7:08A invenção da lesma lerda

O Brasil é um país tão doido que os candidatos acreditam na lorota de imagens que colocam na propaganda eleitoral de TV e, pior, o povo também. Os que concorrem à Presidência e os postulantes aos governos vão gastar quase cinco bilhões de reais na enganação que, entra campanha, sai campanha, é sempre a lesma lerda. Não há sujeira no nosso país imundo nas ruas, nos rios e na alma de quem concorre.

As escolas públicas são suíças e têm-se a impressão de que o piá pançudo que está olhando curioso para a câmera da equipe de marketing vai sair dali direto para Harvard ou Cambridge por ser um gênio de cabeça grande. O povo não é doente e, quando espirra, pode ir a uma filial do Albert Einstein que existe nos bairros mais pobres para pronto atendimento e medicação de graça.

Isso tudo vai se repetir agora, podem prestar atenção. Os candidatos que têm mais grana contratam os tais marqueteiros que padronizaram a invenção com uma técnica refinada, tentando um padrão que Hollywood já tinha na década de 30 do século passado, mas isso é outra história. Um bom marqueteiro é aquele tira do político que lhe paga, ou melhor, que repassa o dinheiro que os grupos econômicos distribuem para ter certeza que um dos escolhidos será o dono da chave do cofre público (e aí o retorno, como disse o publicitário Sérgio Reis, é tirado com escavadeira), tira do político uma imagem que poderá fazer a cabeça do coitado do eleitor que não sabe o que é política, economia, não sabe como funciona a máquina governamental, enfim, nada.

Uma das maiores invenções na história do marketing no Paraná foi José Eduardo de Andrade Vieira. Ele era dono do Bamerindus e resolveu se meter na política – o que acabou sendo o início do fim do império. Pois o banqueiro, que não era um exemplo de simpatia, se transformou no homem do povo, o Zé do Chapéu, e foi eleito senador depois de uma campanha milionária em que ele era recebido nas cidadezinhas como um artista global. Isso foi em 1990.

É assim que não funciona e que vai continuar. Hoje as equipes dos principais candidatos estão a todo vapor. Logo, logo o horário eleitoral entra no ar. Talvez se a gente conseguisse ver como peças de humor, seria melhor. Mas não é. É algo descolado da realidade, mas dentro do real. Uma coisa muito triste.

*Publicado no site A Gralha (www.agralha.com.br)

 

Compartilhe

28 ideias sobre “A invenção da lesma lerda

  1. sergio silvestre

    A propaganda funciona sim,pois somos uma grande manada com auguem mais inteligente tocando o berrante enquanto segue o enterro.
    Ai se vale daqueles espertos que até com a bíblia em uma das mãos reuni multidões para dar bem estar para ele e seus primeiros ajudantes.
    O mundo começou assim.o homem inventou as irmandades,depois o direito que só diz zelar pela boa condução do homem,a politica onde foi o começo das instituições.
    Ai entra os espertos que com o passar do tempo,usou o direito e a politica para se dar bem e quando isso acontece alguém paga,mas como a manada é grande isso foi rateado por todos.
    Se prestarem atenção aos fatos,vocês vão ver que essas instituições gritam bastante e fazem pouco por aquilo que representam e por aquilo que nós contribuintes pagamos.
    Vou citar aqui uma que é considerada a mais seria de todas que é o MP.Eles fazem sua investigação seletiva,pois também tem aqueles que são vizinhos de condomínio ou parceiros de tranca nos clubes que por ser amigos fazem vistas grossas.
    Ai te pergunto,qual o retorno para a sociedade desta instituição que é considerada a mais seria,nada,nada.
    Os investigados ficam pouco na cadeia,aqueles amigos continuam a burlar,e o dinheiro roubado mesmo investigado cai no esquecimento e não volta mais para o contribuinte.
    Então meu irmão,se nós for depender das ações das instituições,os pequenos empresários,os pobres e os desafetos deles estão perdidos.
    Ai cabe aquele frase manjada e carcomida”para os amigos as benesses da lei,para os inimigos o rigor dela’Ai está a prova que tudo foi feito para o rico se dar bem.

