9:30Na TV, Dilma terá bons roteiros

por Elio Gaspari

As últimas falas da doutora Dilma, listando realizações num estilo que despreza o final das sentenças e o encadeamento dos raciocínios, indicam que, durante a propaganda gratuita de televisão, ela estará blindada. Conseguirá despejar uma enciclopédia de números capaz de mostrar os aspectos exitosos de sua administração. Na TV, essas informações serão arrumadas por João Santana e seus efeitos especiais, os 11min48s diários, contra 4min31s de Aécio Neves e 1min49s de Eduardo Campos, farão sensível diferença. Isso no primeiro turno.

Se houver segundo turno, cada candidato terá o mesmo tempo. Pior: nele, o debate pesará muito mais, pois será um mano a mano, sem candidatos fazendo perguntas teatrais. Pior ainda: os dois principais adversários da doutora falam com clareza, enquanto ela se perde em estatísticas. Aécio Neves exagera nos adjetivos grandiloquentes. Eduardo Campos, nos adjetivos fáceis. Mesmo assim, fazem mais sentido que ela. Sempre vale lembrar que, na primeira campanha de Bill Clinton à Presidência dos Estados Unidos, o marqueteiro James Carville proibiu-o de pronunciar a palavra “infraestrutura”. Na campanha brasileira pode-se acrescentar que “centro da meta” pode ser a marca do pênalti.

Até hoje, as propostas concretas de Aécio Neves e Eduardo Campos somam benignas platitudes. Aécio quer a “introdução de um novo conceito de cultura na política pública brasileira, com prioridade para uma visão integrada da ação cultural, abrangendo todas as instâncias governamentais e de estímulo a toda a produção cultural nacional, em todos os seus segmentos”.

Campos quer passe livre em transportes públicos para todos os estudantes. Tudo bem. Passe livre para a garotada da Escola Britânica do Rio? Lá a mensalidade vai a cerca de R$ 4.500. Será que eles precisam? Se é o caso de se prometer gratuidades, por que não entregá-las só a quem pedir? Já a doutora oferece como novidade um Brasil sem burocracia. Logo ela, que tem 25 ministérios e 14 comissários com status de ministro. Ao contrário dos outros dois, a doutora tem o que mostrar, e o êxito da Copa lustrou-lhe a imagem de gerentona. (Registre-se o surgimento de uma piada macabra: um novo 7×1: 7 por cento de inflação e 1 por cento de crescimento. Pelo andar da carruagem, vem aí um 6×1.)

Não se pode saber até que ponto as tensões registradas no comissariado da campanha derivam de maus números chegados ao Planalto ou da simples autofagia petista. A doutora já sofreu um processo de corrosão com o “Volta, Lula”, não precisa de outro.

A temática oferecida pelas falas de Dilma sugere que sua campanha depende muito das obras e pompas do marqueteiro João Santana e de sua capacidade de administrar o capital do tempo na televisão. Essa tática poderá ser eficiente num primeiro turno. Depois, a eleição será outra. Pelas ansiedades que se percebem no comissariado, usando-se um verbo criado pela psicóloga Maria Regina Brandão, há o risco de o PT “panicar”, como panicou a turma da Granja Comary. Um PT “panicado” seria uma reedição da velha técnica de “partir pra cima”, radicalizando o que for possível radicalizar.

Compartilhe

9 ideias sobre “Na TV, Dilma terá bons roteiros

  1. sergio silvestre

    A reeleição da uma margem para o postulante que tem mais tempo de TV mostrar seus feitos .
    Já ao contrario acontece no Parana onde o governo que quer a reeleição tem muito tempo de TV ,mas nada para mostrar.Se passar o tempo todo prometendo de novo o eleitor vai ficar cabreiro e os adversários vão deitar e rolar.

  2. jAR

    Será que essa maior tempo dará para explicar o mensalão que até hoje não foi bem aceito pelo povo e ainda os casos da Petrobrás. Quando a Dilma escorregou a taça do mundo pelas mãos ao capitão da selação alemã e não falou nada já demonstrou seu receio de falar em público sem os retoques das palavras programadas e sem correr os risco das vaias. Ops! Essas foram só da elite branca.
    Mais tempo na televisão com a Dilma falando será um tormento pois não há sincronismo em seus discursos, então será mais tempo para ouvir besteira. Salve a TV a cabo.

  3. leandro

    Com mais tempo ela poderá explicar tudo que prometeu e não cumpriu e várias coisas estavam nos tais PACs, como os PCs da Copa que provavelmente vão dizer que graças a eles a copa foi um sucesso.

  4. toledo

    Silvestre, mas o Piá de Prédio foi uma cagada dos londrinenses no penico de Curitiba. Tem ainda o Alvaro Dias e o Big Camundongo, todas obrados por vocês.

  5. leandro

    Somente um item de todas as propostas que qualquer candidato sempre faz. SAÚDE. Leiam os jornais hoje. A OMS publica que no mundo a proliferação do HIV caiu sensivelmente. No Brasil houve um acréscimo de 11%. Interessante nem manter o que estava no governo do seu partido anteriormente conseguiu deixar, nem com grande mentira do ano com os médicos internacionais, em especial os cubanos resolveram o problema.
    Também sob o ponte de vista econômico e de crescimento se compararem somente os tais BRICS ( Brasil, Russia, India , China e África do Sul), o Brasil perde de goleada em itens como jros, PIB, e outros componentes como risco de investimentos. Assim vamos aguardar ansiosamente o que irá mostrar o PT…. a Dilma…… O Lula…… o criativo João Santana.

  6. sergio silvestre

    O duro que é verdade,aqui em Londrina temos uma sociedade que pensa que são ingleses,moram na gleba Palhano individuados com as altas prestações dos financiamentos e andam na beira do lago Gaipo com seus poodles genericos.
    Poodles,ihhhh o ZÉ BETO que gosta deles né Toledo.

  7. antonio carlos

    Por causa destas benignas platitudes dos candidatos da oposição teremos um segundo reinado da companheira presidanta. Talvez os mais sensíveis se sintam incomodados quando leem presidanta mas é isto mesmo, é para rimar, não preciso dizer com quê. Como diz o ditado, para bom entendedor meia palavra basta. Porém explicações simples não bastam para os fãs, estes só se contentam com pancada mesmo.

  8. toledo

    Silvestre. Estou de quarentena. Escrevi uma merda e o Ze me deixou no banco ate segunda ordem.

  9. sergio silvestre

    Mas esse ai de cima ,você segura ou eu seguro e você bate,quanto ao Zé,mais paciencia que ele tem com dois siameses do blog é impossível,de vez em sempre me escapa umas bobagens que atpe me deixam envergonhado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.