7:08Um peso, duas medidas

por Omar Nasser Filho

Na quarta-feira da semana passada, o corpo do garoto palestino Mohammad Abu Khder, 16 anos, foi encontrado em uma floresta na periferia de Jerusalém. Após violentamente agredido, o menino Mohammad foi queimado vivo. Os autores: colonos extremistas judeus, num ato de vingança contra o sequestro e morte de três outros jovens colonos judeus.

O relato dessa sequência terrível de fatos, que, para horror de todos, mais uma vez, mancha de sangue a Terra Santa, faz-nos solidários a pais, parentes e amigos dos quatro adolescentes. Contudo, num plano histórico e político, pouco contribui para o entendimento do que ocorre na Palestina. Todo fenômeno tem uma origem e a causa da tragédia que se abate há cerca de 60 anos sobre a Palestina está no constante desrespeito aos direitos da população árabe do território.

Nas décadas de 1920 e 1930, teve início a imigração massiva de judeus europeus para a Palestina, então habitada havia milhares de anos por árabes. A constituição de fundos para “comprar” propriedades de agricultores palestinos – uma mal disfarçada política de grilagem de áreas – não surtiu o efeito desejado, pois os camponeses que ali viviam se negavam a vender suas terras.

Então, a partir das décadas de 1920 e 1930, para afugentar a população palestina e abrir espaço vital, foram criadas células terroristas judaicas, das quais as mais ativas foram a Irgun, Palmach, Lohamei Herut Israel (Lehi), Haganah e a gangue Stern. Atualmente, autoridades israelenses e seus representantes, veementes na condenação do terrorismo palestino, tentam esconder para debaixo do tapete da história o terrorismo que contribuiu para a criação do seu próprio país. Ataques armados a aldeias palestinas, assassinatos de civis, atentados a bomba – como o do Hotel King David, em 22 de julho de 1946 –, a destruição de plantações e o bloqueio do acesso à água foram algumas ações do terrorismo judaico contra os palestinos, nas décadas de 1930 e 1940.

O terrorismo desses grupos foi incorporado como política de Estado por Israel. Assim, vemos, hoje em dia, a continuidade da ocupação e a colonização sistemática de terras palestinas. Enquanto o governo israelense mantém o discurso de paz, apontando o dedo acusador contra a Autoridade Palestina, faz vistas grossas à ação dos colonos que constroem, ao arrepio da lei internacional, condomínios em território palestino ocupado militarmente.

Dia a dia, casa a casa, colonos judeus armados invadem residências palestinas, expulsam os habitantes e as ocupam, num processo lento de expansão territorial. Estradas exclusivas servem aos israelenses; checkpoints dificultam o acesso dos palestinos ao atendimento médico, à escola e ao trabalho; a construção de um imenso muro de concreto destrói mesquitas, separa vilas, propriedades e famílias palestinas, anexando mais território árabe a Israel.

A dois pesos equivalem, logicamente, duas medidas. O erro está em se conferir duas medidas a um mesmo peso. A isso damos um nome: hipocrisia. Violência e terrorismo não podem ser aceitos, em qualquer circunstância, venham de que lado vierem.

A carta está com Israel: renunciar ao terrorismo de Estado, cessar a ocupação e colonização de terras palestinas, reconhecer o direito palestino à autodeterminação, ao regresso e retornar às fronteiras reconhecidas internacionalmente. Iniciativas que, certamente, deixarão radicais de ambos os lados sem bandeira e pavimentarão o caminho para uma paz justa e duradoura na região.

*Omar Nasser Filho, jornalista e economista, é mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

*Publicado no jornal Gazeta do Povo

Compartilhe

2 ideias sobre “Um peso, duas medidas

  1. sergio silvestre

    N a década de 30 os Ismaelitas pensavam trazer para seu seio seus primos Israelitas para ter a harmonia de uma família com os parentes juntos.
    Eles não sabiam que a ganancia dos Israelitas vem lá do velho testamento e resolveram tomar conta da casa daqueles que os hospedou.
    A montanha de dinheiro que esse povo tem,as redes de comunicações e industrias de cinema fizeram deles os filhos únicos de Deus,pregados por religiosos do mundo.
    Quanta hipocrisia meu Deus,quem domina a fabricação de venenos e armas é que são os UNGIDOS?

  2. leandro

    Nem dá para comentar o que falam sobre a matéria. Todavia somente há que se pensar como tem gente ignorante de tudo. Até sob o ponto de vista religioso e fanatismo seria aceitável um comentário dsees cidadão Sergio Silvestre, mas do aspecto cultural e histórico existem dados , pesquisas e livros que poderão dar ao indivíduo melhores esclarecimentos se não forem muito pesados para uma mente doentia e totalmente ignorante do que acontece no Oriente Médio. O sujeito deve ter um trauma de criança e agora aflora com a cabeça de terrorismo e isso pode torna-lo um perigo para a sociedade. Com suas declarações incita a população contra um segmento da população sem o menor critério usando somente a questão econômica sem ter base alguma par falar disso. Acho que o pessoal do Mossad deveria ficar de olho e ouvidos numa declaração desse porte pois o elemento deve ter ou recalque, complexo de inferioridade e mesmo a inveja . Na realidade são pessoas assim e com essas declarações que começam sempre as grandes confusões, pena que ele não dá seu endereço físico. Parece que mora ou trabalha ou faz sei lá o quê lá por Londrina. Mas pesquisando suas manifestações aqui neste blog, entendemos ser contrário a qualquer pessoa que tenha subido na vida e muito amigo, defensor tanto do Lula, Dilma , PT e do Requião, nada contra sua postura ideológica, afinal das contas estamos livres para manifestações até a imbecilidade de alguém que gosta de aparecer e critica maldosamente um povo que sequer ele conhece a história. Assim, Shaná Tová Umetka para você e sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.