8:30A morte como campanha

por Janio de Freitas

A crítica de Marina Silva a seus adversários por “exploração” da morte de Eduardo Campos não tem cabimento e tem um reverso. Dilma Rousseff e Aécio Neves não ultrapassaram, como candidatos, o que poderiam dizer como pessoas do conhecido ou amigo desaparecido. A própria Marina Silva e os interessados na projeção eleitoral do PSB, porém, saem da comoção para a apelação, sem limite algum, ao morto reduzido a cabo eleitoral.

A política brasileira não precisa de mais indignidades e feiuras.

Nada a ver com a intenção da família de dar vida a Eduardo Campos na memória geral. Mas não é menos do que exploração imoral uma atitude como esta do candidato ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara, indicado por Eduardo e em dificuldade nos seus magros 13% de aceitação eleitoral: “Agora, quem está com Eduardo Campos está com Paulo Câmara e quem não está com Paulo Câmara não está com Eduardo Campos”.

Ou, vindo do sucessor de Eduardo Campos na presidência do PSB, Roberto Amaral: “Depois de Arraes e de Eduardo, nosso partido tem uma nova liderança que representa não apenas a alma pernambucana, mas também a alma brasileira. A grande liderança do partido hoje é Renata Campos”. Dedução imediata: não por graça do talento político que a viúva tenha, mas por induzir, para efeitos políticos, a lembrança comovida do morto.

É difícil imaginar a acomodação que Marina Silva fará entre suas (pouco) expressadas ideias e os condicionamentos que a candidatura pelo PSB lhe impõe. Já está aí a concessão que faz –ela, que não admitiu a aliança com o governador Geraldo Alckimin– ao aceitar como seu vice o deputado Beto Albuquerque, combativo destaque na tropa dos transgênicos da Monsanto no Congresso. Não é a falta de temas que leva Marina Silva e seus aliados, forçados ou não, a fazerem da morte de Eduardo Campos o seu marketing.

DESASTRE

A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, tem muitas deficiências à espera de correção, como todas as agências ditas reguladoras. Mas considerar a possibilidade de transferir aos Estados partes importantes da infraestrutura de aviação, porque as tarefas da Anac estão muito além de seus recursos e quadros funcionais, é o mais inconveniente dos procedimentos possíveis.

A obviedade oferece às carências da Anac a resposta simples do seu redimensionamento, material e humano, na medida da necessária eficácia para a aviação e os usuários. Confiar, esta é a proposta, a conservação de pistas, de sinalização e de outros itens a Estados sem eficiência sequer para suas mínimas obrigações com educação e saúde, seria, no mínimo, uma insensatez ameaçadora à vida de tripulantes e usuários em geral da aviação.
Como surge uma ideia dessas na cabeça de alguém, e setores do governo dela se ocupam, eis um mistério desalentador.

CORREÇÃO

Ao anular a ordem de leilão dos bens bloqueados de Marcos Valério, uma indireta didática do ministro Luís Roberto Barroso ao ex-ministro Joaquim Barbosa, que determinara a medida quando lhe foi pedido o desbloqueio: a ser adotada, a decisão de leiloar era de competência da Vara de Execuções Penais, não do Supremo Tribunal Federal.

No STF, foi uma exorbitância, certamente das tantas incontíveis.

*Publicado na Folha de São Paulo

Compartilhe

Uma ideia sobre “A morte como campanha

  1. antonio carlos

    E porque não repassar a quem tem conhecimento e equipamentos adequados para apurar realmente os fatos? Vergonha será a agência reguladora ficar fingindo que está apurando o que ela mesma sabe que não tem nem competência e expertise. Fazer de conta é muito mais feio do que dizer, não sei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.