6:44A Copa brilha, Dilma cresce

Da Folha.com

Com Copa do Mundo, humor do país melhora e Dilma cresce

A Copa do Mundo mudou o humor geral dos brasileiros e parece estar influenciando a avaliação do governo, as expectativas econômicas e até a eleição presidencial. No plano político, a presidente Dilma Rousseff (PT) é a maior beneficiada.

Pesquisa Datafolha finalizada nesta quarta-feira (2) mostra que a proporção de eleitores favoráveis à Copa no Brasil subiu de 51% para 63% em um mês. O orgulho com a realização do Mundial saltou de 45% para 60%.

De carona nisso, as intenções de voto em Dilma avançaram de 34% para 38% –a maior variação entre todos os concorrentes– e a aprovação do governo variou positivamente, de 33% para 35%.

No mesmo período, o senador Aécio Neves (PSDB) oscilou de 19% para 20%. E Eduardo Campos (PSB) foi de 7% para 9%, deixando assim a posição de empate técnico com Pastor Everaldo (PSC), estacionado em 4%.

A variação de Dilma está no limite da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos. Mas a probabilidade de que ela tenha crescido é maior que a de que nada tenha acontecido. Outros dados da pesquisa reforçam os sinais de que ela subiu.

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador pergunta pelo voto sem apresentar os nomes dos concorrentes, Dilma foi de 19% para 25%.

Na economia, a reversão do humor aparece em relação à expectativa de inflação (recuo de 64% para 58%), desemprego (de 48% para 43%) e poder de compra do salário (avanço de 27% para 32% dos que esperam melhoria).

Agora, 30% acham que a economia do país irá melhorar. Eram 26% em julho. E 48% estão otimistas com a própria situação econômica. Eram 42% há um mês.

 

O Datafolha mostrou também que, para 76%, os torcedores que xingaram a presidente no jogo de estreia da Copa, em São Paulo, agiram mal. Mesmo entre os eleitores de Aécio e Campos, a reprovação foi majoritária: 69% e 72%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada nesta terça (1º) e quarta (2) com 2.857 entrevistas.

 

 

 

 

Editoria de Arte/Folhapress

 

 

Compartilhe

Uma ideia sobre “A Copa brilha, Dilma cresce

  1. sergio silvestre

    Os ricos classes A/B bem que poderiam fazer mais barulho neste final de copa do mundo,talvez até começar manifestações com os meninos da geração X não querendo as Olimpíadas no Brasil.
    Está se falando muito no complexo VIRA-LATA onde uma elite que está pagando um pouco a mais para botar mais dinheiro na mão do pobre,talvez até por linhas tortas o governo está tributando as grandes fortunas e os agiotas,grandes sonegadores já não conseguem manter seus iates nas marinas e ter seu piloto particular de jatinhos,e as madames já não conseguem suas 5 empregadas a troco de restos de comida.
    Eles estarão no Maracanã,para vaiar a Dilma,para enxovalhar a presidente que fez do Brasil uma grande festa elogiada pelo mundo todo.
    Agora na hora de pesar os custos,os quase 10 bilhões gastos com a Copa,ficou barato só pela propaganda que atravessa o mundo onde ainda muitos não conheciam nossa terra.
    O mal das elites é que são minoria e já não conseguem mais manter seu curral,por isso fica a Dilma e as eleições de Outubro vão dar um basta em muitos paraquedistas que através de parentes estão sendo dubles de políticos como é o caso do Parana.
    Esse ano será o enterro do Aécio,Beto Richa talvez sobrando só São Paulo e alguma ilha no Brasil onde ainda podem se eleger.
    E quem pensou que iriam acabar com o PT eis que ele junto com o PMDB vem fortes e vão ter uma eleição bem melhor que a passada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.