  2. toledo

    A lesma lerda do Aécio é o Collor II. Não precisa analisar muito, mas é só ver o CV de vida desse rapaz e pode-se concluir que é um Piá de Prédio de BH. Nunca trabalhou na vida, só chopinzou a família e ainda mostra que é mau caráter. Mas a Globo, Veja apostam nele para ficarem mais ricos e enganam o povo. Só falta o Faustão dizer que ele é um grande caráter, coisa difícil nesse meio.

  3. Antonio Esper

    esta certo, Toledo, o certo é este fim de mundo que esta ahi em nossa economia, nosso rigor fiscal, nossas contas publicas, nossa saúde sem falar em nossa educação , corrupção? isso é bobagem, né Toledo?! esse que esta ahi é o brasil que evolui o brasil que queremos pros nossos filhos cada vez melhor ( pros outros) , mais seguro. muito bem Toledos do brasil.
    é assombroso ver a mentira, saber que é mentira e mesmo assim o povo acredita na mentira, só posso lamentar.

  4. toledo

    Antonio Esper, será que você não anda vendo muito a Globo, ouvindo o Merval. Compare o País na época do Príncipe da Privatização. Era muito melhor ?? Foram dois mandatos e ele se dizia o criador do Plano Real. Eu sei que é difícil reconhecer que a esquerda mudou a realidade social do nosso País e ver que mais pessoas passar a entrar na fila e acostumar com isso. Eu vejo isso como PT-Fobia, mas daí achar que aquele MALANDRO DO AÉCIO tem capacidade para ser o Presidente, é melhor chamar o Collor de volta.

  5. toledo

    Esper, veja a opinião do puxa-saco dos Marinhos, que passam as informações para o Povo através da concessão pública que receberam do governo:

    Colunista diz que o que é “inaceitável” no caso Santander, ao contrário do que disse a presidente Dilma Rousseff, “é um governo, qualquer governo, interferir em uma empresa privada impedindo que ela expresse sua opinião sobre a situação econômica do país”; Merval Pereira criticou o que chama de “assédio moral” e “pressão indevida sobre instituições privadas”,

    Assédio Moral é ter que ouvir esse malandro remunerado que defende o Patrão mesmo no que não acredita.( sic Toledo)

  6. sergio silvestre

    Os mais de 90% de pobres não gritam com os poucos mais de 5% de classe media alta e ricos.
    O poder da comunicação deles é bem maior que a da maioria pobre.
    Ai me aparece alguém que acredita naquilo que tentam nos passar como lavagem cerebral.
    Esse espanhol do Santander,que era oportunit do Daniel Dantas é uma das mazelas do governo Fhc.
    Deveriam boicotar esse suposta instituição bancaria.

  7. Antonio Esper

    é de se lamentar a destruição que esta havendo em nosso pais, destruição em todos os sentidos, estamos muito mais perto da Venezuela e Cuba do que desenvolver políticas que se espera desenvolvimentista com respeito as instituições e ao direito constituído que em detrimento de interesses políticos SORDIDOS, tuas justificativas, Todelo, são no mínimo risíveis …discutir com PTista é como jogar xadrez com pombo, Ele vai derrubar as peças ”sujar”na tabuleiro e sair com o peito estufado cantando vitoria, ja dizia um cantor deste Brasil que defendeu muito esse PT….Santander não fez nada diferente que todos nós ja não saiba, mas isso tem nome, chama-se cerceamento do debate, é proibido discordar desse povo que tu defendes, ja no caso da Globo, deveria se informar mais pois são os que mais defendes esse governo, será por ajuda no passado não muito distante, não claro que não imagina?!. mas é conveniente falar das ”elites”quando de beneficia dela, e joga pro povão o contrario. Ou será que isso também não ocorre? Citar privaria Tucana? que isso? poderia te citar na mesma o livro do TUMA, assassinos de reputação, para com isso!! Repito..é assombroso ver a mentira, saber que é mentira e mesmo assim o povo acredita na mentira, só posso lamentar.
    é muito mais honesto dizer, tal é meu candidato e não se prestar a falar/escrever um monte de bobagens sem fundamento pra denegrir o outro! mas é bem típico e compreensível, a preocupação hoje esta maior!

