8:17Esse vexame não é nosso

por Célio Heitor Guimarães

Alguns dias atrás, escrevi um texto que não enviei ao Zé Beto, para não ser taxado de mau brasileiro. Começava assim: “Vejo as seleções da Alemanha, da Holanda, da Argentina, da Suíça, da França, da Bélgica, do Chile, da Costa Rica, dos Estados Unidos, da Colômbia, da Argélia e até da Nigéria jogarem, algumas delas sem nenhuma tradição na história do futebol, e me dá pena danada da nossa. A seleção de Felipão não tem equipe, não tem esquema de jogo, não tem liderança, não tem futebol. Joga toda a responsabilidade de um sonhado hexacampeonato nas costas do menino Neymar e só”.

Tinha pena, dava-me uma bruta aflição ver aquele time em campo, fazendo das tripas coração para subir, a duríssimas penas, cada degrau da primeira fase e superar com sangue as oitavas-de-final. Jamais fui capaz de imaginar, porém, uma catástrofe como a de terça-feira.

O vexame foi monumental e a humilhação completa, inédita, acachapante. Como bem definiu um analista da ESPN, parecia jogo entre um time de adultos e um time de crianças. As crianças eram a gloriosa Seleção Brasileira de Futebol, cinco vezes campeã do mundo, claro. Olhava-se o espetáculo em campo e nem pena dava mais. Era só estupefação. Um estado letárgico quase inexplicável. E uma vontade danada de que a equipe nacional deixasse logo o campo. Antes mesmo do final do primeiro tempo. Os alemães chegavam à área brasileira quando e como queriam. E nem se pode ou deve culpar o zagueiro Dante e o goleiro Júlio César pelo resultado. Os laterais Maicon e Marcelo e o zagueiro-guerreiro David Luiz, no desespero, partiam desordenadamente para o ataque e deixavam ao desamparo os pobres Dante e Júlio César. Não tivessem sido algumas defesas milagrosas do goleiro, o resultado teria sido muito mais amplo, de dez talvez.

Luiz Felipe assumiu a responsabilidade. Mas a culpa, por certo, não é apenas dele. Tem também a parte de Parreira, bom de papo, mas péssimo estrategista. Está superado e deveria ter ficado no desfrute da doce aposentadoria. E os presidentes Marin e Del Nero? Saíram de fino, como se nada tivessem a ver com o papelão. Têm. E muito. Despediram o Mano Menezes que, com todos os seus defeitos, fazia um bom trabalho de transição e de garimpagem de novos talentos, e colocaram no trono o bonachão e ultrapassado “gaúcho com bigode”, bom de comercial, mas fraco de estratégia, cujo último grande feito nos gramados nacionais fora o rebaixamento da equipe do Palmeiras paulista para a segunda divisão do campeonato nacional.

Mas, além de Felipão e dos supracitados cartolas, há outros culpados do desastre do Mineirão. Dois em particular, que o que menos querem, agora, é aparecer na fotografia: o companheiro Luiz Inácio, que, quando presidente, usou toda a força do seu cargo e, muito provavelmente, outras cositas mais, para convencer a FIFA de Blatter a trazer a Copa do Mundo para o Brasil; e a companheira Dilma, que semeou obras irresponsáveis pelo país, causou transtornos nacionais, inaugurou um monte de obras inacabadas (parte de uma delas acaba de cair na mesma Belo Horizonte da catástrofe futebolística), deixou a Fédération Internationale de Football Association reinar livremente no Brasil e que hoje nos lega, além da brutal vergonha, um monte de contas para pagar. Que Deus os perdoe e que o demônio os receba em seu fervente aconchego!

Tira esse vexame daí que ele não é nosso!

