7:11Força, mestre Rubem!

rubem alves

Rubem Alves

por Célio Heitor Guimarães

Soube pelos jornais e fiquei triste. O educador, psicanalista, escritor, poeta, cronista, mestre em teologia e meu filósofo favorito Rubem Alves está internado, desde a última quinta-feira, 10.07, no UTI do Centro Médico de Campinas, cidade onde vive, com um quadro de pneumonia e insuficiência respiratória. Segundo o boletim hospitalar, a situação é estável. Mas preocupa a todos nós, amigos, admiradores e discípulos de Rubem. Afinal, ele está com 80 anos e debilitado por uma série de problemas de saúde que vem driblando nos últimos tempos.

Em 2010, Rubem enfrentou um câncer que lhe obrigou a extrair parte do estômago. Depois, trocou uma válvula do coração e passou a sofrer com a coluna. No ano passado, descobriu que tinha Mal de Parkinson, que lhe dificultava falar e caminhar. Um drama para um caminhante inveterado e um notável contador de histórias. Não obstante, Rubem manteve a lucidez, o bom-humor e o amor pela vida.

Em recente entrevista para o jornal Correio Popular, de Campinas, o bom RB lamentou apenas a idade, pois a velhice, para ele, não é exatamente uma bênção.

– Velhice é tristeza – frisou e continuou: “Viver é tão bom. Mas é preciso admitir que tudo envelhece. Eu envelheço, meus amores envelhecem, a idade é dolorosa porque é quando o tempo do amor passou”.

Durante anos, Rubem Alves, como pastor protestante, pregou a palavra de Deus. Até o dia em que, incompreendido e perseguido pela própria igreja, abandonou tudo, inclusive a fé. Brigou até com Deus:

– Deus é o nome que dou a um vazio imenso que mora na minha alma, vazio onde voam os meus desejos na esperança de encontrar, no futuro, as coisas amadas que o tempo me roubou.

Não acredito nesse ceticismo de Rubem. Ele pode não acreditar, como tem dito e escrito, naquele Deus do Velho Testamento, com vinganças a realizar, que ele costumava apregoar durante o seu antigo apostolado. Mas no Deus que é todo amor, que cada um tem dentro si, ele certamente acredita. Não foi ele que indagou “como não acreditar em Deus se há jardins”? E ele próprio respondeu e concluiu: “Um jardim é face visível de Deus. E essa face me basta”.

Pois então, meu querido Rubem? Você também nos ensinou que é preciso acreditar em Deus do jeito como se acredita nas cores do crepúsculo, do jeito como se acredita no perfume das flores, do jeito como se acredita na alegria da criança que brinca, do jeito que se acredita na beleza do olhar que nos contempla em silêncio.

É com fé nesse Deus que estamos torcendo por você e esperamos o seu restabelecimento. Você, que tanto ama a vida, ainda tem muito que viver, muito que brincar e muita alegria que dar a quem lhe quer bem. Há tarefas por concluir. Como contar aquela experiência que você teve com um homem… E antes que comecem a pensar mal de você, explico: aquele homem que você nunca encontrou e sempre amou. Aquele que – depois você soube – lhe escrevia da cela de uma penitenciária norte-americana só para dizer que gostava muito das suas poesias. E que depois você também soube que o crime que ele cometera foi invadir as instalações nucleares dos EUA como protesto contra a guerra nuclear.

É isso aí, bom Rubem Alves. Há histórias por contar. Do jeito que só você tem. A sua sonata de vida ainda está incompleta. Por isso, resista, não se entregue para o inimigo. Você sempre foi um bravo lutador. Não permita que a morte chegue enquanto ainda há vida para viver. Ao diabo os vírus e as bactérias que se instalaram em seu organismo! Você é muito maior do que eles.

Além do que, como você sabe, algumas doenças são como visitas. Está nos seus escritos: “Chegam sem avisar, perturbam a paz e se vão. E tudo volta a ser como sempre. Outras, vêm para ficar. Delas é inútil reclamar. Se vêm para ficar, é preciso fazer com elas o que a gente faria caso alguém se mudasse definitivamente para a nossa casa: arrumar as coisas da melhor maneira possível para que a convivência não seja dolorosa. Quem sabe se se pode até tirar algum proveito da situação?”

Não é isso? Força, grande Rubem! Vida sobretudo!

Compartilhe

Uma ideia sobre “Força, mestre Rubem!

  1. leandro

    Por causa desta bela manifestação do Celio H Guimarães sobre Rubens Alves e também recentemente a declaração de afeto do Zé Beto com seus pais é que vale a pena continuar participando deste Blog mesmo que se tenha que aguentar uns antas tipo Sergio Silvestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.