  8. toledo

    Antonio, eu acho que não moramos no mesmo país. Você faz o discurso da Raquel Sherazedo, aquela do SBT. Mas no fundo , no fundo, até a sua vida melhorou depois que a esquerda chegou ao poder, pode concordar, não precisa torcer a favor. Vote no Aécio então!!!

  9. cético

    Há algo ainda pior que os marqueteiros fazem, que é transformar os eleitores em torcedores. Os torcedores do Aécio, da Dilma, do Beto, do Requião, da Gleisi. E como todo torcedor ele não admite erros daquele para quem esta torcendo, muito menos admite eventuais acertos daquele que elegeu como rival, são Deuses e Demônios de um atletiba eleitoral. Todos concordam com o texto, mas todos acham que ele se refere aos outros, aos pobres coitados que são enganados pelo candidato adversário, nunca pelo candidato que ele torce, para o qual todo erro deve ser perdoado.

  10. toledo

    Que faz o povo torcedor, são os Galvões Bueno da Midia. Se voce assiste o JN da Globo, eles dão a noticia assim:

    A meta ( do governo) da inflação anual é 5.2 mas os indicativos são de que a inflação poderá ser de 5,7 portanto ( A NOTICIA TEM A SEGUINTE ÊNFASE ) A INFLAÇÃO SERÁ praticamente 9% MAIOR. Aí o Povo fica com essa número de 9% maior para a inflação. Que merda de governo.!!! Ele falou que a inflação seria de 5.2% agora vai ser de 9%.
    Mas prefiro a Esquerda do que a Direita de cueca de seda. Foram quantos governos de Direita e quantos de Esquerda que teve esse país.
    Para você ficar mais Cético, assista o Merval, Mainardi e a Urubologa da Miriam Leitão e leia a Veja,
    Aí você vai ter que escolher torcer para algum time.

  11. leandro

    Boa ! Esper, assim não fico só eu discutindo com dois que idolatram o governo, que acham que tá tudo bem e que são puxa sacos oficiais. Desta forma eles já puderam ver que a coisa não é e nem será tão simples assim. A propósito de reclamação, não dá para entender a posição do Sergio Silvestre, neste mesmo blog está reclamando do I R que deve, aliás o Toledo também . Então o governo idolatrado por eles não reajusta a tabela do IR porque precisa fazer caixa . Bem se o Sergio e o Toledo quiserem maiores explicações podem obtê-las lendo os balanços e previsões do próprio governo, se é que eles sabem interpretar o que ali consta.