Compartilhe

12 ideias sobre “Esse vexame não é nosso

  1. Mario

    Acho que este texto deveria ter ficado nos arquivos… o autor conseguiu fazer uma previsao, que muitos tinham, mas nao se manifestava pela comoção que a nosso Time provoca… no Brasil, mutios fazem confusao sobre a equipe da CBF, a Seleção Nacional e como o Galvao Bueno fala com o Futebol Brasileiro…
    Muitos, incluem o autor do texto, faz a confusão entre o Governo e o time da CBF…. Vc acha que a Presidencia exercida pela Dilma o Lula, recebem e fazem uma boa interlocução com o Marin ( Ex Dep. da Arena, Ex parceiro dos torturadores, ex..) .. consegue fazer uma confusao ate da obra do viaduto de BH com o Governo Federal… neste caso, o autor perde TODA a credibilidade… pois todos conhecem como as obras previstas para a Copa aconteceram… as diversas instancias de Governo… a matriz das responsabilidades… o Texto é fraco e representa os interesses conservadores da politica regional….
    O blog tambem perde credibilidade ao dar esta visibilidade….

  2. Célio Heitor Guimarães

    Sem embargo do tolo comentário acima, grande ZB, peço-lhe fazer uma correção no texto por mim escrito: no terceiro parágrafo, a frase certa é “Os alemães chegavam à área brasileira quando e como queriam”. Grato.

  3. Ivan Schmidt

    Célio Heitor, como sempre, interpreta up to date o sentimento de grande parte da população brasileira.
    E, por ser entranhadamente democrático, por certo saberá levar em consideração o que pensa o leitor, que inclusive colocou em dúvida a credibilidade do próprio blog… Ao contrário do que expressa o Mario (o trocadilho é infame!), este espaço cada vez se valoriza mais por ser, justamente, um veículo que abriga o contraditório.
    Parabéns Celio Heitor!

  4. Zé Beto Autor do post

    caro célio, pensando bem, sua frase não estava errada: os alemães chegavam sempre à nossa área como e quando queríamos. hihihihi. corrigido. abraço. saúde.

  5. toledo

    O sentimento da derrota para os alemães, para alguns, é como se tivesse descoberto que é corno. Transformar uma derrota num esporte numa discussão sociológica com tanta dimensão, vai aliviar a derrota ?

  6. leandro

    Hi ! Nossa, O Tal de Mario surtou e sabe de sã consciência que o governo, Lula, PT e Dilma estavam mesmo apostando todas suas fichas na Copa e principalmente no resultado. Colocaram a seleção como principal cabo eleitoral, só não combinaram com os alemães. Por sua vez ele mistura ditadura, tortura. Tortura foi o jogo e morte foi o resultado de 7 a 1 contra nós. Não foi a população que desejava a copa, o povo protestou em junho de 2013 e a mídia, principalmente a Globo, com o poder de penetração, mudou o pensamento da população criando uma mentira. Se lembrarmos quantos comerciais apareceram com jogadores , Felipão, sua esposa e outros técnicos com o objetivo de mudar o pensamento da população. Não foi ninguém de nós que disse ” … esta será a copa das copas…” O brasil não precisava de mídia para mostrar o que ´pe com seu povo sofrido mas alegre, com suas belezas naturais. O Governo sim precisava demonstrar que tinha o controle politico, prometeu mundos e fundos, criou um tal de PAC , prometeram um “legado” da Copa, que até o momento foi o placar de 7 a 1. Entregaram o pais para ser dirigido pela FIFA e agora recentemente descobrem um mutreta na venda de ingressos com a participação de um diretor de uma empresa credenciada pela FIFA e ainda poderemos saber mais coisas adiante. Então nada de criticar o comentário do Célio que foi perfeito e expressou o sentimento de vários brasileiros que foram enganados, iludidos pela vibração do LULA quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa, pelos diversos PACs não efetivados e pela rede Globo com a promoção constante na TV em elogiar a seleção, com as bravatas do Felipão e do Parreira. Assim a vergonha não se esquece e isso que aconteceu sempre será lembrado e vinculado com aqueles que prometeram e não puderam cumprir.

