8:30PREFERÊNCIAS

por Janio de Freitas 

É um tanto precipitada a euforia de Aécio Neves por seu empate técnico com Dilma Rousseff no segundo turno, conforme dedução baseada em números do recente Datafolha.

Esse empate resulta da soma da margem de erro ao total de Aécio e da retirada da mesma margem no total de Dilma. Ou seja, a margem de erro é aplicada só a favor de um, e contra o outro. Assim os 40 pontos de Aécio sobem para 42 e os 44 de Dilma descem para 42.

Empates com esse jogo de números podem ter influências no eleitorado indeciso. Mas são apenas questão de preferência. Se o mesmo jogo for feito em favor de Dilma, tem validade idêntica ao favorável a Aécio, porém derrubando-o: os 44 dela sobem para 46 e os 40 dele descem para 38.

Se feito em favor de Eduardo Campos, o jogo o elevaria a condições já promissoras para um segundo turno, o que, até agora, não é propriamente verdadeiro. Dilma desceria dos seus 45 para 43 pontos e Eduardo subiria para 40. E adeus Aécio.

*Publicado na Folha de São Paulo

Compartilhe

3 ideias sobre “PREFERÊNCIAS

  1. cético

    Zé Beto
    Fazendo uma análise fria da situação acredito que dois fatores devem ser analisados: O grau de rejeição de Dilma, que gira entre 35 à 40% (e isso significa que ela somente pode pedir votos para 60 à 65% da população). Além disso, o grau de conhecimento de sua candidatura é de mais de 90% (portanto, mesmo aquele grupo que pode vir a votar nela, terá a tendência de escolher outro candidato – uma vez que se gostasse da Dilma já teria declarado o voto nela). Aécio Neves e Eduardo Campos são conhecidos por metade da população e, portanto, além de receberem os votos daqueles que possuem rejeição à Dilma (35 à 40%) tem um tendência maior de receberem os votos daqueles que conhecem Dilma e não declararam o voto nela, mesmo a conhecendo. Portanto, acho que há bons motivos para a alegria de Aécio e Eduardo e para a preocupação do PT. Se houvesse uma bolsa de apostas eu NÃO apostaria na Dilma.

  2. sergio silvestre

    Cetico,use as engrenagens da cachola,toda votação do primeiro turno da 70% juntando os 36% da Dilma e o restante,se nestes 70-72% ela tem 40% então ela esta sendo desaprovada até por que vota nela.
    Na verdade a baixa desaprovação do Aécio e o Campos é porque ninguém quase os conhece ,pois a medida que começar as campanhas estes números tendem a subir.
    Em campanhas onde tem o pt 60% dos votos validos no segundo turno é normal que os outros 40% desaprovem o pt.

  3. cético

    Sérgio Silvestre.
    Primeiramente não morro de amores por nenhum dos candidatos. Apenas fiz um comentário baseado em estudos imparciais que demonstram que é muito difícil um candidato com rejeição na casa dos 40% ganhar uma eleição majoritária (você pode conferir na rede vários estudos a respeito). Ao que parece você está querendo mostrar que está torcendo para a Dilma (acredito que você está sendo bem sucedido nisso).
    Quanto as engrenagens da cachola, uma simples leitura dos comentários demonstra quem as tem e sabe usá-las. Deixo para os demais leitores avaliarem os dois comentários, tanto em relação à educação (ou falta dela) como em relação ao nexo do que está escrito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.