi contratado por licitação, que venceu por ofertar o menor preço e que o objetivo das pesquisas de opinião é aferir a qualidade dos serviços públicos prestados pelo estado aos cidadãos paranaenses.

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