  12. Antonio Esper

    Toledo, Eu quero um Brasil decente, honesto que pensa e olha pra frente! Corrupção é Corrupção! independente de cor, credo ou bandeira! chega de IMPUNIDADE. E até onde eu sei esse mal é nosso, do nosso pais, ou não é? nos moramos no mesmo pais mas certamente o vemos de maneira diferente, pra vc esta certo perdoar dividas de países corruptos africanos, deve estar certo fazer infra-estrutura em Portos estradas hospitais, hidroelétricas em países da América latina em detrimento do nosso pais e jogando desta forma contra nossa economia ( ou não?) e de forma secreta sem dizer que isso é constitucionalmente ilegal! Não tenho paixão por este ou por aquele candidato, o que digo é que como esta, esta mais do que provado que não da mais, esquerda ou direita?? Deveriamos estar sim é olhando pra frente!! esta ideologia imbecil deturpada de esquerda e direita , é pragmática e burra e sem fundamento, todos os países em crise na Europa são desta esquerda ! mas na hora do socorro, vem da direita?@?! pode isso? Independente de ideologia deveríamos ser SÉRIOS, HONESTOS e Cumpridores da LEI, o que naturalmente não ocorre por aqui, esse discussão é realmente ridícula pois as pessoas que discutem pragmatismos sequer sabem o que significa, deveríamos olhar nossas carências, do nosso Brasil e termos a humildade de reconhecer o que deu certo e o que realmente não deu certo! Mas descarregar bilhões em dinheiro publico em outros países, ONGS, Sindicatos, Movimentos Sociais Ilegais, certamente isso não o é! Nem honesto muito menos Legal. Não defenderei a ilegalidade nunca, mas este povo que esta no poder assim o faz na cara dura e nem sequer ficam vermelhos .
    Faço o meu discurso, que sei o quanto trabalho e quando pago de impostos pra tua gente gastar em tudo aquilo em que não precisamos, faço meu discurso quando os filhos do Brasil saem pra estudar e não sabemos se volta tamanha violência que toma conta de nossas cidades tendo a certeza da impunidade e que estes crimes sequer terão chance de ter uma investigação competente ( banalizacao total de crimes no nosso pais ou só no meu?) todas estas perguntas que te fiz, tu ainda não respondeu se é somente no meu pais, no teu Brasil é diferente? melhorou tanto assim que estas coisas não ocorrem?
    Quero um Brasil MELHOR e com este povo que ahi esta, esta mais do que provado que é impossível.

  13. Antonio Esper

    Meu Time é o Brasil de Verde Amarelo Azul e Branco, não é VERMELHO! Torço para o Bem Comum, esta é a nossa diferença, vc não me parece que vai poder entender isso… Leio sim e escuto não sómente estes, mas leio e assisto o máximo que puder, mas te garanto qua as conclusões são minhas.

  14. Antonio Esper

    esse governo que ahi esta no plano federal, ja se mostrou INCAPAZ de entregar os anseios da população , transporte saúde, segurança, educação e infra-estrutura no Geral, a Economia é IMPIEDOSA, se tu comete erros de Politica Economica, Nào Passa IMPUNE, a conta vem e será dolorosa, estamos passando da conta de irresponsabilidades praticadas, ou não Toledo? Nada disso que ja escrevi aqui pra ti, existe, eu que estou inventando?
    Esse teu Governo é anti capitalista, e anti eficiência, esta tolerando a inflação, gastando cada vez mais e entrando cada vez menos, é a matemática e ela é a mesma pra qualquer ideologia, salvo a contabilidade criativa inventada recentemente e por quem? qual governo? de que pais? O Governo de Cuba vai arrendar o Porto novinho construído pelo dinheiro publico do Brasil, para RUSSIA, e assim Cuba faturará muito! mas isso não é importante nem relevante, não é mesmo?

  15. toledo

    Mas, Zé, eu lembro do Barmerindio. Quem fazia a propaganda era OS 3 DO RIO, com a música O TEMPO PASSA E O TEMPO VOA. Esse banco cresceu muito e tinha o respeito e lógico os depósitos dos Paranaenses. Mas a entrada na política do Zé do Chapéu foi uma grande sacada, errada e quebrou o Banco. Por isso eu nunca quis abrir um banco.

  16. Antonio Esper

    Sorte pra Ti, Toledo e pra nós também, vamos precisar!
    Triste é ver uma Nação OMISSA diante de um Governo Corrupto.
    Quanto ao Zé do chapéu, aprendeu da forma mais difícil, e a natureza esta cuidando dele.
    Se fossemos mais rigorosos, talvez estivéssemos melhor.

