8:06Lauren Bacall, adeus

Da Folha.com

Atriz americana Lauren Bacall morre aos 89 anos

A atriz americana Lauren Bacall, estrela da era de ouro de Hollywood e que foi casada com o astro Humphrey Bogart, morreu nesta terça-feira (12) em Nova York, aos 89 anos. Ela teve um derrame e não resistiu.

A informação foi anunciada pelo espólio de Bogart, no Twitter.

Bacall era conhecida por ter estrelado filmes como “Uma Aventura na Martinica” (1944), de Howard Hawks.

Nas gravações desse longa, conheceu Bogart, com quem veio a se casar um ano depois. Ela tinha 19 anos apenas e ele tinha 44.

Os dois se tornaram um dos casais mais célebres de Hollywood e atuaram lado a lado em filmes como “À Beira do Abismo” (1946), “Prisioneiro do Passado” (1947) e “Paixões em Fúria” (1948).

Permaneceram juntos até a morte do ator de “Casablanca”, em 1957.

Depois, ela teve ainda um caso com Frank Sinatra e se casou com Jason Robards, outro ator vencedor do Oscar, em 1961. O divórcio veio oito anos depois.

Por muito tempo de sua carreira, porém, ela viveu à sombra do título de “viúva de Humphrey Bogart”.

A partir da década de 1960, Bacall passou a ter seu trabalho como atriz reconhecido, principalmente depois de estrelar musicais da Broadway como “Cactus Flower” (1965), “Applause” (1970) e “Woman of the Year” (1981).

Por seus trabalhos nos palcos, a atriz levou dois prêmios Tony.

Ela foi indicada ao Oscar uma única vez, em 1997, por “O Espelho tem Duas Faces”, no qual atuou ao lado de Barbra Streisand. Na época, ela já tinha mais de 50 anos de carreira.

Em 2009, Bacall venceu um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra.

A atriz deixa dois filhos que teve com Bogart, Stephen e Leslie, e um filho que teve com Robards, o ator Sam Robards.

Vida

Nascida Betty Jean Perske, em setembro de 1924, ela era filha de imigrantes judeus do bairro do Bronx, em Nova York.

Quando adolescente, ela se tornou modelo e estudou artes dramáticas. Em março de 1943, Bacall apareceu na capa da revista “Harper’s Bazaar”.

Foi essa foto que chamou a atenção da mulher de Howard Hawks, Nancy. Quando ela mostrou a capa ao cineasta, ele convocou Bacall para fazer um teste. Depois, prometeu a ela um filme para estrelar ao lado de Cary Grant ou Humphrey Bogart —o último acabou sendo o escolhido pelo diretor.

“Eu costumo sempre pensar em quanta sorte eu tive”, afirmou a atriz em entrevista à revista “Vanity Fair”, em 2011. “Eu conhecia todo mundo por ser casada com Bogie, e aquela diferença de 25 anos foi a coisa mais fantástica para a minha vida.”

Após o sucesso de “Uma Aventura na Martinica”, Bacall estrelou outros filmes com Bogart e foi dirigida mais vezes por Hawks, que se tornou uma espécie de mentor de sua carreira.

Sua primeira comédia veio em 1953, “Como Agarrar um Milionário”, ao lado de Marilyn Monroe e Betty Grable.

Em “Palavras ao Vento”, de 1956, contracenou com Rock Hudson, num longa dirigido por Douglas Sirk.

Na década de 1960, com a morte de Humphrey Bogart, ela se mudou de volta para Nova York, onde se dedicou mais ao teatro.

Em meados dos anos 1980, voltou a trabalhar com mais frequência no cinema. Ela apareceu em “O Elétrico Mr. North” (1988), “Louca Obsessão” (1990) e “Prêt-à-Porter” (1994), de Robert Altman, entre outros filmes.

Recentemente, estrelou “Dogville” (2003), de Lars von Trier, e “O Falsificador”, de 2012, seu último longa-metragem.

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.