13:36Armando Marques, adeus

Da Folha.com

Morre Armando Marques, 84, ex-comandante da arbitragem na CBF

Morreu na madrugada da última quarta-feira (16) o árbitro de futebol Armando Marques, 84. Um dos principais juízes brasileiros das década de 60 e 70, ele foi presidente da comissão de arbitragem da CBF até 2005, quando eclodiu o escândalo de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Marques foi internado na terça-feira (15) na Coordenação de Emergência Regional do Leblon com um quadro grave de insuficiência renal. Faleceu um dia depois, em decorrência de complicações do quadro.

O árbitro apitou jogos importantes nas décadas de 1960 e 1970, como finais dos campeonatos brasileiros e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Sua carreira, contudo, também ficou marcada pelo erro de contagem na cobrança de pênaltis na final do Campeonato Paulista de 1971. Ele declarou vitória do Santos na disputa quando a Portuguesa ainda podia empatar. A confusão obrigou a divisão do título entre as duas equipes.

Marques esteve a frente da comissão da arbitragem da CBF por oito anos. Ele saiu após as denúncias sobre manipulação de resultados do Brasileirão de 2005, envolvendo dois árbitros e empresários. Não houve suspeita de envolvimento de Marques no caso, mas sofreu desgaste com o escândalo.

Compartilhe

8 ideias sobre “Armando Marques, adeus

  1. Zé Beto Autor do post

    esquenta não, caro toledo. armando marques era tão macho que foi o único árbitro que fez o grande nilton santos perder a esportiva e partir pra cima dele. grande juiz, com os erros normais de qualquer ser humano. era estrela na terra e agora está no céu. abraço. saúde.

  2. SEXAGENÁRIO

    Podia ser macho em campo,
    mas quando jurado do Flavio Cavalcanti….. escorregava !

  3. toledo

    Quanta maldade com o Armando Marques. Antes de falar mal é bom pensar bem, temos algumem próximo com o mesmo comportamento.

  4. sergio silvestre

    Não era tão ladrão como um juiz paranaense que virou politico e era secretario,não dava até gol olímpico,pois dizia que a bola saiu do campo e entrou no gol,e ainda logo após expulsava alguém do Londrina para facilitar para o Curitiba.
    Já o Armando Marques roubava para o Vasco em lances duvidosos como aquele gol do Ze Carlos do Cruzeiro,onde o ponta vai a linha de fundo cruza pra traz e o atacante sobe e faz um golaço de cabeça que daria o titulo ao Cruzeiro.
    Na verdade não tem virgens nestes campos de flores,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.