  17. toledo

    Esper, quem sabe o Aécio seja a solução. Trata-se de um jovem, que trabalhou desde os 17 anos, e sempre foi arrimo de família. Acordava cedo e trabalhava durante o dia e a noite seguia para a sala de aula, buscando uma formação. Apesar de a familiar ser rica, ele nunca aceitou nada dos Pais, e nem do Avô, o Tancredo. Para o Tio ele deu um aeroporto porque ele tem uma fazenda a 6 km e precisava um lugar seguro e asfaltado para descer com o avião que ele usa. Acho que ele fez voto de pobreza, com fazem os Padres Franciscanos e com isso podemos ter certeza que ele nunca vai lançar mão do dinheiro dos fieis eleitores.

  18. Antonio Esper

    Toledo, talvez não seja também, mas sem duvidas, por todas as coisas que ja escrevi anteriormente nos posts, certamente a Dilma também não o é, tu ainda pontualmente não me respondeu por todos os questionamentos feitos, e nem precisa…. tenha argumentos fundamentados e não apele a aeroporto ja fartamente elucidado e que não serve de base pra nada, ainda mais quando numa redação de jornal tem PTistas de carteirinha criando noticias, por favor não precisa apelar!! Não tenho a menor intenção de mudar tua opinião, realmente estamos vivendo a era da MEDIOCRIDADE, esse povo tem a convicção que somos realmente estúpidos, torço que a maioria ja cansada não compactue com tuas crenças, torço para isso e que este pais consiga acordar e cortar este ciclo triste de nossa historia, quando ja viramos piada pelo mundo tudo! isso deve ser lagar pra ti ouvir, Toledo.
    Um estudo recente do FMI inclui o Brasil numa seleta lista de 7 países emergentes que terão enormes dificuldades econômicas frente as mudanças da economia global, em nosso caso alta da inflação, com baixo crescimento e enormes gastos públicos, mas isso também deve ser mentira, complô mundial contra o Governo, não é Toledo? Sofremos com perdes de credibilidade e confiança e não temos a humildade de reconhecer os erros, o mundo erra o Governo não. Quero ver Lula e Cia pedir a cabeça do redator do FMI, será? o que esse povo mais entende é de palanque sindical.
    Tu merece este governo.

  19. sergio silvestre

    Voces dois,pedem uma pinga e uma tala de mortadela e rompe a madrugada batendo boca,depois pedem um chá;

  20. leandro

    Na ferida Antônio Esper. Ambos, Toledo e Sergio Silvestre não tem alcance em avaliar o que dizem, falam por falar, falam porque é chic ser de esquerda, ainda mais essa esquerda burra. Nunca leram nenhuma obra de economia, mesmo de Celso Furtado, então acho que perdemos o tempo tentando falar , é mais ou menos como eu digo, quem dá bom dia para cavalo é maluco e quem não quer aprender , não é nada , é sim burro.

  21. toledo

    Mas bá tche, depois de tanto tú nos pronomes, concluo que és da terra do Brizola. Mas vou pedir para o Zé mandar uma faca emprestada para você amigo Esper eu já tenho uma que ele me emprestou. E se quiser conhecer um gaucho brochado, o Leandro esta sempre por aqui comentando.

  22. Antonio Esper

    quando não existem mais argumentos, nada foi respondido, tem de se apelar mesmo! ahi não tem mais jeito. é lamentável. Mediocridade total, a cara deste governo e das pessoas que o representam, não se olha pra frente.

  23. Antonio Esper

    Honestidade é um presente Caro, não podemos esperar isto de Pessoas Baratas

  24. sergio silvestre

    Vou Usar essa frase inédita do Esper no meu borrador com frases imuteis .Vou colocar umas 50 do Leandrinho sambem.

  25. toledo

    Meu amigo Polaco, tinha um ditado muito bom, ele dizia que cachorro mordido de cobra tem medo até do barbante da linguiça.

  26. leandro

    Borrador?/ Então você terá ou já é totalmente pintado, vc é o próprio borrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.