14:00Da crase ao “xaxixo”

por Francisco Pancho Camargo, no blog Rolmops & Catchup, do site da Gazeta do Povo

Sobre a proposta que é discutida na Comissão de Educação do Senado, para “simplificar” a língua portuguesa, abolindo, entre outras letras, o H inicial, o CH, o Ç, há quem lembre o aforismo “a crase não foi feita para humilhar ninguém”, de Ferreira Gullar. Mas, entre o emprego correto da crase e a eliminação de certas letras há o risco de um xaxixo. E xaxixo omérico, mesmo sem pitadas de umor. Parece uma reedição do boimate, aquele mesmo, só que um 1.º de abril fora de época.

Caso venha a ser aprovado pela CE (bate 3 vezes na madeira), o projeto terá de passar pela Comissão de Constituição e Justiça e por uma comissão específica. E ser remetido à Câmara dos Deputados, para mais uma votação.

Mesmo assim, professor Afronsius, devidamente assessorado por Natureza Morta e Beronha, ficou a imaginar algumas coisas:

– O coronel Kurtz, do filme Apocalypse Now, 1979, de Francis Ford Coppola, adaptação de O Coração das Trevas (Heart of Darkness), romance de Joseph Conrad, diria: “O orror! O orror!”.

– Ou, a pergunta: já leu a Ilíada, de Omero?

– Ou ainda: o problema do idrante lá do prédio já me deixou ipertenso

Sempre à frente de qualquer reforma, Beronha encerra o papo:

– Pra mim xegaIso já me enxeu a paciência.

Do início ao fim

O jornal Zero Hora, de Porto Alegre, ao dar a notícia, elencou alguns exemplos do que mudaria.

Fim do H no início da palavra:

Homem – Omem

Hotel – Otel

Hoje – Oje

Humor – Umor

G fica som de “gue”:

Guerra – Gerra

Guitarra – Gitarra

CH substituído por X:

Chá – Xá

Flecha – Flexa

S com som de Z vira Z:

Asa – Aza

Brasília – Brazília

Base – Baze

X com som de Z vira Z:

Exame – Ezame

Executar – Ezecutar

C antes de E e I vira S:

Censura – Sensura

Cedo – Sedo

Cidade – Sidade

SS vira S:

Gesso – Geso

Fossa – Fosa

SC antes de E e I vira S:

Nascer – Naser

XC com som de S vira S:

Exceto – Eseto

Excêntrico – Esêntrico

 

Compartilhe

3 ideias sobre “Da crase ao “xaxixo”

  1. carlos

    O número de projetos de lei com temas ridículos ou absurdos que tramitam no Congresso Nacional é imenso. Se alguém quiser dar boas risadas, basta consultar os portais da Câmara e do Senado (outra opção é ler os discursos e entrevistas da Dilma, no site do Planalto, recomendo). Agora, um jornalista pegar uma baboseira qualquer que lá tramita e colocar no jornal como coisa importante, é o fim da picada. O trâmite necessário para se aprovar uma medida dessa natureza é tão complicado que a existência de um projeto desses numa Comissão não mereceria nem um rodapé de página, muito menos as manifestações indignadas de tanta gente importante, que certamente teria coisa melhor pra se ocupar do que perder seu tempo desqualificando o inqualificável.

  2. Professor Xavier

    A proposta dos membros da Comissão é mesmo fantástica, se dependesse de mim já estava aprovada. Vamos abolir este monte de coisas que só complicam a nossa vida. Falamos uma língua atrasada, cheias de Ges iu Jotas? SS ou C? E ainda tem o tal do Ç. É mesmo demais. Simplifiquemos, adotemos o pelo menos. E quem conseguir sobrevier entendendo que ora é diferente de ora, realmente fizeram bem a lição de casa. Lição será com s ou com c?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.