16:12O Conselho da UFPR se reúne amanhã para debater gestão do Hospital de Clínicas

A Universidade Federal do Paraná informa:

Observadores acompanharão reunião do Conselho Universitário da UFPR sobre Ebserh, amanhã  

Uma comissão de observadores acompanhará nesta quinta-feira (dia 21), às 9h, na Sala dos Conselhos (2º andar do prédio da Reitoria da UFPR-Universidade Federal do Paraná), a reunião não deliberativa do Conselho Universitário na qual será debatida a proposta de gestão compartilhada do Hospital de Clínicas do Paraná e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).
A sessão será transmitida ao vivo pela internet. Acessando o Portal da UFPR, a comunidade terá acesso a um link para acompanhar a transmissão. Um monitor de TV, com áudio, também será instalado em uma tenda localizada no pátio da Reitoria para que a comunidade universitária acompanhe todos os detalhes da reunião.


O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, explica que o objetivo da reunião desta quinta-feira é esclarecer, de forma democrática e transparente, todas as dúvidas dos 63 integrantes do Coun (Conselho Universitário) sobre o tema. O Coun se reunirá novamente para decidir se aceita a proposta de gestão compartilhada do HC com a Ebserh no dia 28.
Observadores
Comprovando este compromisso com a transparência , a Reitoria da UFPR convidou para a reunião de amanhã representantes do Sinditest (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba); Simepar (Sindicato dos Médicos do Paraná); DCE (Diretório Central dos Estudantes); e a APUFPR (Associação dos Professores da UFPR).
Convidou, ainda, como observadores o secretário municipal da Saúde de Curitiba, Adriano Massuda; o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Paulo Salamuni; o juiz do Trabalho Sandro Augusto de Souza; além de representantes da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil) e CUT (Central Única dos Trabalhadores). A diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Jeanne Liliane Marlene Michel, também participa do encontro.
Reitor pede respeito
Akel explicou que seu objetivo, com a promoção do debate e o convite para a participação das entidades na comissão de observadores, é garantir que a proposta de gestão compartilhada do Hospital de Clínicas do Paraná e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Ebserh seja debatida da forma mais ampla e transparente possível.
O reitor da UFPR convidou para o debate os interessados em discutir o tema na comunidade e os opositores da proposta, que nas duas sessões anteriores impediram a entrada de integrantes do Conselho Universitário. ?A Reitoria está cumprindo seu dever de garantir que o tema seja debatido de forma democrática, pluralista e com total respeito ao Coun. Pedimos que os adversários da proposta façam o mesmo, respeitando todos os membros do Conselho e permitindo que eles participem e discutam o tema?, sugeriu Zaki Akel Sobrinho.
Esta será a terceira reunião organizada pela Reitoria com o objetivo de debater a proposta de gestão compartilhada com a Ebserh. A primeira foi promovida no auditório do Hospital de Clínicas e a segunda, no Centro Politécnico. Além disso, diretores de todos os setores da UFPR também promoveram reuniões para debater o tema, ao longo dos dois últimos anos. O Conselho de Administração do HC já votou favoravelmente à proposta, que recebeu ainda manifestação de apoio dos estudantes de Medicina da UFPR.

Compartilhe

Uma ideia sobre “O Conselho da UFPR se reúne amanhã para debater gestão do Hospital de Clínicas

  1. antonio carlos

    O nariz do reitor deve estar maior do que o do Pinóquio. Então vejamos. Depois da retumbante vitória do reitor para um segundo mandato à frente da centenária, ele, demagogicamente como lhe é de costume, a gente tem umas manias das quais é difícil se livrar, convocou o Conselho Universitário e em conjunto com este, decidiu, não, vamos bater de frente com o Desgoverno, o HC é nosso e ninguém tasca. Mas tanto ele quanto o CU sabiam que o HC sem a ebserh o HC iria para o buraco. E foi. Este povo revoltado que vem enviado do Interior pelos seus prefeitos que fique bem mansinho, não culpem os servidores do hospital, nem o SUS ou o Desgoverno, culpem os seus prefeitos e depois o reitor e os seus pares do CU, estes sim tem muita culpa nesta tragédia toda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.