  7. Mario

    Acho que a politização dos resultados do futebol nunca foi provado… é so estudar as copas….
    Quanto a posição politica do Celio ja é conhecida, viste os seus textos…
    Agora o futebol é um grande negocio que é gerido por uma entidade internacional… quando a Copa foi apresentada para o Brasil, foi que era o maior produto turistico privado !! o proprio nome ja diz.. Copa do Mundo da FIFA no Brasil….. este é o nome…. estar no brasil, na Russia, na Argentina é dependente dos acordos e conveniencias….
    Quanto a mutreta dos ingressos… ora vamos parar com a hipocrisia… esta questao dos cambistas, que aqui no Brasil é ilegal em outros e diversos paises, não é!!!! Qualquer evento em Curitiba, no Teatro Guaira ou Positivo, na Arena da Baixada ou Couto Pereira, la estao os mesmos cambistas…. esta historia esta parecendo reserva de mercado!!!!
    Quanto ao Ivan… meu nem parece o mesmo… talvez com o passar do tempo, ele esteja sofrendo do mal…..e sem trocadilho!!!!!!
    Credibilidade do Blog… ja estamos em campanha politica então esta tudo em aberto!!!!

  8. Célio Heitor Guimarães

    Exatamente por ser democrático, meu caríssimo Ivan, é que eu até seria capaz de indagar de Mário, o perspicaz, qual seria a minha posição política que “já é conhecida”. Não o farei, porém, porque não debato ideias com cagões que se escondem atrás de pseudônimo ou de um simples prenome para criticar os outros.

  9. leandro

    Esse pessoal que se acha da “esquerda”, mas são socialistas e ou comunistas e esquerdistas somente com o patrimônio dos outros, porque dividir o seu nunca, mas eles devem ser lavados cerebralmente pois existem frases, expressões comuns que todos usam, como: ” Politicamente correto, elite, conservadores e ai por diante ” Mas na realidade são mesmo uns enganadores e a reação já comentada em relação ao que falou o Mario reflete a característica do pessoal que está no governo e no caso o PT. A propósito dessa confusão em que foi levado o povo brasileiro em acreditar na mídia , nos comerciais e no governo com relação a um provável sucesso do Brasil no campo de jogo, quem sabe seria o caso de colocar em campo o secretário da Presidência da República , Gilberto Carvalho que é chegado a movimentar as massas e associações. Quem sabe poderá ele com sua experiência abrandar a revolta e a vergonha que os brasileiros sentem pelo papelão da seleção em campo , no Mineirão.

  10. jar

    Lendo todos os comentários e os jornais de hoje, dá para tirarmos um conclusão absoluta. O Governo está mesmo vestindo a carapuça do fracasso da seleção. O Ministro dos Esporte, vem agora depois do leite derramado dizer que o futebol brasileiro precisa de uma reformulação. Me parece meio tarde a conclusão do ministro como muito oportunista e de igual conteúdo a declaração de outros ministros, como o da Justiça que afirma de quem quiser fatura pelo insucesso da seleção vai dar com os burros na água e do Gilberto Carvalho finalmente disse algo que o vincula as grandes massas e que tem receio que voltem as manifestações pós copa, isso dá nítida impressão de que apostaram tudo na copa e deu zebra com os 7 a 1 para a Alemanha.

  11. toledo

    Zé , empresta a faca para esses dois. E cagão mesmo é o Ronalducho que tem paletó para cagar em pé.

  12. Ivan Schmidt

    Pois é, Mario, sem trocadilho…
    Nesse exato momento, aos 73 anos intensamente vividos, proclamo como Tancredo Neves um mês antes do trágico episódio do Hospital de Base: “Estou em pleno gozo de minha higidez física e mental”. Como volta e meia escreve o Zebeto, lá vai um memorável hihihihihihihihihihihihihihi!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.