15:59Zé Menezes, adeus

Da Folha.com

Morre em Teresópolis o músico Zé Menezes, aos 92 anos

Morreu nesta quinta-feira (31), em Teresópolis, o músico José Menezes de França, conhecido como Zé Menezes. Ele tinha 92 anos e estava internado no Hospital São José. A causa da morte não foi informada.

Nascido no interior do Ceará, na cidade Jardim, o músico começou a trabalhar para a Globo na década de 1970, tornando-se o autor de diversas vinhetas do canal. Entre elas, a mais famosa é a canção tocada na abertura do humorístico “Os Trapalhões”.

A música agradou os produtores da emissora, que o contrataram então para ser maestro e arranjador no canal, segundo ele mesmo contou durante entrevista ao programa “Ensaio”, da TV Cultura, em 2012.

Sua primeira música de sucesso, porém, foi o samba “Nova Ilusão”, de 1948, feito em parceria com Luiz Bittecourt e gravado posteriormente pelo grupo Os Cariocas e, em inglês, por Billy Eckstine.

As composições de Zé Menezes foram gravadas também por Emílio Santiago, Ademilde Fonseca e Tom Jobim.

Seu último projeto foi o lançamento, em 2000, da coletânea “Zé Menezes – Autoral”, com três discos de suas maiores canções, além de um CD de arquivo com partituras, biografia, vídeos e fotos.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.