15:38Tal e qual, tudo igual

por Janio de Freitas

TUDO IGUAL – A notícia de presos decapitados no presídio de Pedrinhas, Maranhão, horrorizou-nos no Brasil civilizado, pela ferocidade ainda viva no atraso do Norte. Os dois mais recentes decapitados o foram no presídio de Cascavel, no rico e civilizado Paraná. O Norte tem razão de estar horrorizado com o Sudeste-Sul.

A tão proclamada unidade do Brasil existe mesmo.

UM MOMENTO – O Brasil não é injusto só de cima para baixo. A criminalidade de baixo para cima e o ressentimento de certa classe média (sobretudo a que se supõe “de esquerda”) em relação a toda riqueza são fontes também de muitas formas de injustiça. Antônio Ermírio de Moraes foi uma das vítimas desse ressentimento, quando a CPI de Collor/PC Farias concentrou sobre ele a gana contra patrocinadores da dupla. Antônio Ermírio foi convocado à CPI, assediado por inquiridores, logo teria um dos filhos descabidamente convocado pela Polícia Federal.

Não foi Antônio Ermírio quem atendeu o pedido de contribuição à campanha feito por PC Farias ao Grupo Votorantim. Foi seu irmão José Ermírio, presidente do grupo. Mas Antônio Ermírio aguentou tudo sem jamais comprometer o irmão. Nem aceitou qualquer artifício para ver-se poupado da situação injusta, que o deixou doído por muito tempo.

Há momentos que bastam para definir uma pessoa.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.