7:03O Coxa não precisa de sócios

por Sérgio Brandão

Os clubes pedem arrego, dizem seus dirigentes que sozinhos não podem mais bancar os encargos pesados. Um ônus que eles próprios ou seus antecessores – em tempos que a “bola rolava solta”-  rezavam a cartilha do dinheiro fácil, administrando conforme seus desejos e interesses. O preço está aí, salários de jogadores e treinadores que passam do absurdo para um futebol medíocre.

Como muitos – talvez a maioria – também achei que um recomeço da casa que caiu na Copa aconteceria pela própria CBF, mas não. Pelo contrário: acho que ficou pior. O futebol parece copiar a nossa política. Feita por gente que se repete no poder, viciando e comprometendo a máquina.

Do Coritiba Foot Ball Club vem um péssimo exemplo. Quando a maioria dos clubes procuram preservar as relações com a torcida, a direção Coxa trabalha na contramão. Espanta o torcedor.

Por algum tempo fui associado do clube, pagando uma mensalidade que me garantia assistir a todos os jogos no Couto Pereira, num plano que me acomodava no que chamavam de “sócio da Mauá” (agora setor Pró Torke).

Há dois ou três anos, a direção do Clube bateu no peito ostentando a marca que passava dos 30 mil sócios adimplentes. Eram vários planos oferecidos para quase todo tipo de bolso. A campanha para atrair novos sócios deu tão certo que a arrecadação com as mensalidades foi anunciada como a principal receita do clube. O principal responsável pelo sucesso da campanha de chamamento de novos sócios, era o futebol bonito que o time vinha jogando. Isso passou.

De uns 15 meses pra cá, o time se afundou, os sócios sumiram, os dirigentes se perderam em contratações e vaidades, e o associado que restou assiste a sucessivos fracassos, sem nada poder fazer, tendo preservado apenas o sagrado direito de todo mês comparecer ao caixa e pagar sua mensalidade.

Como o meu dinheiro estava curto e apenas me irritava indo ao estádio, cancelei o plano de sócio. Na época fui avisado que teria uma multa para pagar, caso decidisse voltar.

Hoje, quase um ano depois, decidi voltar. O Coxa está em minha vida e sinto falta dos jogos no Couto Pereira… mas a volta não aconteceu. A multa que preciso pagar é referente a 6 meses de mensalidade do mesmo plano – 90 reais – mais o valor da mensalidade, taxa de carteira, taxa de adesão etc. etc etc.

Imagino se o caso fosse de inadimplência. Quando cancelei o plano, fui ao clube e assinei o termo de cancelamento e rompemos formalmente o contrato.

Com todas estas exigências feitas para poder voltar, me sinto tratado como adversário. A diretoria parece trabalhar contra a volta do torcedor. A minha situação é a mesma de muitos outros que, depois de reorganizar  as finanças, quer o retorno. Quando deveria  facilitar a volta da torcida, a diretoria age de forma equivocada e afasta o torcedor.

Ou estamos falando de uma administração amadora, ou o discurso de amor pelo torcedor é mentiroso. Os dirigentes vão, o clube fica, e o meu amor por ele também.

Aguardo pacientemente a passagem de bastão, presidente  Vilson Ribeiro de Andrade.

Compartilhe

2 ideias sobre “O Coxa não precisa de sócios

  1. antonio carlos

    Administração amadora uma pinóia, o cara era banqueiro e banqueiro amador era o tio do cara, tanto é que conseguiu a façanha de falir um banco. A diretoria trouxa branca que nos transformar em um novo Paranazito, um time que ganhou tudo. E hoje não tem dinheiro nem para pagar a luz. O saudoso Evangelino deve estar se virando no túmulo a esta hora.

  2. leandro

    Vendo o jogo de hoje contra o Flamengo, e já no fim do mesmo, a situação se repete. O Coritiba não tem time. Então me faz lembrar do Torneio Roberto Gomes Pedrosa , quando os times aqui do Paraná se gabavam de conseguir um empate com os times do Rio e São Paulo. Voltamos para os anos 60 ,pelo menos o Coritiba. Disso tudo além de concordar com a matéria publicada, chego a simples conclusão que o Coritiba não precisa só de sócios e sim de um time completo que jogue bola, precisa de uma reformulação total, nem para isso caia novamente para a 2{ Divisão e renasça para um clube novo, para um time que tenha jogadores compromissados com o time e com sua torcida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.